Menstruação, o sangue impuro: o papel da publicidade no reforço da identidade feminina construída para o consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranja, Esther Karollinne Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26874
Resumo: O presente estudo pretende compreender qual o papel da publicidade de absorvente íntimo e coletor menstrual no reforço da identidade feminina construída para o consumo. Partimos da problematização de que os anúncios publicitários, por criarem desejos e necessidades, ditam de forma pedagógica como as mulheres devem se comportar, ser e lidar com a própria menstruação, reforçando um discurso hegemônico patriarcal, classista e elitista. Para isso, serão analisadas peças publicitárias da marca Always e Fleurity postadas na rede social Instagram durante o mês que se comemora o dia de visibilidade menstrual especificamente no “Dia da Visibilidade Menstrual” nos anos de 2019 e 2021 (a escolha se deu por demarcar um ano antes e um ano depois da pandemia). Deste modo, o corpus servirá de base para analisar qual discurso usado para o reforço do tabu menstrual e da vulva enquanto tema ainda muito presente na sociedade atual. Para compor a metodologia, realizamos uma revisão bibliográfica do referencial teórico sobre o próprio tema investigado e sua vinculação aos conceitos de mídia e cotidiano, além da averiguação das representações femininas e do fluxo menstrual durante os períodos de coleta do material. Para tanto, definimos, a Análise Semiótica como método para base analítica para compreensão corpus e verificação da hipótese. A perspectiva sobre a mulher e a menstruação de Sardenberg (1994) e Ratti et al (2015), cotidiano de Heller (1992), representação de Stuart Hall (2010) e a espetacularização da imagem de Sodré (2006) e Debord (1997) serão algumas conceituações aqui abordadas para o desenvolvimento do material teórico. E para finalizar, serão utilizados os textos de Peirce (1995) e Perez (2016) para análise e discussão do uso da semiótica publicidade.
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Para isso, serão analisadas peças publicitárias da marca Always e Fleurity postadas na rede social Instagram durante o mês que se comemora o dia de visibilidade menstrual especificamente no “Dia da Visibilidade Menstrual” nos anos de 2019 e 2021 (a escolha se deu por demarcar um ano antes e um ano depois da pandemia). Deste modo, o corpus servirá de base para analisar qual discurso usado para o reforço do tabu menstrual e da vulva enquanto tema ainda muito presente na sociedade atual. Para compor a metodologia, realizamos uma revisão bibliográfica do referencial teórico sobre o próprio tema investigado e sua vinculação aos conceitos de mídia e cotidiano, além da averiguação das representações femininas e do fluxo menstrual durante os períodos de coleta do material. Para tanto, definimos, a Análise Semiótica como método para base analítica para compreensão corpus e verificação da hipótese. A perspectiva sobre a mulher e a menstruação de Sardenberg (1994) e Ratti et al (2015), cotidiano de Heller (1992), representação de Stuart Hall (2010) e a espetacularização da imagem de Sodré (2006) e Debord (1997) serão algumas conceituações aqui abordadas para o desenvolvimento do material teórico. E para finalizar, serão utilizados os textos de Peirce (1995) e Perez (2016) para análise e discussão do uso da semiótica publicidade.The paper aims to discuss the role of sanitary pad and menstrual cup advertising in reinforcing the female identity built for consumption. We start from the problematization that advertisements, by creating desires and needs, dictate in a pedagogical way how women should behave, be and deal with their own menstruation, reinforcing a patriarchal, class and elitist hegemonic discourse. For this, advertising pieces of the Always and Fleurity brand posted on the social network Instagram will be analyzed during the month that celebrates the menstrual visibility day specifically on the "Menstrual Visibility Day" in the years 2019 and 2021 (the choice was made by demarcating a year before and one year after the pandemic). In this way, the corpus will serve as a basis for analyzing which discourse is used to reinforce the menstrual taboo and the vulva as a topic still present in today's society. To compose the methodology, we carried out a bibliographic review of the theoretical framework on the subject investigated and its link to the concepts of media and everyday life, in addition to the investigation of female representations and menstrual flow during the periods of material collection. Therefore, we define Semiotic Analysis as a method for analytical basis for understanding corpus and verifying the hypothesis. The perspective on women and menstruation by Sardenberg (1994) and Ratti et al (2015), everyday life by Heller (1992), representation by Stuart Hall (2010) and the spectacularization of the image of Sodré (2006) and Debord (1997) will be some concepts addressed here for the development of theoretical material. Finally, the texts of Peirce (1995) and Perez (2016) will be used to analyze and discuss the use of semiotics advertising.143 p.Saldanha, Patrícia GonçalvesSaldanha, Patrícia GonçalvesFélix, Carla BaienseRodrigues, Maria Clotilde PerezLaranja, Esther Karollinne Carvalho2022-11-09T11:41:06Z2022-11-09T11:41:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLARANJA, Esther Karollinne Carvalho. Menstruação, o sangue impuro: o papel da publicidade no reforço da identidade feminina construída para o consumo. 2022. 143f. 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