Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33501
Resumo: Carregada de um passado escravocrata, a miscigenação no Brasil foi fruto da violência e do projeto de embranquecimento da população. Sob o “mito da democracia racial”, em que, supostamente, a partir dessa mistura racial, brancos e pretos seriam iguais, a figura do “pardo” surge como um laço simbólico. Entendendo se tratar de uma estratégia para a manutenção do racismo à brasileira e considerando a mídia como um agente criador e propagador de valores sociais, cabe a esta pesquisa bibliográfica investigar os efeitos de um processo histórico identificado: o não reconhecimento da identidade racial por grande parte da população de pardos, observando o papel da mídia neste processo. A exposição e análise da formação racial no Brasil, a construção identitária do negro e os dispositivos constitutivos da identidade foram bases para discorrer sobre as principais estratégias midiáticas para a manutenção do racismo à brasileira, bem como seus efeitos.
id UFF-2_2b1b03fe0fe9b3cf7778fa7bfb2ee0c6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33501
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?PardoNegroLimbo racialMídiaIdentidadeDiscriminação racialMídia (Publicidade)MiscegenationRacial limboRacismMediaIdentityCarregada de um passado escravocrata, a miscigenação no Brasil foi fruto da violência e do projeto de embranquecimento da população. Sob o “mito da democracia racial”, em que, supostamente, a partir dessa mistura racial, brancos e pretos seriam iguais, a figura do “pardo” surge como um laço simbólico. Entendendo se tratar de uma estratégia para a manutenção do racismo à brasileira e considerando a mídia como um agente criador e propagador de valores sociais, cabe a esta pesquisa bibliográfica investigar os efeitos de um processo histórico identificado: o não reconhecimento da identidade racial por grande parte da população de pardos, observando o papel da mídia neste processo. A exposição e análise da formação racial no Brasil, a construção identitária do negro e os dispositivos constitutivos da identidade foram bases para discorrer sobre as principais estratégias midiáticas para a manutenção do racismo à brasileira, bem como seus efeitos.Filled with a slavery background, miscegenation in Brazil was the result of violence and the whitening project of its population. Under the myth of “racial democracy”, in which, allegedly, white and black people would be equals based on this racial mixture, the figure of the “pardo” (light skin people) appears as a symbolic bond. Understanding this scenario as a strategy for the maintenance of a Brazilian type of racism and perceiving the media as an agent of creation and dissemination of social values, it is up to this paper to investigate the effects of a specific historical process: the non-recognition of racial identity by a significant part of the “pardo” population, observing the role of the media in this process. The presentation and analysis of racial formation in Brazil, the construction of black identity, and the identity constitutive devices were the basis for discussing the main media strategies for the maintenance of Brazilian racism and its effects.53 p.Silva, Geisa Rodrigues Leite daSaldanha, Patrícia GonçalvesInocêncio , Luana Ellen de SalesPinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza2024-07-22T16:22:27Z2024-07-22T16:22:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33501CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-22T16:22:31Zoai:app.uff.br:1/33501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:29.005293Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
title Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
spellingShingle Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
Pinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza
Pardo
Negro
Limbo racial
Mídia
Identidade
Discriminação racial
Mídia (Publicidade)
Miscegenation
Racial limbo
Racism
Media
Identity
title_short Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
title_full Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
title_fullStr Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
title_full_unstemmed Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
title_sort Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse?
author Pinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza
author_facet Pinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Geisa Rodrigues Leite da
Saldanha, Patrícia Gonçalves
Inocêncio , Luana Ellen de Sales
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pardo
Negro
Limbo racial
Mídia
Identidade
Discriminação racial
Mídia (Publicidade)
Miscegenation
Racial limbo
Racism
Media
Identity
topic Pardo
Negro
Limbo racial
Mídia
Identidade
Discriminação racial
Mídia (Publicidade)
Miscegenation
Racial limbo
Racism
Media
Identity
description Carregada de um passado escravocrata, a miscigenação no Brasil foi fruto da violência e do projeto de embranquecimento da população. Sob o “mito da democracia racial”, em que, supostamente, a partir dessa mistura racial, brancos e pretos seriam iguais, a figura do “pardo” surge como um laço simbólico. Entendendo se tratar de uma estratégia para a manutenção do racismo à brasileira e considerando a mídia como um agente criador e propagador de valores sociais, cabe a esta pesquisa bibliográfica investigar os efeitos de um processo histórico identificado: o não reconhecimento da identidade racial por grande parte da população de pardos, observando o papel da mídia neste processo. A exposição e análise da formação racial no Brasil, a construção identitária do negro e os dispositivos constitutivos da identidade foram bases para discorrer sobre as principais estratégias midiáticas para a manutenção do racismo à brasileira, bem como seus efeitos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-22T16:22:27Z
2024-07-22T16:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33501
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823675922448384