Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Jéssica Acquarone Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5453
Resumo: A Tecnologia da Informação (TI) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das empresas, seja por pressões externas de mercado ou por necessidades internas de controle das informações produzidas. Apesar de diversos estudos realizados sobre as consequências da adoção de TI nas organizações, poucos são aplicados a empresas de varejo, de pequeno porte, do ramo de lojas de conveniência. O objetivo desse projeto é analisar a contribuição da TI em lojas de conveniência no município do Rio de Janeiro. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, estudo de casos múltiplos, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Foram aplicados roteiros de perguntas abertas e fechadas aos usuários das TIs das seis lojas de conveniência da amostra e ao funcionário da empresa responsável pela implantação das TIs nessas lojas. Nas perguntas fechadas, considerou-se os indicadores encontrados na revisão de literatura. Assim, foi possível identificar os principais benefícios e dificuldades resultantes da adoção de TI na amostra considerada, a fim de observar possibilidades de melhoria nos investimentos em TI por parte da empresa franqueadora das lojas de conveniência, em parceria com a empresa responsável pela implantação. Os resultados das perguntas fechadas foram analisados em quatro dimensões propostas: estratégica, financeira, organizacional e técnica. Concluiu-se, por meio do estudo, maior impacto da TI na promoção de produtos, redução de custos, lucratividade, controle organizacional/gerencial e competitividade. Em relação ao software, os atributos melhor avaliados pelos usuários foram adequação do software, precisão da informação, facilidade de uso, confiabilidade e utilidade. Quanto aos atributos treinamento e suporte/assistência, observou-se grande insatisfação dos usuários do software
id UFF-2_28ad2ee9382a1855432f44e6969a5c8c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5453
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de JaneiroTecnologia da informaçãoSoftwareVarejoLojas de conveniênciaTecnologia da informaçãoLoja de conveniênciaVarejoInformation technologySoftwareRetailConvenience storesA Tecnologia da Informação (TI) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das empresas, seja por pressões externas de mercado ou por necessidades internas de controle das informações produzidas. Apesar de diversos estudos realizados sobre as consequências da adoção de TI nas organizações, poucos são aplicados a empresas de varejo, de pequeno porte, do ramo de lojas de conveniência. O objetivo desse projeto é analisar a contribuição da TI em lojas de conveniência no município do Rio de Janeiro. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, estudo de casos múltiplos, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Foram aplicados roteiros de perguntas abertas e fechadas aos usuários das TIs das seis lojas de conveniência da amostra e ao funcionário da empresa responsável pela implantação das TIs nessas lojas. Nas perguntas fechadas, considerou-se os indicadores encontrados na revisão de literatura. Assim, foi possível identificar os principais benefícios e dificuldades resultantes da adoção de TI na amostra considerada, a fim de observar possibilidades de melhoria nos investimentos em TI por parte da empresa franqueadora das lojas de conveniência, em parceria com a empresa responsável pela implantação. Os resultados das perguntas fechadas foram analisados em quatro dimensões propostas: estratégica, financeira, organizacional e técnica. Concluiu-se, por meio do estudo, maior impacto da TI na promoção de produtos, redução de custos, lucratividade, controle organizacional/gerencial e competitividade. Em relação ao software, os atributos melhor avaliados pelos usuários foram adequação do software, precisão da informação, facilidade de uso, confiabilidade e utilidade. Quanto aos atributos treinamento e suporte/assistência, observou-se grande insatisfação dos usuários do softwareInformation Technology (IT) is becoming increasingly present in companies' daily lives, whether due to external market pressures or internal needs to control the information produced. Although many studies have been done on the consequences of IT adoption in organizations, few of them are applied to small retail businesses in the convenience store business. The objective of this project is to analyze the contribution of IT in convenience stores in the city of Rio de Janeiro. For that, a qualitative approach, multiple case study, semi- structured interviews and direct observation were used. Open and closed questionnaire scripts were applied to IT users from the six convenience stores in the sample and to the company employee responsible for IT deployment in those stores. In the closed questions, it was considered the indicators found in the literature review. Thus, it was possible to identify the main benefits and difficulties resulting from the adoption of IT in the sample considered, in order to observe possibilities of improvement in IT investments by the franchising company of convenience stores, in partnership with the company responsible for the implementation. The results of the closed questions were analyzed in four proposed dimensions: strategic, financial, organizational and technical. The study concluded that IT has a greater impact on product promotion, cost reduction, profitability, organizational/managerial control and competitiveness. In relation to the software, the attributes best evaluated by the users were software suitability, information accuracy, ease of use, reliability and utility. As for the training and support/assistance attributes, there was great dissatisfaction among software usersRibeiro, Priscilla Cristina CabralAraujo, Elaine AparecidaMello, Maria Helena Campos Soares deCaldas, Jéssica Acquarone Melo2018-01-09T15:25:21Z2018-01-09T15:25:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5453http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-22T21:55:19Zoai:app.uff.br:1/5453Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:57.217209Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
title Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
spellingShingle Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
Caldas, Jéssica Acquarone Melo
Tecnologia da informação
Software
Varejo
Lojas de conveniência
Tecnologia da informação
Loja de conveniência
Varejo
Information technology
Software
Retail
Convenience stores
title_short Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
title_full Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
title_fullStr Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
title_sort Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro
author Caldas, Jéssica Acquarone Melo
author_facet Caldas, Jéssica Acquarone Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
Araujo, Elaine Aparecida
Mello, Maria Helena Campos Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Jéssica Acquarone Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Software
Varejo
Lojas de conveniência
Tecnologia da informação
Loja de conveniência
Varejo
Information technology
Software
Retail
Convenience stores
topic Tecnologia da informação
Software
Varejo
Lojas de conveniência
Tecnologia da informação
Loja de conveniência
Varejo
Information technology
Software
Retail
Convenience stores
description A Tecnologia da Informação (TI) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das empresas, seja por pressões externas de mercado ou por necessidades internas de controle das informações produzidas. Apesar de diversos estudos realizados sobre as consequências da adoção de TI nas organizações, poucos são aplicados a empresas de varejo, de pequeno porte, do ramo de lojas de conveniência. O objetivo desse projeto é analisar a contribuição da TI em lojas de conveniência no município do Rio de Janeiro. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, estudo de casos múltiplos, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Foram aplicados roteiros de perguntas abertas e fechadas aos usuários das TIs das seis lojas de conveniência da amostra e ao funcionário da empresa responsável pela implantação das TIs nessas lojas. Nas perguntas fechadas, considerou-se os indicadores encontrados na revisão de literatura. Assim, foi possível identificar os principais benefícios e dificuldades resultantes da adoção de TI na amostra considerada, a fim de observar possibilidades de melhoria nos investimentos em TI por parte da empresa franqueadora das lojas de conveniência, em parceria com a empresa responsável pela implantação. Os resultados das perguntas fechadas foram analisados em quatro dimensões propostas: estratégica, financeira, organizacional e técnica. Concluiu-se, por meio do estudo, maior impacto da TI na promoção de produtos, redução de custos, lucratividade, controle organizacional/gerencial e competitividade. Em relação ao software, os atributos melhor avaliados pelos usuários foram adequação do software, precisão da informação, facilidade de uso, confiabilidade e utilidade. Quanto aos atributos treinamento e suporte/assistência, observou-se grande insatisfação dos usuários do software
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09T15:25:21Z
2018-01-09T15:25:21Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5453
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823678369824768