Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturais |
id |
UFF-2_2c4fe3b1010e127b430628771e6a73ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15944 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporâneaInfância e naturezaArte contemporâneaArte e infânciaEducação infantilPrática pedagógicaInfânciaArteNaturezaPrática pedagógicaChildhood and natureContemporary artArt and childhoodChild educationPedagogical practiceEste trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturaisThis paper aims to reflect on the relationships between childhood, contemporary art and proposals involving nature and contact with all the richness of natural elements - earth, water, dry leaves, tree branches, flowers, stones, charcoal, among others - in early childhood education. In order to begin the embodiment of ideas and the proposed reflection, a narrative of the author's memories - from the child who went to the experiences of a kindergarten teacher - about the sensitive-aesthetic experiences in this path was woven. As basis for the discussions, the premises of childhood, pedagogical proposal and work axes raised by Resolution No. 5 of December 17, 2009, which establishes the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, are pointed as premises. Nature, art and childhood studies are also punctuated. In order to discuss possible ways of working with elements of nature, in dialogue with contemporary art, this analysis articulates data collected from portfolios organized by the author, related to the work developed in this context with children. The study reaffirms the knowledge of contemporary art as a potent instrument to generate experiences of a creative infantile universe, emphasizing the importance of an environment that invites children to full body exploration, in contact with natural elementsOstetto, Luciana EsmeraldaCosta, Letícia dos Santos Carvalho2020-11-15T18:44:39Z2020-11-15T18:44:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15944http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-26T18:08:00Zoai:app.uff.br:1/15944Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-26T18:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
title |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
spellingShingle |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea Costa, Letícia dos Santos Carvalho Infância e natureza Arte contemporânea Arte e infância Educação infantil Prática pedagógica Infância Arte Natureza Prática pedagógica Childhood and nature Contemporary art Art and childhood Child education Pedagogical practice |
title_short |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
title_full |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
title_fullStr |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
title_sort |
Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea |
author |
Costa, Letícia dos Santos Carvalho |
author_facet |
Costa, Letícia dos Santos Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ostetto, Luciana Esmeralda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Letícia dos Santos Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância e natureza Arte contemporânea Arte e infância Educação infantil Prática pedagógica Infância Arte Natureza Prática pedagógica Childhood and nature Contemporary art Art and childhood Child education Pedagogical practice |
topic |
Infância e natureza Arte contemporânea Arte e infância Educação infantil Prática pedagógica Infância Arte Natureza Prática pedagógica Childhood and nature Contemporary art Art and childhood Child education Pedagogical practice |
description |
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturais |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-11-15T18:44:39Z 2020-11-15T18:44:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053667071819776 |