Uma metodologia para análise de personas baseada em clusterização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Caio Augusto Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23354
Resumo: O crescimento do mundo digital, principalmente devido às redes sociais, fez com que a publicidade alcançasse um número maior de pessoas em seus anúncios. Dessa forma, as empresas passaram a adotar uma estratégia de marketing generalista ineficaz que consome a verba publicitária com públicos para os quais a estratégia não faz sentido. Dessa forma, o investimento realizado é desperdiçado porque a estratégia tem um baixo potencial de retorno para o negócio. Assim, este trabalho tem como objetivo construir uma ferramenta capaz de automatizar a caracterização de persona, tornando possível identificar que uma empresa possui um público que pode ser dividido em diferentes personas e cada persona precisa ser trabalhada com estratégias de marketing diferenciadas. Para alcançar esse objetivo, este trabalho propõe a construção de uma metodologia baseada em um algoritmo que seja capaz de identificar as diferentes personas existentes em um negócio, e assim construir estratégias de marketing personalizadas para cada uma delas. A metodologia utiliza o algoritmo K-Médias (K-Means) para separar as personas. A metodologia é aplicada a um conjunto de dados disponível publicamente. Os resultados mostram ser possível a separação das personas. Para o conjunto de dados utilizado são obtidas 5 personas com características que permitem diferenciá-las, permitindo propor uma estratégia de marketing especifica para cada uma delas
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