Os meios de informação em prol da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alexandre Valente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5290
Resumo: Apesar de consubstanciar elemento essencial à existência de vida no planeta, a natureza se encontra num crescente processo de destruição, em virtude do olhar significativamente antropocêntrico, que insiste em sobrepor o homem em qualquer situação. Entretanto, para a natureza não funciona dessa forma, ela tem sua resposta e toda essa agressividade humana é insustentável, tendendo gerar consequências altamente prejudiciais e colocando em risco as gerações futuras juntamente com os demais seres viventes. Por isso, diversos movimentos ambientalistas se originaram ao longo dos anos e se estende até os dias atuais. O que se observa na sociedade é uma ignorância generalizada com relação às questões que envolvem o meio ambiente. Se a natureza nos fornece recursos fundamentais para que haja vida, não há lógica nas atitudes corriqueiras que deturpam o meio ecológico. Assim, se conclui que as informações providas de conhecimentos e saberes sobre a temática ambiental são restritas a uma pequena parcela da população, acima de tudo no Brasil. E demasiadas vezes, quando há a informação, não se estabelece uma compreensão razoável. Diante disso, a Educação Ambiental se apresenta como promovedora desses conhecimentos, a fim de educar ambientalmente as pessoas, estimulando assim, a consciência ecológica. A Educação Ambiental é debatida há décadas atrás, sendo cristalizada em 1977 na Conferência de Tbilisi - Geórgia, antiga União Soviética. No Brasil, foi concebida na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), tendo seus ideais concretizados em 1988 na nossa Constituição Federal. Somente em 1999, com a Lei nº 9.795, foi instituída efetivamente no rol de políticas públicas. Por ser formulada através de um enfoque holístico para agir de maneira transversal – atuando em diversas áreas de conhecimento – a interdisciplinaridade é verificada como elemento essencial. Com isso, chega-se a oportuna conclusão que a educação ambiental precisa se relacionar e dialogar com os meios de informação. Embora sejam campos diferentes, podem se completar. Enquanto a primeira, refere-se ao processo de aprendizado e mudanças de atitudes/comportamentos da sociedade direcionadas para conservação ambiental, a segunda se adéqua nesse contexto, dotada de capacidade de transmitir estes conhecimentos de conscientização e compreensão em grande proporção, em prol do meio ambiente.
id UFF-2_2b196f457115753cef3e9f801021ce46
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5290
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os meios de informação em prol da educação ambientalEducação ambientalInterdisciplinaridadeMeios de informaçãoEducação ambientalMeio de informaçãoInterdisciplinaridadeApesar de consubstanciar elemento essencial à existência de vida no planeta, a natureza se encontra num crescente processo de destruição, em virtude do olhar significativamente antropocêntrico, que insiste em sobrepor o homem em qualquer situação. Entretanto, para a natureza não funciona dessa forma, ela tem sua resposta e toda essa agressividade humana é insustentável, tendendo gerar consequências altamente prejudiciais e colocando em risco as gerações futuras juntamente com os demais seres viventes. Por isso, diversos movimentos ambientalistas se originaram ao longo dos anos e se estende até os dias atuais. O que se observa na sociedade é uma ignorância generalizada com relação às questões que envolvem o meio ambiente. Se a natureza nos fornece recursos fundamentais para que haja vida, não há lógica nas atitudes corriqueiras que deturpam o meio ecológico. Assim, se conclui que as informações providas de conhecimentos e saberes sobre a temática ambiental são restritas a uma pequena parcela da população, acima de tudo no Brasil. E demasiadas vezes, quando há a informação, não se estabelece uma compreensão razoável. Diante disso, a Educação Ambiental se apresenta como promovedora desses conhecimentos, a fim de educar ambientalmente as pessoas, estimulando assim, a consciência ecológica. A Educação Ambiental é debatida há décadas atrás, sendo cristalizada em 1977 na Conferência de Tbilisi - Geórgia, antiga União Soviética. No Brasil, foi concebida na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), tendo seus ideais concretizados em 1988 na nossa Constituição Federal. Somente em 1999, com a Lei nº 9.795, foi instituída efetivamente no rol de políticas públicas. Por ser formulada através de um enfoque holístico para agir de maneira transversal – atuando em diversas áreas de conhecimento – a interdisciplinaridade é verificada como elemento essencial. Com isso, chega-se a oportuna conclusão que a educação ambiental precisa se relacionar e dialogar com os meios de informação. Embora sejam campos diferentes, podem se completar. Enquanto a primeira, refere-se ao processo de aprendizado e mudanças de atitudes/comportamentos da sociedade direcionadas para conservação ambiental, a segunda se adéqua nesse contexto, dotada de capacidade de transmitir estes conhecimentos de conscientização e compreensão em grande proporção, em prol do meio ambiente.De Carli, Ana AliceAvzaradel, Pedro Curvello SaavedraFonte, Felipe de MeloFerreira, Alexandre Valente2017-11-21T17:21:31Z2017-11-21T17:21:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5290Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-12T17:27:05Zoai:app.uff.br:1/5290Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:01.191230Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os meios de informação em prol da educação ambiental
title Os meios de informação em prol da educação ambiental
spellingShingle Os meios de informação em prol da educação ambiental
Ferreira, Alexandre Valente
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Meios de informação
Educação ambiental
Meio de informação
Interdisciplinaridade
title_short Os meios de informação em prol da educação ambiental
title_full Os meios de informação em prol da educação ambiental
title_fullStr Os meios de informação em prol da educação ambiental
title_full_unstemmed Os meios de informação em prol da educação ambiental
title_sort Os meios de informação em prol da educação ambiental
author Ferreira, Alexandre Valente
author_facet Ferreira, Alexandre Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Carli, Ana Alice
Avzaradel, Pedro Curvello Saavedra
Fonte, Felipe de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alexandre Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Meios de informação
Educação ambiental
Meio de informação
Interdisciplinaridade
topic Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Meios de informação
Educação ambiental
Meio de informação
Interdisciplinaridade
description Apesar de consubstanciar elemento essencial à existência de vida no planeta, a natureza se encontra num crescente processo de destruição, em virtude do olhar significativamente antropocêntrico, que insiste em sobrepor o homem em qualquer situação. Entretanto, para a natureza não funciona dessa forma, ela tem sua resposta e toda essa agressividade humana é insustentável, tendendo gerar consequências altamente prejudiciais e colocando em risco as gerações futuras juntamente com os demais seres viventes. Por isso, diversos movimentos ambientalistas se originaram ao longo dos anos e se estende até os dias atuais. O que se observa na sociedade é uma ignorância generalizada com relação às questões que envolvem o meio ambiente. Se a natureza nos fornece recursos fundamentais para que haja vida, não há lógica nas atitudes corriqueiras que deturpam o meio ecológico. Assim, se conclui que as informações providas de conhecimentos e saberes sobre a temática ambiental são restritas a uma pequena parcela da população, acima de tudo no Brasil. E demasiadas vezes, quando há a informação, não se estabelece uma compreensão razoável. Diante disso, a Educação Ambiental se apresenta como promovedora desses conhecimentos, a fim de educar ambientalmente as pessoas, estimulando assim, a consciência ecológica. A Educação Ambiental é debatida há décadas atrás, sendo cristalizada em 1977 na Conferência de Tbilisi - Geórgia, antiga União Soviética. No Brasil, foi concebida na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), tendo seus ideais concretizados em 1988 na nossa Constituição Federal. Somente em 1999, com a Lei nº 9.795, foi instituída efetivamente no rol de políticas públicas. Por ser formulada através de um enfoque holístico para agir de maneira transversal – atuando em diversas áreas de conhecimento – a interdisciplinaridade é verificada como elemento essencial. Com isso, chega-se a oportuna conclusão que a educação ambiental precisa se relacionar e dialogar com os meios de informação. Embora sejam campos diferentes, podem se completar. Enquanto a primeira, refere-se ao processo de aprendizado e mudanças de atitudes/comportamentos da sociedade direcionadas para conservação ambiental, a segunda se adéqua nesse contexto, dotada de capacidade de transmitir estes conhecimentos de conscientização e compreensão em grande proporção, em prol do meio ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-21T17:21:31Z
2017-11-21T17:21:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5290
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5290
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823636218118144