Análise das manifestações patológicas no pós-obra de uma construção civil: um estudo de caso comparativo entre empreendimentos de baixo e alto padrão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Isabel Maria de Góes França
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31684
Resumo: O surgimento de problemas patológicos após a entrega de empreendimentos representa um grande desafio para as construtoras na atualidade. Nesse contexto, a assistência técnica no pós-obra desempenha um papel fundamental na satisfação das necessidades dos clientes. A eficácia desse processo é potencializada pela adoção de um sistema de gestão da qualidade e pela análise criteriosa dos casos pós-obra, gerando a redução desses problemas. O presente trabalho tem como propósito analisar as manifestações patológicas em empreendimentos de padrões distintos, comparando suas semelhanças e diferenças. A metodologia adotada envolve estudos de caso em duas construções localizadas no Rio de Janeiro, uma de alto padrão e outra de baixo padrão. Foram evidenciadas as manifestações patológicas mais frequentes, através do acesso aos registos de assistência técnica de ambas as empresas, associando-as às suas fases de origem. As análises compreenderam comparações entre os empreendimentos, destacando serviços com falhas recorrentes, como instalações hidrossanitárias e elétricas, revestimento cerâmico, revestimento interno e esquadrias de madeira e alumínio. As fases de execução e escolha do material são apontadas como as principais causadoras de problemas no pós-obra. Os resultados apontam que empreendimentos de baixo padrão tendem a ter problemas mais relacionados à funcionalidade dos itens construtivos, enquanto em empreendimentos de alto padrão, o acabamento é um item frequentemente visto. Além disso, o estudo confirma a subutilização dos dados pós-obra para aprimorar sistemas de gestão e destaca as deficiências em sistemas de gestão da qualidade como impactantes em ambos os casos.
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