Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayana de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientes
id UFF-2_383786f19f5d5e04b56c8522e147bd2e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27905
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidoresConsumoPandemiaComportamento do consumidorCompra onlineComércio eletrônicoConsumidorPandemiaConsumer behaviorConsumptionOnline shopPandemicEste trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientesThis work aims to verify the influence of the Covid-19 pandemic on consumers' online purchase decision. Due to the global situation of the Coronavirus (Covid-19) pandemic during 2020, there were significant changes in consumer behavior habits, one of which is the shift to the digital world. The study is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured interview script with a total of 15 respondents. The main results indicate that there was a significant change in the buying behavior of the interviewed consumers after the start of the pandemic, causing new online shopping habits to be acquired. The interviewees began to consume more online and their needs changed, starting to value more products seen as essential and necessary for the moment they are experiencing and began to make more conscious purchases47Paula, Renata Céli Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592Siqueira, Fabio do Nascimentolattes.cnpq.br/0307032456653783Cerchiaro, Isabel Balloussierlattes.cnpq.br/4706137345725086Silva, Mayana de Souza2023-02-16T13:45:29Z2023-02-16T13:45:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Mayana de Souza. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-16T13:45:33Zoai:app.uff.br:1/27905Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-16T13:45:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
title Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
spellingShingle Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
Silva, Mayana de Souza
Consumo
Pandemia
Comportamento do consumidor
Compra online
Comércio eletrônico
Consumidor
Pandemia
Consumer behavior
Consumption
Online shop
Pandemic
title_short Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
title_full Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
title_fullStr Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
title_full_unstemmed Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
title_sort Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
author Silva, Mayana de Souza
author_facet Silva, Mayana de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Renata Céli Moreira da Silva
http://lattes.cnpq.br/1059979897312592
Siqueira, Fabio do Nascimento
lattes.cnpq.br/0307032456653783
Cerchiaro, Isabel Balloussier
lattes.cnpq.br/4706137345725086
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Pandemia
Comportamento do consumidor
Compra online
Comércio eletrônico
Consumidor
Pandemia
Consumer behavior
Consumption
Online shop
Pandemic
topic Consumo
Pandemia
Comportamento do consumidor
Compra online
Comércio eletrônico
Consumidor
Pandemia
Consumer behavior
Consumption
Online shop
Pandemic
description Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-16T13:45:29Z
2023-02-16T13:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mayana de Souza. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905
identifier_str_mv SILVA, Mayana de Souza. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135476305395712