O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Rafael Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25650
Resumo: No Brasil, a expansão das oportunidades educacionais e o aumento da demanda por professores da educação básica ocorridos na segunda metade do século XX foi acompanhada por mudanças na profissão docente. O aumento da jornada de trabalho, a baixa remuneração e as condições precárias de trabalho corroboram para um cenário onde a docência é uma carreira de baixa atratividade, com grande taxa de evasão em seus cursos de formação e trajetórias profissionais conturbadas. Neste sentido, o artigo tem como objetivo aprofundar o debate sobre o mercado de trabalho para os professores a partir da análise de um dos fatores que mais influenciam a baixa atratividade na profissão, a remuneração. Para isso foi feita uma análise dos últimos dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) sobre a atuação docente. Os resultados mostram que há desigualdades salariais presentes nas diferentes etapas educacionais, naturezas jurídicas e até mesmo entre o sexo dos docentes. De forma geral, as piores condições de trabalho são oferecidas aos docentes do sexo feminino das etapas iniciais da educação que trabalham em escolas particulares. Conclui que políticas públicas de valorização docente são essenciais para a melhoria da educação básica, com destaque para os profissionais que atuam na base da progressão educacional.
id UFF-2_26ecec564d0478bb4dbc44c5b3bfe974
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25650
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentroAtuação docenteDesigualdade salarialMercado de trabalhoSalárioProfessorAtuação profissionalMercado de trabalhoTeaching activitiesWage inequalityJob marketNo Brasil, a expansão das oportunidades educacionais e o aumento da demanda por professores da educação básica ocorridos na segunda metade do século XX foi acompanhada por mudanças na profissão docente. O aumento da jornada de trabalho, a baixa remuneração e as condições precárias de trabalho corroboram para um cenário onde a docência é uma carreira de baixa atratividade, com grande taxa de evasão em seus cursos de formação e trajetórias profissionais conturbadas. Neste sentido, o artigo tem como objetivo aprofundar o debate sobre o mercado de trabalho para os professores a partir da análise de um dos fatores que mais influenciam a baixa atratividade na profissão, a remuneração. Para isso foi feita uma análise dos últimos dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) sobre a atuação docente. Os resultados mostram que há desigualdades salariais presentes nas diferentes etapas educacionais, naturezas jurídicas e até mesmo entre o sexo dos docentes. De forma geral, as piores condições de trabalho são oferecidas aos docentes do sexo feminino das etapas iniciais da educação que trabalham em escolas particulares. Conclui que políticas públicas de valorização docente são essenciais para a melhoria da educação básica, com destaque para os profissionais que atuam na base da progressão educacional.In Brazil, the expansion of educational opportunities and the increase in demand for basic education professionals took place in the second half of the 20th century was followed by a number of changes in the profession. The increase of working hours, the low payment and precarious working conditions made teaching a non-attractive career with a high dropout rate in its formation courses and troubled professional trajectories. In this sense, the article aims to deepen the debate on the labor market for teachers by analyzing one of the factors that most influence the low attractiveness of the profession, remuneration. For this, an analysis of the latest data made available by the Annual Social Information Report (RAIS) on teaching performance was carried out. The results show a salary disparity present in the different educational stages, legal natures and even between the teacher's gender. In general, the worst working conditions are offered to female teachers in the early stages of education working in private schools. In conclusion, the public policies for teachers’ appreciation are essential to improve the basic education, with emphasis on the professionals who work on the basis of educational progression.Soares, Carolina ZuccarelliPaula, Gustavo Bruno deGhiggino , BiancaSantiago, Rafael Ribeiro2022-07-11T16:09:05Z2022-07-11T16:09:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25650CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-11T16:09:09Zoai:app.uff.br:1/25650Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:44:57.005601Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
title O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
spellingShingle O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
Santiago, Rafael Ribeiro
Atuação docente
Desigualdade salarial
Mercado de trabalho
Salário
Professor
Atuação profissional
Mercado de trabalho
Teaching activities
Wage inequality
Job market
title_short O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
title_full O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
title_fullStr O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
title_full_unstemmed O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
title_sort O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro
author Santiago, Rafael Ribeiro
author_facet Santiago, Rafael Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Carolina Zuccarelli
Paula, Gustavo Bruno de
Ghiggino , Bianca
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Rafael Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação docente
Desigualdade salarial
Mercado de trabalho
Salário
Professor
Atuação profissional
Mercado de trabalho
Teaching activities
Wage inequality
Job market
topic Atuação docente
Desigualdade salarial
Mercado de trabalho
Salário
Professor
Atuação profissional
Mercado de trabalho
Teaching activities
Wage inequality
Job market
description No Brasil, a expansão das oportunidades educacionais e o aumento da demanda por professores da educação básica ocorridos na segunda metade do século XX foi acompanhada por mudanças na profissão docente. O aumento da jornada de trabalho, a baixa remuneração e as condições precárias de trabalho corroboram para um cenário onde a docência é uma carreira de baixa atratividade, com grande taxa de evasão em seus cursos de formação e trajetórias profissionais conturbadas. Neste sentido, o artigo tem como objetivo aprofundar o debate sobre o mercado de trabalho para os professores a partir da análise de um dos fatores que mais influenciam a baixa atratividade na profissão, a remuneração. Para isso foi feita uma análise dos últimos dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) sobre a atuação docente. Os resultados mostram que há desigualdades salariais presentes nas diferentes etapas educacionais, naturezas jurídicas e até mesmo entre o sexo dos docentes. De forma geral, as piores condições de trabalho são oferecidas aos docentes do sexo feminino das etapas iniciais da educação que trabalham em escolas particulares. Conclui que políticas públicas de valorização docente são essenciais para a melhoria da educação básica, com destaque para os profissionais que atuam na base da progressão educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-11T16:09:05Z
2022-07-11T16:09:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25650
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823557809799168