Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15852 |
Resumo: | Esta dissertação busca discutir as questões relacionadas aos saberes e fazeres docentes em uma creche pública carioca, as quais partiram das inquietações do meu cotidiano como Professora de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. A pesquisa se insere nos estudos dos cotidianos das classes populares e se desenvolve a partir da perspectiva da produção de conhecimento que emerge da escola pública e se faz num movimento de prática-teoria-prática e pela atuação da professora-pesquisadora na investigação da sua própria prática. O cotidiano mostra-se um espaço-tempo rico, no qual emergem questões complexas que nos ajudam a pensar as práticas na educação infantil. Estão, dentre diversas questões que guiam este estudo: a creche como espaço de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas; as múltiplas infâncias que habitam os espaços educativos; as tensões entre o currículo prescrito e o currículo discutido e vivido pelas profissionais que trabalham na creche; a construção de um coletivo que pense e discuta os fazeres cotidianos; a atuação docente na creche e a ação pedagógica com crianças de 0 a 3 anos das classes populares. A complexidade das relações tecidas no cotidiano impele um outro olhar sobre essas relações e as possibilidades de mudança e transformação das práticas. As práticas curriculares não são estanques, se dão em uma rede de significados tecida cotidianamente pelos profissionais da creche e que está relacionada à diversidade de contextos e culturas por eles vividos na articulação entre seus fazeres/saberes e suas subjetividades |
id |
UFF-2_29ff995ca3329850c8fe53d51bb35ccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15852 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na crecheCrecheTrabalho docente na crecheCurrículo praticadoEducação infantilCrechePrática pedagógicaCurrículoGuarderíaTrabajo docente en la guarderíaPequeña niñezEsta dissertação busca discutir as questões relacionadas aos saberes e fazeres docentes em uma creche pública carioca, as quais partiram das inquietações do meu cotidiano como Professora de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. A pesquisa se insere nos estudos dos cotidianos das classes populares e se desenvolve a partir da perspectiva da produção de conhecimento que emerge da escola pública e se faz num movimento de prática-teoria-prática e pela atuação da professora-pesquisadora na investigação da sua própria prática. O cotidiano mostra-se um espaço-tempo rico, no qual emergem questões complexas que nos ajudam a pensar as práticas na educação infantil. Estão, dentre diversas questões que guiam este estudo: a creche como espaço de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas; as múltiplas infâncias que habitam os espaços educativos; as tensões entre o currículo prescrito e o currículo discutido e vivido pelas profissionais que trabalham na creche; a construção de um coletivo que pense e discuta os fazeres cotidianos; a atuação docente na creche e a ação pedagógica com crianças de 0 a 3 anos das classes populares. A complexidade das relações tecidas no cotidiano impele um outro olhar sobre essas relações e as possibilidades de mudança e transformação das práticas. As práticas curriculares não são estanques, se dão em uma rede de significados tecida cotidianamente pelos profissionais da creche e que está relacionada à diversidade de contextos e culturas por eles vividos na articulação entre seus fazeres/saberes e suas subjetividadesEsa disertación busca discutir las cuestiones relacionadas a los saberes haceres docentes en una guardería pública de Río de Janeiro, a partir de las inquietudes de mi cotidiano como maestra de Educación Infantil en la municipalidad del Rio de Janeiro. La investigación integra a los estudios de los cotidianos de las clases populares y se desarrolla a partir de la perspectiva de la producción de conocimiento que emerge de la escuela pública y se hace en un movimiento de práctica-teoría-práctica y por la actuación de la maestra-investigadora en la averiguación de su propia práctica. El cotidiano se muestra un espaciotiempo rico, en el cual emergen cuestiones complejas que nos ayudan a pensar las prácticas en la educación infantil. Entre diversas cuestiones que guían ese estudio está la guardería como espacio de educación y cuidado de bebés y niños pequeños, las múltiples formas de la niñez que habitan los espacios educativos, las tensiones entre el currículo prescrito y el currículo discutido y vivido por las profesionales que trabajan en la guardería; la construcción de un colectivo que piense y discuta los haceres cotidianos; la actuación docente en la guardería y la acción pedagógica con niños de 0 a 3 años de las clases populares. La complejidad de las relaciones tejidas en el cotidiano impele una otro mirada sobre esas relaciones y las posibilidades de cambio y e transformación de las prácticas. Las prácticas curriculares no son estanques, se dan en una red de significados tejida cotidianamente por los profesionales de la guardería y está relacionada a la diversidad de contextos y culturas por ellos vividos en la articulación entre sus haceres/saberes y sus subjetividades166 f.Valle, Maria Teresa EstebanValle, Maria Teresa Steban doOstetto, Luciana EsmeraldaTavares, Maria Tereza GoudardCarreiro, Heloísa Josiene Santoshttp://lattes.cnpq.br/7117587867924345http://lattes.cnpq.br/9777735988809472http://lattes.cnpq.br/9777735988809472http://lattes.cnpq.br/7470127128501920http://lattes.cnpq.br/2697823717162359http://lattes.cnpq.br/0807205299478201Nascimento, Raquel Marina da Silva do2020-11-10T18:57:09Z2020-11-10T18:57:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Raquel Marina da Silva do. Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15852openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T18:18:36Zoai:app.uff.br:1/15852Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:24.849154Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
title |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
spellingShingle |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche Nascimento, Raquel Marina da Silva do Creche Trabalho docente na creche Currículo praticado Educação infantil Creche Prática pedagógica Currículo Guardería Trabajo docente en la guardería Pequeña niñez |
title_short |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
title_full |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
title_fullStr |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
title_full_unstemmed |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
title_sort |
Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche |
author |
Nascimento, Raquel Marina da Silva do |
author_facet |
Nascimento, Raquel Marina da Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Maria Teresa Esteban Valle, Maria Teresa Steban do Ostetto, Luciana Esmeralda Tavares, Maria Tereza Goudard Carreiro, Heloísa Josiene Santos http://lattes.cnpq.br/7117587867924345 http://lattes.cnpq.br/9777735988809472 http://lattes.cnpq.br/9777735988809472 http://lattes.cnpq.br/7470127128501920 http://lattes.cnpq.br/2697823717162359 http://lattes.cnpq.br/0807205299478201 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Raquel Marina da Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Trabalho docente na creche Currículo praticado Educação infantil Creche Prática pedagógica Currículo Guardería Trabajo docente en la guardería Pequeña niñez |
topic |
Creche Trabalho docente na creche Currículo praticado Educação infantil Creche Prática pedagógica Currículo Guardería Trabajo docente en la guardería Pequeña niñez |
description |
Esta dissertação busca discutir as questões relacionadas aos saberes e fazeres docentes em uma creche pública carioca, as quais partiram das inquietações do meu cotidiano como Professora de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. A pesquisa se insere nos estudos dos cotidianos das classes populares e se desenvolve a partir da perspectiva da produção de conhecimento que emerge da escola pública e se faz num movimento de prática-teoria-prática e pela atuação da professora-pesquisadora na investigação da sua própria prática. O cotidiano mostra-se um espaço-tempo rico, no qual emergem questões complexas que nos ajudam a pensar as práticas na educação infantil. Estão, dentre diversas questões que guiam este estudo: a creche como espaço de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas; as múltiplas infâncias que habitam os espaços educativos; as tensões entre o currículo prescrito e o currículo discutido e vivido pelas profissionais que trabalham na creche; a construção de um coletivo que pense e discuta os fazeres cotidianos; a atuação docente na creche e a ação pedagógica com crianças de 0 a 3 anos das classes populares. A complexidade das relações tecidas no cotidiano impele um outro olhar sobre essas relações e as possibilidades de mudança e transformação das práticas. As práticas curriculares não são estanques, se dão em uma rede de significados tecida cotidianamente pelos profissionais da creche e que está relacionada à diversidade de contextos e culturas por eles vividos na articulação entre seus fazeres/saberes e suas subjetividades |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-10T18:57:09Z 2020-11-10T18:57:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Raquel Marina da Silva do. Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15852 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Raquel Marina da Silva do. Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823594475356160 |