Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Liz Carestiato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32688
Resumo: Nas últimas décadas, a China tem demonstrado um acelerado crescimento econômico e avanços tecnológicos, com uma economia altamente digitalizada. Já tendo alcançado a marca de maior mercado de e-commerce do mundo, há uma projeção de que mais de 50% das vendas totais do varejo sejam oriundas de canais digitais em 2021. Considerando isso e o acelerado desenvolvimento social e econômico das últimas duas décadas, o objetivo desse trabalho é analisar a formulação e efetividade dos Planos Quinquenais mais recentes, sob a perspectiva da Escola de Design de administração estratégica. Para isso, foram estudados o modelo de formulação estratégica da Escola do Design e o contexto histórico-cultural chinês. Após foi realizada uma análise documental do China Statistical Yearbook, que auxiliou no entendimento de que os principais objetivos gerais e específicos de inovação estabelecidos no último Plano Quinquenal, de 2016 a 2020, foram bem-sucedidos. A partir disso, para avaliar a estrutura do plano, o documento do 14° Plano Quinquenal foi analisado pelo modelo da Escola do Design. Nessa lógica, os principais princípios desse modelo estão em harmonia com a formulação estratégica do plano quinquenal. Desse modo, a efetividade desse sistema estratégico tem conseguido superar barreiras culturais e aumentar a capacidade inovativa da China, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando o país para uma posição de protagonismo mundial.
id UFF-2_281871e3938cd446c0f8c1dedf4cebd1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32688
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do DesignEstratégiaChinaPlano quinquenalEscola do DesignEstratégia aplicada a administraçãoPlanejamento administrativoAmbiente empresarialStrategyFive-year planDesign schoolNas últimas décadas, a China tem demonstrado um acelerado crescimento econômico e avanços tecnológicos, com uma economia altamente digitalizada. Já tendo alcançado a marca de maior mercado de e-commerce do mundo, há uma projeção de que mais de 50% das vendas totais do varejo sejam oriundas de canais digitais em 2021. Considerando isso e o acelerado desenvolvimento social e econômico das últimas duas décadas, o objetivo desse trabalho é analisar a formulação e efetividade dos Planos Quinquenais mais recentes, sob a perspectiva da Escola de Design de administração estratégica. Para isso, foram estudados o modelo de formulação estratégica da Escola do Design e o contexto histórico-cultural chinês. Após foi realizada uma análise documental do China Statistical Yearbook, que auxiliou no entendimento de que os principais objetivos gerais e específicos de inovação estabelecidos no último Plano Quinquenal, de 2016 a 2020, foram bem-sucedidos. A partir disso, para avaliar a estrutura do plano, o documento do 14° Plano Quinquenal foi analisado pelo modelo da Escola do Design. Nessa lógica, os principais princípios desse modelo estão em harmonia com a formulação estratégica do plano quinquenal. Desse modo, a efetividade desse sistema estratégico tem conseguido superar barreiras culturais e aumentar a capacidade inovativa da China, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando o país para uma posição de protagonismo mundial.Recently, China has shown a rapid economic growth and technological advances, within a highly digitized economy. They also reached the title of largest e-commerce market in the world, considering that more than 50% of total retail sales are projected to come from digital channels in 2021. In this scenario and considering the accelerated social and economic development of the last two decades, the objective of this research is to analyze the formulation and effectiveness of the most recent Five-Year Plans, from the perspective of the School of Design of strategic management. The Design School model of strategic formulation and the Chinese historical-cultural context were studied. Afterwards, a document analysis of the China Statistical Yearbook was carried out, which helped to understand that the main general and specific innovation objectives established in the last Five-Year Plan, from 2016 to 2020, were successful. To evaluate the structure of the plan, the document of the 14th Five-Year Plan was analyzed using the Design School model. In this perspective, the main principles of this model are in consonance with the strategic formulation of the Five-Year Plan. Thereby, the effectiveness of this strategic system has managed to overcome cultural barriers and increase China's innovative capacity, improving the population's quality of life and propelling the country to a position of global leadership.64 f.Ramos Filho, Américo da CostaLima, Miguel FerreiraRodriguez Y Rodriguez, Martius VicenteBueno, Liz Carestiato2024-03-15T19:22:56Z2024-03-15T19:22:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBUENO, Liz Carestiato. Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32688CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-15T19:23:01Zoai:app.uff.br:1/32688Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:12.178614Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
title Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
spellingShingle Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
Bueno, Liz Carestiato
Estratégia
China
Plano quinquenal
Escola do Design
Estratégia aplicada a administração
Planejamento administrativo
Ambiente empresarial
Strategy
Five-year plan
Design school
title_short Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
title_full Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
title_fullStr Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
title_full_unstemmed Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
title_sort Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design
author Bueno, Liz Carestiato
author_facet Bueno, Liz Carestiato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos Filho, Américo da Costa
Lima, Miguel Ferreira
Rodriguez Y Rodriguez, Martius Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Liz Carestiato
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
China
Plano quinquenal
Escola do Design
Estratégia aplicada a administração
Planejamento administrativo
Ambiente empresarial
Strategy
Five-year plan
Design school
topic Estratégia
China
Plano quinquenal
Escola do Design
Estratégia aplicada a administração
Planejamento administrativo
Ambiente empresarial
Strategy
Five-year plan
Design school
description Nas últimas décadas, a China tem demonstrado um acelerado crescimento econômico e avanços tecnológicos, com uma economia altamente digitalizada. Já tendo alcançado a marca de maior mercado de e-commerce do mundo, há uma projeção de que mais de 50% das vendas totais do varejo sejam oriundas de canais digitais em 2021. Considerando isso e o acelerado desenvolvimento social e econômico das últimas duas décadas, o objetivo desse trabalho é analisar a formulação e efetividade dos Planos Quinquenais mais recentes, sob a perspectiva da Escola de Design de administração estratégica. Para isso, foram estudados o modelo de formulação estratégica da Escola do Design e o contexto histórico-cultural chinês. Após foi realizada uma análise documental do China Statistical Yearbook, que auxiliou no entendimento de que os principais objetivos gerais e específicos de inovação estabelecidos no último Plano Quinquenal, de 2016 a 2020, foram bem-sucedidos. A partir disso, para avaliar a estrutura do plano, o documento do 14° Plano Quinquenal foi analisado pelo modelo da Escola do Design. Nessa lógica, os principais princípios desse modelo estão em harmonia com a formulação estratégica do plano quinquenal. Desse modo, a efetividade desse sistema estratégico tem conseguido superar barreiras culturais e aumentar a capacidade inovativa da China, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando o país para uma posição de protagonismo mundial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-03-15T19:22:56Z
2024-03-15T19:22:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Liz Carestiato. Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32688
identifier_str_mv BUENO, Liz Carestiato. Planejamento quinquenal chinês e sua efetividade: uma análise sob a perspectiva do modelo da Escola do Design. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823628240551936