Marketing de relacionamento e o mercado securitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cassiano Pinto da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32686
Resumo: Com o avanço da sociedade e com a globalização, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. As pessoas estão cada vez mais atentas ao mercado e, por consequência com um grau maior de exigência. Por conta de todos os aparatos tecnológicos, os clientes estão mais antenados e participativos no processo competitivo. Um grande problema causado pelo novo mercado competitivo é a baixa fidelização dos clientes que, por consequência, causa a perda de clientes. Por esse motivo, as empresas devem buscar alternativas para se sobressaírem em um ambiente tão cheio de informações e novidades. Manter um cliente na empresa é o desejo de todas as organizações, porém poucas usam estratégias de relacionamento para atingir esse objetivo. O mercado securitário não está excluído desse contexto. Hoje, uma pessoa ao procurar um serviço de seguros, busca uma solução prévia a um acontecimento futuramente possível de ocorrer. O objetivo é a redução de danos e, portanto, procuram serviços de alta qualidade. É necessário possuir confiança na empresa contratada para resguardar seu bem conquistado. No cenário abordado, o presente trabalho visa estudar o marketing de relacionamento em um contexto geral e como suas ferramentas podem ser aplicadas no mercado securitário brasileiro por meio de pesquisa bibliográfica. O mercado de seguros é um dos poucos que possui um intermediário nas negociações, o corretor. Esse agente intermediador funciona como um elo entre seguradora e segurado e possui papel fundamental quando o assunto é marketing de relacionamento. É possível concluir que quando o assunto é estreitamento de relação com o cliente, o corretor deve ser o ponto focal, pois sem ele a negociação pode não acontecer.
id UFF-2_2817fb518eca7fa2f64392ef7b7c3d18
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32686
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Marketing de relacionamento e o mercado securitárioMarketing de relacionamentoSeguros e mercado securitárioMercado de segurosMercado competitivoServiço ao clienteQualidade de serviçoRelationship marketingInsurance and insurance marketCom o avanço da sociedade e com a globalização, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. As pessoas estão cada vez mais atentas ao mercado e, por consequência com um grau maior de exigência. Por conta de todos os aparatos tecnológicos, os clientes estão mais antenados e participativos no processo competitivo. Um grande problema causado pelo novo mercado competitivo é a baixa fidelização dos clientes que, por consequência, causa a perda de clientes. Por esse motivo, as empresas devem buscar alternativas para se sobressaírem em um ambiente tão cheio de informações e novidades. Manter um cliente na empresa é o desejo de todas as organizações, porém poucas usam estratégias de relacionamento para atingir esse objetivo. O mercado securitário não está excluído desse contexto. Hoje, uma pessoa ao procurar um serviço de seguros, busca uma solução prévia a um acontecimento futuramente possível de ocorrer. O objetivo é a redução de danos e, portanto, procuram serviços de alta qualidade. É necessário possuir confiança na empresa contratada para resguardar seu bem conquistado. No cenário abordado, o presente trabalho visa estudar o marketing de relacionamento em um contexto geral e como suas ferramentas podem ser aplicadas no mercado securitário brasileiro por meio de pesquisa bibliográfica. O mercado de seguros é um dos poucos que possui um intermediário nas negociações, o corretor. Esse agente intermediador funciona como um elo entre seguradora e segurado e possui papel fundamental quando o assunto é marketing de relacionamento. É possível concluir que quando o assunto é estreitamento de relação com o cliente, o corretor deve ser o ponto focal, pois sem ele a negociação pode não acontecer.With the advancement of society and globalization, the market has become increasingly competitive. People are increasingly aware of the market and, consequently, with a greater degree of demand. Due to all the technological devices, customers are more attuned and participative in the competitive process. A major problem caused by the new competitive market is the low customer loyalty which, as a consequence, causes the loss of customers. For this reason, companies must look for alternatives to excel in an environment so full of information and news. Keeping a customer in the company is the desire of all organizations, but few use relationship strategies to achieve this goal. The insurance market is not excluded from this context. Today, a person looking for an insurance service, seeks a solution prior to an event that may occur in the future. The aim is to reduce damage and, therefore, seek high quality services. It is necessary to have confidence in the contracted company to safeguard your conquered good. In the approached scenario, the present work aims to study relationship marketing in a general context and how its tools can be applied in the Brazilian insurance market through bibliographic research. The insurance market is one of the few that has an intermediary in the negotiations, the broker. This intermediary agent acts as a link between the insurer and the insured and has a fundamental role when it comes to relationship marketing. It is possible to conclude that when the subject is a closer relationship with the client, the broker must be the focal point, because without him the negotiation may not happen.38 f.Lima, Miguel FerreiraZotes, Luis PeresBaron, JaimeCunha, Cassiano Pinto da2024-03-15T18:22:51Z2024-03-15T18:22:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Cassiano Pinto da. Marketing de relacionamento e o mercado securitário. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32686CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-15T18:22:55Zoai:app.uff.br:1/32686Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-15T18:22:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de relacionamento e o mercado securitário
title Marketing de relacionamento e o mercado securitário
spellingShingle Marketing de relacionamento e o mercado securitário
Cunha, Cassiano Pinto da
Marketing de relacionamento
Seguros e mercado securitário
Mercado de seguros
Mercado competitivo
Serviço ao cliente
Qualidade de serviço
Relationship marketing
Insurance and insurance market
title_short Marketing de relacionamento e o mercado securitário
title_full Marketing de relacionamento e o mercado securitário
title_fullStr Marketing de relacionamento e o mercado securitário
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento e o mercado securitário
title_sort Marketing de relacionamento e o mercado securitário
author Cunha, Cassiano Pinto da
author_facet Cunha, Cassiano Pinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Miguel Ferreira
Zotes, Luis Peres
Baron, Jaime
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cassiano Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Seguros e mercado securitário
Mercado de seguros
Mercado competitivo
Serviço ao cliente
Qualidade de serviço
Relationship marketing
Insurance and insurance market
topic Marketing de relacionamento
Seguros e mercado securitário
Mercado de seguros
Mercado competitivo
Serviço ao cliente
Qualidade de serviço
Relationship marketing
Insurance and insurance market
description Com o avanço da sociedade e com a globalização, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. As pessoas estão cada vez mais atentas ao mercado e, por consequência com um grau maior de exigência. Por conta de todos os aparatos tecnológicos, os clientes estão mais antenados e participativos no processo competitivo. Um grande problema causado pelo novo mercado competitivo é a baixa fidelização dos clientes que, por consequência, causa a perda de clientes. Por esse motivo, as empresas devem buscar alternativas para se sobressaírem em um ambiente tão cheio de informações e novidades. Manter um cliente na empresa é o desejo de todas as organizações, porém poucas usam estratégias de relacionamento para atingir esse objetivo. O mercado securitário não está excluído desse contexto. Hoje, uma pessoa ao procurar um serviço de seguros, busca uma solução prévia a um acontecimento futuramente possível de ocorrer. O objetivo é a redução de danos e, portanto, procuram serviços de alta qualidade. É necessário possuir confiança na empresa contratada para resguardar seu bem conquistado. No cenário abordado, o presente trabalho visa estudar o marketing de relacionamento em um contexto geral e como suas ferramentas podem ser aplicadas no mercado securitário brasileiro por meio de pesquisa bibliográfica. O mercado de seguros é um dos poucos que possui um intermediário nas negociações, o corretor. Esse agente intermediador funciona como um elo entre seguradora e segurado e possui papel fundamental quando o assunto é marketing de relacionamento. É possível concluir que quando o assunto é estreitamento de relação com o cliente, o corretor deve ser o ponto focal, pois sem ele a negociação pode não acontecer.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-03-15T18:22:51Z
2024-03-15T18:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Cassiano Pinto da. Marketing de relacionamento e o mercado securitário. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32686
identifier_str_mv CUNHA, Cassiano Pinto da. Marketing de relacionamento e o mercado securitário. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135304687058944