O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Viviane Lourenço
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28573
Resumo: A presente tese tem como principal tema de estudos o recorte temporal compreendido entre 1549 e 1556, da América portuguesa, época do período missionário na história do pensamento linguístico no Brasil, e da redação da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (ANCHIETA, 1595), de S. José de Anchieta, SJ (1534-1597), provavelmente escrita entre 1554 e 1556 (KALTNER, 2022). Nosso objetivo é analisar o contexto sob o qual a gramática de Anchieta foi escrita: as primeiras “escolas de ler e escrever” da colônia ultramarina de Portugal, organizadas por Pe. Manuel da Nóbrega, SJ (1517-1570), com uma comunidade de missionários e intérpretes que formavam o círculo intelectual de então. Esse círculo intelectual teve como missão principal a catequese e a educação humanística de crianças indígenas de cultura tupinambá, tendo tido como resultado o início da implantação do vernáculo português no contexto missionário, pela alfabetização latino-portuguesa intercultural. Nossa fundamentação teórica para o desenvolvimento dessas reflexões se dá pelos pressupostos da Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2013) e de sua linha de pesquisas da Linguística Missionária (ZWARTJES, 2011), em uma análise qualitativa de fontes documentais. A análise, dividida em duas partes, conta com o pensamento linguístico do humanista João de Barros (1496-1570), por suas obras: Cartinha com os Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) e Gramática da língua portuguesa (1540), influentes no clima intelectual do contexto delimitado e provável fonte para o ensino jesuítico na colônia; além da obra Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), pela qual analisamos as cartas jesuíticas do período em questão, que relatam as atividades das “escolas de ler e escrever”. A hipótese e tese por nós levantadas permitiram-nos buscar compreender os momentos iniciais de implantação do vernáculo português no que viria a ser o Brasil.
id UFF-2_2ca9608ea36f374149d680948a8a2136
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28573
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentistaHistoriografia da LinguísticaLinguística MissionáriaJoão de BarrosEscolas de ler e escreverHistoriografia linguísticaLinguística históricaMissionárioEscritaLeituraLíngua portuguesa - aspecto educacionalHistoriography of LinguisticsMissionary LinguisticsJoão de BarrosSchools of reading and writingA presente tese tem como principal tema de estudos o recorte temporal compreendido entre 1549 e 1556, da América portuguesa, época do período missionário na história do pensamento linguístico no Brasil, e da redação da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (ANCHIETA, 1595), de S. José de Anchieta, SJ (1534-1597), provavelmente escrita entre 1554 e 1556 (KALTNER, 2022). Nosso objetivo é analisar o contexto sob o qual a gramática de Anchieta foi escrita: as primeiras “escolas de ler e escrever” da colônia ultramarina de Portugal, organizadas por Pe. Manuel da Nóbrega, SJ (1517-1570), com uma comunidade de missionários e intérpretes que formavam o círculo intelectual de então. Esse círculo intelectual teve como missão principal a catequese e a educação humanística de crianças indígenas de cultura tupinambá, tendo tido como resultado o início da implantação do vernáculo português no contexto missionário, pela alfabetização latino-portuguesa intercultural. Nossa fundamentação teórica para o desenvolvimento dessas reflexões se dá pelos pressupostos da Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2013) e de sua linha de pesquisas da Linguística Missionária (ZWARTJES, 2011), em uma análise qualitativa de fontes documentais. A análise, dividida em duas partes, conta com o pensamento linguístico do humanista João de Barros (1496-1570), por suas obras: Cartinha com os Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) e Gramática da língua portuguesa (1540), influentes no clima intelectual do contexto delimitado e provável fonte para o ensino jesuítico na colônia; além da obra Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), pela qual analisamos as cartas jesuíticas do período em questão, que relatam as atividades das “escolas de ler e escrever”. A hipótese e tese por nós levantadas permitiram-nos buscar compreender os momentos iniciais de implantação do vernáculo português no que viria a ser o Brasil.This thesis has as its main subject of study the time frame between 1549 and 1556, in Portuguese America, the period of the missionary period in the history of linguistic thought in Brazil, and the writing of the Art of grammar of the most used language on the coast of Brazil (ANCHIETA, 1595), by S. José de Anchieta, SJ (1534-1597), probably written between 1554 and 1556 (KALTNER, 2022). My objective is to analyze the context in which Anchieta's grammar was written: the first "schools of reading and writing" of the overseas colony of Portugal, organized by Fr. Manuel da Nóbrega, SJ (1517-1570), with a community of missionaries and interpreters who formed the intellectual circle of the time. This intellectual circle had as its main mission the catechesis and humanistic education of indigenous children of tupinambá culture, resulting in the beginning of the implementation of the Portuguese vernacular in the missionary context, through intercultural Latin-Portuguese literacy. My theoretical foundation for the development of these reflections is based on the assumptions of the Historiography of Linguistics (SWIGGERS, 2013) and its line of research on Missionary Linguistics (ZWARTJES, 2011), in a qualitative analysis of documentary sources. In the first part of the thesis, I analyze the linguistic thought of the humanist João de Barros (1496-1570), through his works: Cartinha com Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) and Grammar of the Portuguese language (1540), very influential in the climate of opinion of the analyzed context and probable source for the Jesuit teaching in the overseas colony of the kingdom of Portugal, in the 16th century. In the second part of the thesis, based on the work Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), I analyze the Jesuit letters of the period in question, which report the activities of the “schools of reading and writing”, between 1549 and 1556, whose mentor was Nóbrega.The analysis, divided into two parts, relies on the linguistic thinking of the humanist João de Barros (1496-1570), through his works: Letter with the Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) and Grammar of the Portuguese language (1540), influential in the intellectual climate of the delimited context and probable source for Jesuit teaching in the colony; in addition to the work Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), through which we analyze the Jesuit letters of the period in question, which report the activities of the “schools of reading and writing”. The hypothesis and thesis raised by us allowed us to seek to understand the initial moments of implantation of the Portuguese vernacular in what would become Brazil.152 p.Kaltner, Leonardo FerreiraTeixeira, Viviane Lourenço2023-04-20T13:11:38Z2023-04-20T13:11:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Viviane Lourenço. O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28573CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-20T13:11:41Zoai:app.uff.br:1/28573Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-20T13:11:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
title O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
spellingShingle O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
Teixeira, Viviane Lourenço
Historiografia da Linguística
Linguística Missionária
João de Barros
Escolas de ler e escrever
Historiografia linguística
Linguística histórica
Missionário
Escrita
Leitura
Língua portuguesa - aspecto educacional
Historiography of Linguistics
Missionary Linguistics
João de Barros
Schools of reading and writing
title_short O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
title_full O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
title_fullStr O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
title_full_unstemmed O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
title_sort O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista
author Teixeira, Viviane Lourenço
author_facet Teixeira, Viviane Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaltner, Leonardo Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Viviane Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia da Linguística
Linguística Missionária
João de Barros
Escolas de ler e escrever
Historiografia linguística
Linguística histórica
Missionário
Escrita
Leitura
Língua portuguesa - aspecto educacional
Historiography of Linguistics
Missionary Linguistics
João de Barros
Schools of reading and writing
topic Historiografia da Linguística
Linguística Missionária
João de Barros
Escolas de ler e escrever
Historiografia linguística
Linguística histórica
Missionário
Escrita
Leitura
Língua portuguesa - aspecto educacional
Historiography of Linguistics
Missionary Linguistics
João de Barros
Schools of reading and writing
description A presente tese tem como principal tema de estudos o recorte temporal compreendido entre 1549 e 1556, da América portuguesa, época do período missionário na história do pensamento linguístico no Brasil, e da redação da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (ANCHIETA, 1595), de S. José de Anchieta, SJ (1534-1597), provavelmente escrita entre 1554 e 1556 (KALTNER, 2022). Nosso objetivo é analisar o contexto sob o qual a gramática de Anchieta foi escrita: as primeiras “escolas de ler e escrever” da colônia ultramarina de Portugal, organizadas por Pe. Manuel da Nóbrega, SJ (1517-1570), com uma comunidade de missionários e intérpretes que formavam o círculo intelectual de então. Esse círculo intelectual teve como missão principal a catequese e a educação humanística de crianças indígenas de cultura tupinambá, tendo tido como resultado o início da implantação do vernáculo português no contexto missionário, pela alfabetização latino-portuguesa intercultural. Nossa fundamentação teórica para o desenvolvimento dessas reflexões se dá pelos pressupostos da Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2013) e de sua linha de pesquisas da Linguística Missionária (ZWARTJES, 2011), em uma análise qualitativa de fontes documentais. A análise, dividida em duas partes, conta com o pensamento linguístico do humanista João de Barros (1496-1570), por suas obras: Cartinha com os Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) e Gramática da língua portuguesa (1540), influentes no clima intelectual do contexto delimitado e provável fonte para o ensino jesuítico na colônia; além da obra Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), pela qual analisamos as cartas jesuíticas do período em questão, que relatam as atividades das “escolas de ler e escrever”. A hipótese e tese por nós levantadas permitiram-nos buscar compreender os momentos iniciais de implantação do vernáculo português no que viria a ser o Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-20T13:11:38Z
2023-04-20T13:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Viviane Lourenço. O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28573
identifier_str_mv TEIXEIRA, Viviane Lourenço. O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838911453462528