Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina Schequenne Miguel da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24066
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade.
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