Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975 |
Resumo: | Cada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processo |
id |
UFF-2_29b12d0b01324d7d019259a9d6273826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16975 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizadoEaDMetodologia de avaliaçãoAcompanhamento discenteAvaliação educacionalAprendizagemDistance learningAssessment methodologiesStudent trackingCada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processoThere is an increasing expansion of mass education in Brazil, where teachers face the challenge of teaching subjects in classes that often exceed a hundred students. Very large classes end up creating the impossibility of a closer contact between teachers and students (either in distance or traditional education), making it increasingly urgent to search for pedagogical alternatives that help the student in his learning process without burdening on too much time for the teacher dedicated to these mass courses. Based on a new evaluation method devised by the coordinators of CEDERJ’s Introduction to Physical Sciences I course, a set of quantitative analysis was carried out to prove its effectiveness. The assessment allows the student not only to check his learning gaps in real time, but also gives the opportunity to learn from their mistakes without having a negative impact on their grades. The data collected (time taken for the exam, grades, number of students, assessment scores from other periods, among others) served as a basis for studying and comparing the results of these students from different perspectives, while also trying to understand under what circumstances the students had a better performance during the course. In addition, an opinion poll was carried out with the students regarding these evaluations and their role during the learning process, seeking to understand how the students felt during the course, since the year 2020 was marked by the pandemic. The results indicate a higher approval rate and greater student satisfaction with the evaluation processSigaud, LucasSouza, Reinaldo Faria de Melo eFerreira, NataliaPenello, Germano MaioliCaravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha2021-02-25T20:28:57Z2021-02-25T20:28:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARAVANA JUNIOR, Ricardo Leonel Rocha. Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T19:07:22Zoai:app.uff.br:1/16975Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:58.924334Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
title |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
spellingShingle |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha EaD Metodologia de avaliação Acompanhamento discente Avaliação educacional Aprendizagem Distance learning Assessment methodologies Student tracking |
title_short |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
title_full |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
title_fullStr |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
title_full_unstemmed |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
title_sort |
Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado |
author |
Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha |
author_facet |
Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sigaud, Lucas Souza, Reinaldo Faria de Melo e Ferreira, Natalia Penello, Germano Maioli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD Metodologia de avaliação Acompanhamento discente Avaliação educacional Aprendizagem Distance learning Assessment methodologies Student tracking |
topic |
EaD Metodologia de avaliação Acompanhamento discente Avaliação educacional Aprendizagem Distance learning Assessment methodologies Student tracking |
description |
Cada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-25T20:28:57Z 2021-02-25T20:28:57Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARAVANA JUNIOR, Ricardo Leonel Rocha. Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975 |
identifier_str_mv |
CARAVANA JUNIOR, Ricardo Leonel Rocha. Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823622075973632 |