Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24066 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade. |
id |
UFF-2_2a9410798374b23dc927949b53f712e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24066 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem PartidoMovimento escola sem partidoIdeologiaNeopentecostalismoDiscursoManifestações de 2013EducaçãoConservadorismoEscolaIdeologiaConservadorismoAnálise do discursoMovement school without partyIdeologyNeo-pentecostalismDiscourseBrazil´s 2013 protestsEducationConservatismEste trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade.This work aims to analyze the popularization of the Movement School Without Party, in the search to understand how an initiative that discusses an issue as conceptual as neutrality, achieved such popular support. Through discourse analysis, the work seeks to understand the role of ideology in communication and science, especially in the human sciences; religious cultural traits of this latent political morality that makes up the civil movement; the consequences of the 2013 protests, it means, the polarization and politicization of social networks, as factors that leveraged the popularity of the movement. All these factors make up the discourse analysis, being a discussion about the discourse produced by the movement itself and its historical contextualization. Finally, the work contextualize the current situation of education, which in the face of negative indexes needs to rethink its role, since the distance between the community and educational institutions has been detrimental to the very maintenance of these institutions and the search for solutions for quality education.Universidade Federal FluminenseNiteróiArenari, BrandTeixeira, Carlos Sávio G.Serra, Carlos Henrique AguiarRebouças, William BuenoSilva, Janaina Schequenne Miguel da2021-12-26T23:46:46Z2021-12-26T23:46:46Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24066Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-26T23:46:51Zoai:app.uff.br:1/24066Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-26T23:46:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
title |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
spellingShingle |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido Silva, Janaina Schequenne Miguel da Movimento escola sem partido Ideologia Neopentecostalismo Discurso Manifestações de 2013 Educação Conservadorismo Escola Ideologia Conservadorismo Análise do discurso Movement school without party Ideology Neo-pentecostalism Discourse Brazil´s 2013 protests Education Conservatism |
title_short |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
title_full |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
title_fullStr |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
title_full_unstemmed |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
title_sort |
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido |
author |
Silva, Janaina Schequenne Miguel da |
author_facet |
Silva, Janaina Schequenne Miguel da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenari, Brand Teixeira, Carlos Sávio G. Serra, Carlos Henrique Aguiar Rebouças, William Bueno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janaina Schequenne Miguel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento escola sem partido Ideologia Neopentecostalismo Discurso Manifestações de 2013 Educação Conservadorismo Escola Ideologia Conservadorismo Análise do discurso Movement school without party Ideology Neo-pentecostalism Discourse Brazil´s 2013 protests Education Conservatism |
topic |
Movimento escola sem partido Ideologia Neopentecostalismo Discurso Manifestações de 2013 Educação Conservadorismo Escola Ideologia Conservadorismo Análise do discurso Movement school without party Ideology Neo-pentecostalism Discourse Brazil´s 2013 protests Education Conservatism |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-26T23:46:46Z 2021-12-26T23:46:46Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24066 Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24066 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135414004252672 |