A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Rodrigo Siqueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1095
Resumo: A hotelaria passou por transformações ao longo do tempo e nota-se, principalmente nas últimas décadas, que o fenômeno da globalização levou ao crescimento de redes internacionais que padronizam seus serviços em todo o mundo. O presente estudo analisa como a identidade local pode ser um fator motivacional para a realização da atividade turística, e as possibilidades de ser apropriada como uma estratégia pela hotelaria de rede. Além de abordar as relações entre identidade local, turismo e hotelaria, o trabalho apresenta um breve panorama da hotelaria de rede no Brasil e no Rio de Janeiro. Por fim, é apresentado um estudo de caso com o Sheraton Rio Hotel & Resort, a partir de uma pesquisa qualitativa utilizando o método de observação e entrevistas estruturadas com gestoras do hotel. Esse estudo é concebido com o propósito de entender se as características locais são importantes para a operação do hotel, e de que maneira esse tema é desenvolvido. Para esse propósito foram analisados itens da área de marketing e hospedagem do hotel. Pode-se perceber que a identidade local é importante para o empreendimento estudado, mas pode ser explorada de maneira mais abrangente
id UFF-2_27aa1483272ac5245dbe94541600772e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1095
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & ResortTurismoHotelariaIdentidade localHotéis de redeSheraton Rio Hotel & ResortTurismoIdentidade socialHotelariaRio de Janeiro (RJ)TourismHospitalityLocal identityHospitality chainsSheraton Rio Hotel & ResortA hotelaria passou por transformações ao longo do tempo e nota-se, principalmente nas últimas décadas, que o fenômeno da globalização levou ao crescimento de redes internacionais que padronizam seus serviços em todo o mundo. O presente estudo analisa como a identidade local pode ser um fator motivacional para a realização da atividade turística, e as possibilidades de ser apropriada como uma estratégia pela hotelaria de rede. Além de abordar as relações entre identidade local, turismo e hotelaria, o trabalho apresenta um breve panorama da hotelaria de rede no Brasil e no Rio de Janeiro. Por fim, é apresentado um estudo de caso com o Sheraton Rio Hotel & Resort, a partir de uma pesquisa qualitativa utilizando o método de observação e entrevistas estruturadas com gestoras do hotel. Esse estudo é concebido com o propósito de entender se as características locais são importantes para a operação do hotel, e de que maneira esse tema é desenvolvido. Para esse propósito foram analisados itens da área de marketing e hospedagem do hotel. Pode-se perceber que a identidade local é importante para o empreendimento estudado, mas pode ser explorada de maneira mais abrangenteThe hospitality industry went through changes along the years and it became clear, specially in the last decades, that the globalization phenomenon resulted in the growth of international chains which standardize their services all over the world. This study analyze how local identity can be a motivational factor for the realization of touristic activity and the possibility to be applied as a strategy for chains in the hospitality industry. In addition to address the connections between local identity, tourism and hospitality industry, this paper presents a brief overview of hotel chains in Brazil and Rio de Janeiro. Finally, a study case is presented using Sheraton Rio Hotel & Resort, from a qualitative research using the method of observation and structured interviews with hotel managers. This study is structured in order to comprehend if local features are important to the hotel operations, and how this theme is developed. For this purpose, items of the marketing area and rooms division were analyzed, and it was noticed that local identity is important to the company studied, but can be developed in a more in-depth wayCastro, Diana Costa deSantos, Lúcia Oliveira da SilveiraLima, Adriana de SouzaCasanova, Rodrigo Siqueira2015-12-09T12:54:53Z2015-12-09T12:54:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1095CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T17:31:23Zoai:app.uff.br:1/1095Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T17:31:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
title A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
spellingShingle A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
Casanova, Rodrigo Siqueira
Turismo
Hotelaria
Identidade local
Hotéis de rede
Sheraton Rio Hotel & Resort
Turismo
Identidade social
Hotelaria
Rio de Janeiro (RJ)
Tourism
Hospitality
Local identity
Hospitality chains
Sheraton Rio Hotel & Resort
title_short A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
title_full A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
title_fullStr A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
title_full_unstemmed A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
title_sort A importância da identidade local nos hotéis de rede: um estudo de caso do Sheraton Rio Hotel & Resort
author Casanova, Rodrigo Siqueira
author_facet Casanova, Rodrigo Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Diana Costa de
Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Lima, Adriana de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Rodrigo Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hotelaria
Identidade local
Hotéis de rede
Sheraton Rio Hotel & Resort
Turismo
Identidade social
Hotelaria
Rio de Janeiro (RJ)
Tourism
Hospitality
Local identity
Hospitality chains
Sheraton Rio Hotel & Resort
topic Turismo
Hotelaria
Identidade local
Hotéis de rede
Sheraton Rio Hotel & Resort
Turismo
Identidade social
Hotelaria
Rio de Janeiro (RJ)
Tourism
Hospitality
Local identity
Hospitality chains
Sheraton Rio Hotel & Resort
description A hotelaria passou por transformações ao longo do tempo e nota-se, principalmente nas últimas décadas, que o fenômeno da globalização levou ao crescimento de redes internacionais que padronizam seus serviços em todo o mundo. O presente estudo analisa como a identidade local pode ser um fator motivacional para a realização da atividade turística, e as possibilidades de ser apropriada como uma estratégia pela hotelaria de rede. Além de abordar as relações entre identidade local, turismo e hotelaria, o trabalho apresenta um breve panorama da hotelaria de rede no Brasil e no Rio de Janeiro. Por fim, é apresentado um estudo de caso com o Sheraton Rio Hotel & Resort, a partir de uma pesquisa qualitativa utilizando o método de observação e entrevistas estruturadas com gestoras do hotel. Esse estudo é concebido com o propósito de entender se as características locais são importantes para a operação do hotel, e de que maneira esse tema é desenvolvido. Para esse propósito foram analisados itens da área de marketing e hospedagem do hotel. Pode-se perceber que a identidade local é importante para o empreendimento estudado, mas pode ser explorada de maneira mais abrangente
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-09T12:54:53Z
2015-12-09T12:54:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1095
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053743038005248