Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975
Resumo: Cada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processo
id UFF-2_29b12d0b01324d7d019259a9d6273826
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16975
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizadoEaDMetodologia de avaliaçãoAcompanhamento discenteAvaliação educacionalAprendizagemDistance learningAssessment methodologiesStudent trackingCada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processoThere is an increasing expansion of mass education in Brazil, where teachers face the challenge of teaching subjects in classes that often exceed a hundred students. Very large classes end up creating the impossibility of a closer contact between teachers and students (either in distance or traditional education), making it increasingly urgent to search for pedagogical alternatives that help the student in his learning process without burdening on too much time for the teacher dedicated to these mass courses. Based on a new evaluation method devised by the coordinators of CEDERJ’s Introduction to Physical Sciences I course, a set of quantitative analysis was carried out to prove its effectiveness. The assessment allows the student not only to check his learning gaps in real time, but also gives the opportunity to learn from their mistakes without having a negative impact on their grades. The data collected (time taken for the exam, grades, number of students, assessment scores from other periods, among others) served as a basis for studying and comparing the results of these students from different perspectives, while also trying to understand under what circumstances the students had a better performance during the course. In addition, an opinion poll was carried out with the students regarding these evaluations and their role during the learning process, seeking to understand how the students felt during the course, since the year 2020 was marked by the pandemic. The results indicate a higher approval rate and greater student satisfaction with the evaluation processSigaud, LucasSouza, Reinaldo Faria de Melo eFerreira, NataliaPenello, Germano MaioliCaravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha2021-02-25T20:28:57Z2021-02-25T20:28:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARAVANA JUNIOR, Ricardo Leonel Rocha. Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T19:07:22Zoai:app.uff.br:1/16975Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:58.924334Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
title Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
spellingShingle Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha
EaD
Metodologia de avaliação
Acompanhamento discente
Avaliação educacional
Aprendizagem
Distance learning
Assessment methodologies
Student tracking
title_short Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
title_full Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
title_fullStr Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
title_full_unstemmed Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
title_sort Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado
author Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha
author_facet Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sigaud, Lucas
Souza, Reinaldo Faria de Melo e
Ferreira, Natalia
Penello, Germano Maioli
dc.contributor.author.fl_str_mv Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
Metodologia de avaliação
Acompanhamento discente
Avaliação educacional
Aprendizagem
Distance learning
Assessment methodologies
Student tracking
topic EaD
Metodologia de avaliação
Acompanhamento discente
Avaliação educacional
Aprendizagem
Distance learning
Assessment methodologies
Student tracking
description Cada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25T20:28:57Z
2021-02-25T20:28:57Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARAVANA JUNIOR, Ricardo Leonel Rocha. Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975
identifier_str_mv CARAVANA JUNIOR, Ricardo Leonel Rocha. Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823622075973632