Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Letícia dos Santos Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturais
id UFF-2_2c4fe3b1010e127b430628771e6a73ed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15944
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporâneaInfância e naturezaArte contemporâneaArte e infânciaEducação infantilPrática pedagógicaInfânciaArteNaturezaPrática pedagógicaChildhood and natureContemporary artArt and childhoodChild educationPedagogical practiceEste trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturaisThis paper aims to reflect on the relationships between childhood, contemporary art and proposals involving nature and contact with all the richness of natural elements - earth, water, dry leaves, tree branches, flowers, stones, charcoal, among others - in early childhood education. In order to begin the embodiment of ideas and the proposed reflection, a narrative of the author's memories - from the child who went to the experiences of a kindergarten teacher - about the sensitive-aesthetic experiences in this path was woven. As basis for the discussions, the premises of childhood, pedagogical proposal and work axes raised by Resolution No. 5 of December 17, 2009, which establishes the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, are pointed as premises. Nature, art and childhood studies are also punctuated. In order to discuss possible ways of working with elements of nature, in dialogue with contemporary art, this analysis articulates data collected from portfolios organized by the author, related to the work developed in this context with children. The study reaffirms the knowledge of contemporary art as a potent instrument to generate experiences of a creative infantile universe, emphasizing the importance of an environment that invites children to full body exploration, in contact with natural elementsOstetto, Luciana EsmeraldaCosta, Letícia dos Santos Carvalho2020-11-15T18:44:39Z2020-11-15T18:44:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15944http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-26T18:08:00Zoai:app.uff.br:1/15944Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-26T18:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
title Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
spellingShingle Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
Costa, Letícia dos Santos Carvalho
Infância e natureza
Arte contemporânea
Arte e infância
Educação infantil
Prática pedagógica
Infância
Arte
Natureza
Prática pedagógica
Childhood and nature
Contemporary art
Art and childhood
Child education
Pedagogical practice
title_short Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
title_full Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
title_fullStr Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
title_full_unstemmed Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
title_sort Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
author Costa, Letícia dos Santos Carvalho
author_facet Costa, Letícia dos Santos Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Letícia dos Santos Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Infância e natureza
Arte contemporânea
Arte e infância
Educação infantil
Prática pedagógica
Infância
Arte
Natureza
Prática pedagógica
Childhood and nature
Contemporary art
Art and childhood
Child education
Pedagogical practice
topic Infância e natureza
Arte contemporânea
Arte e infância
Educação infantil
Prática pedagógica
Infância
Arte
Natureza
Prática pedagógica
Childhood and nature
Contemporary art
Art and childhood
Child education
Pedagogical practice
description Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-15T18:44:39Z
2020-11-15T18:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838785499561984