Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientes |
id |
UFF-2_383786f19f5d5e04b56c8522e147bd2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27905 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidoresConsumoPandemiaComportamento do consumidorCompra onlineComércio eletrônicoConsumidorPandemiaConsumer behaviorConsumptionOnline shopPandemicEste trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientesThis work aims to verify the influence of the Covid-19 pandemic on consumers' online purchase decision. Due to the global situation of the Coronavirus (Covid-19) pandemic during 2020, there were significant changes in consumer behavior habits, one of which is the shift to the digital world. The study is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured interview script with a total of 15 respondents. The main results indicate that there was a significant change in the buying behavior of the interviewed consumers after the start of the pandemic, causing new online shopping habits to be acquired. The interviewees began to consume more online and their needs changed, starting to value more products seen as essential and necessary for the moment they are experiencing and began to make more conscious purchases47Paula, Renata Céli Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592Siqueira, Fabio do Nascimentolattes.cnpq.br/0307032456653783Cerchiaro, Isabel Balloussierlattes.cnpq.br/4706137345725086Silva, Mayana de Souza2023-02-16T13:45:29Z2023-02-16T13:45:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Mayana de Souza. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-16T13:45:33Zoai:app.uff.br:1/27905Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-16T13:45:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
title |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
spellingShingle |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores Silva, Mayana de Souza Consumo Pandemia Comportamento do consumidor Compra online Comércio eletrônico Consumidor Pandemia Consumer behavior Consumption Online shop Pandemic |
title_short |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
title_full |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
title_fullStr |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
title_full_unstemmed |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
title_sort |
Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores |
author |
Silva, Mayana de Souza |
author_facet |
Silva, Mayana de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paula, Renata Céli Moreira da Silva http://lattes.cnpq.br/1059979897312592 Siqueira, Fabio do Nascimento lattes.cnpq.br/0307032456653783 Cerchiaro, Isabel Balloussier lattes.cnpq.br/4706137345725086 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mayana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Pandemia Comportamento do consumidor Compra online Comércio eletrônico Consumidor Pandemia Consumer behavior Consumption Online shop Pandemic |
topic |
Consumo Pandemia Comportamento do consumidor Compra online Comércio eletrônico Consumidor Pandemia Consumer behavior Consumption Online shop Pandemic |
description |
Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientes |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-16T13:45:29Z 2023-02-16T13:45:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Mayana de Souza. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mayana de Souza. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053776269475840 |