Ensaios sobre a transição da escola pra o trabalho dos jovens brasileiros
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30469 |
Resumo: | Essa tese tem por objetivo contribuir para a literatura sobre jovens no Brasil ao investigar três questões referentes à transição da escola para o trabalho dos jovens brasileiros. O tema foi desenvolvido na forma de três artigos. O primeiro deles analisa as diferenças de gênero e a influência de fatores geracionais na evolução de longo prazo dos jovens que não participam da força de trabalho e não estudam (nem-nem). Através de um modelo idade, período e coorte com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) de 1995 a 2015, constatou-se que as diferenças por gênero na proporção de nem-nem foram reduzidas para as gerações mais novas. No entanto, as diferenças entre as proporções de nem-nem por nível de escolaridade aumentaram, indicando que a situação relativa dos jovens com baixa escolaridade piorou para as gerações mais novas. No segundo capítulo foi estimado o retorno econômico do ensino médio para jovens de 20 a 24 anos. A partir dos dados do Censo Demográfico de 2010 e dos Censos Escolares de 2001 a 2005, foi construído um conjunto de instrumentos para a variável de conclusão do ensino médio que captam a densidade de oferta de escolas no município em que o jovem morava aos 15 anos. As estimativas do retorno do ensino médio obtidas pelo método de variável instrumental variaram entre 11% e 20% de acordo com os instrumentos utilizados. Pelo método de mínimos quadrados ordinários o retorno foi estimado em 10%. Por fim, o terceiro capítulo investiga a participação na força de trabalho dos jovens de 14 a 20 anos em resposta a perda de emprego do chefe da família, o chamado efeito do trabalhador adicional. Explorando dados longitudinais da PNAD Contínua de 2012 a 2018, esse efeito foi estimado comparando a probabilidade de participação no mercado de trabalho de jovens cujo chefe (pai ou mãe) tenha transitado para o desemprego, com jovens cujo chefe permaneceu ocupado. Os resultados apontam para um efeito positivo e significativo do desemprego do chefe sobre a probabilidade dos jovens ingressarem na força de trabalho. |
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No entanto, as diferenças entre as proporções de nem-nem por nível de escolaridade aumentaram, indicando que a situação relativa dos jovens com baixa escolaridade piorou para as gerações mais novas. No segundo capítulo foi estimado o retorno econômico do ensino médio para jovens de 20 a 24 anos. A partir dos dados do Censo Demográfico de 2010 e dos Censos Escolares de 2001 a 2005, foi construído um conjunto de instrumentos para a variável de conclusão do ensino médio que captam a densidade de oferta de escolas no município em que o jovem morava aos 15 anos. As estimativas do retorno do ensino médio obtidas pelo método de variável instrumental variaram entre 11% e 20% de acordo com os instrumentos utilizados. Pelo método de mínimos quadrados ordinários o retorno foi estimado em 10%. Por fim, o terceiro capítulo investiga a participação na força de trabalho dos jovens de 14 a 20 anos em resposta a perda de emprego do chefe da família, o chamado efeito do trabalhador adicional. Explorando dados longitudinais da PNAD Contínua de 2012 a 2018, esse efeito foi estimado comparando a probabilidade de participação no mercado de trabalho de jovens cujo chefe (pai ou mãe) tenha transitado para o desemprego, com jovens cujo chefe permaneceu ocupado. Os resultados apontam para um efeito positivo e significativo do desemprego do chefe sobre a probabilidade dos jovens ingressarem na força de trabalho.This dissertation consists of three independent essays that explore different aspects of school to work transitions of youth in Brazil. The first chapter analyzes gender differences and the influence of generational factors on the long-term evolution of the young people out of the labor force and out of school (NEET). An age-period-cohort model was used to capture the influence of these factors on the proportion of nem-nem. The data came from the National Household Sample Survey (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD), from 1995 to 2015. We found that gender differences in the proportion of nem-nem were reduced for the younger generations. However, the differences by level of education in the proportion of nem-nem have increased, indicating that the relative situation of young people with low schooling has worsened in the younger generations. In the second chapter we estimated the economic returns to secondary education for young people aged 20 to 24 years, using data from the Demographic and School Census. We construct a set of instrumental variables that capture the supply of secondary schools in the municipality where the young person lived at the secondary school starting age, 15 years old. Instrumental variables estimate of secondary education return range from 11% to 20%, in comparison to least square estimate in the order of 10%. The third chapter uses longitudinal data from PNAD Contínua, 2012 – 2018, to analyze the entry of the teenagers and young adults into the labor market as a response to the head of household’s unemployment, a phenomenon known as the added worker effect (AWE). This effect was estimated by comparing the probability of transition to activity between the group of inactive youth whose head of household (father or mother) moved into unemployment and those whose head remained employed. The results point to a positive and significant effect of the head unemployment on the likelihood of young people entering the labor force.113 f.Machado, Danielle Carusihttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035Corseuil, Carlos Henrique Leitehttp://lattes.cnpq.br/8679970000184249Reis, Maurício Cortezhttp://lattes.cnpq.br/5300741216127243Hirata, Guilherme Issamuhttp://lattes.cnpq.br/6085703798985278Waltenberg, Fábio Domingueshttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607Mendonça, Rosane Silva Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/3888385159231606http://lattes.cnpq.br/5738481192074535Franca, Maíra Albuquerque Penna2023-09-20T15:01:40Z2023-09-20T15:01:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFRANCA, Maíra Albuquerque Penna. Ensaios sobre a transição da escola para o trabalho dos jovens brasileiros. 2019. 113 f. 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