Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lidiane dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3455
Resumo: Esta pesquisa tem por tema as avaliações em larga escala, especificamente o Programme for International Student Assessment (Pisa). Este exame é realizado trienalmente pela OCDE abarcando três “áreas do conhecimento”: Leitura, Matemática e Ciências. Centramos nossas análises nos relatórios brasileiros referentes à aplicação da prova de leitura nas edições de 2000 e 2009. Nesses documentos observamos características pertinentes aos Discursos Constituintes, conforme as investigações de Maingueneau (2008) e por meio deles, estabelecemos como objetivos: identificar os conhecimentos privilegiados pelo Pisa em seu exame; compreender as medidas usadas para aferir o “desempenho” dos alunos e analisar a relação entre o exame, as políticas públicas e o monitoramento dos sistemas educacionais. Para isso, recorremos às considerações de Maingueneau (1996), Daher e Sant’Anna (2002), Rocha e Gurgel (2002) sobre a leitura como enunciação. Assim, analisamos as matrizes de referência que orientam a formulação das questões da prova de leitura, cujo enfoque é o ato de ler como um processo cognitivo. Os resultados obtidos nesses exames são transformados em dados estatísticos e usados como norteadores de políticas públicas. Nesse sentido, são importantes as análises de Foucault (2008;2014) sobre Biopolítica, as ações de controle do Estado sobre sua população. Entendemos ser o exame Pisa, assim como outros exames em larga escala, ponto central de recentes políticas públicas educacionais, nas quais o Estado passa a ter a função de regular a educação pública em vez de promovê-la
id UFF-2_2d782c361e62b414493001fea11c1364
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3455
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?Discurso constituinteExameProdução de saberesRegulaçãoLeitura como enunciaçãoAnálise do discursoAvaliação educacionalDiscurso constituyenteExamenProducción de saberesRegulaciónLectura como enunciaciónEsta pesquisa tem por tema as avaliações em larga escala, especificamente o Programme for International Student Assessment (Pisa). Este exame é realizado trienalmente pela OCDE abarcando três “áreas do conhecimento”: Leitura, Matemática e Ciências. Centramos nossas análises nos relatórios brasileiros referentes à aplicação da prova de leitura nas edições de 2000 e 2009. Nesses documentos observamos características pertinentes aos Discursos Constituintes, conforme as investigações de Maingueneau (2008) e por meio deles, estabelecemos como objetivos: identificar os conhecimentos privilegiados pelo Pisa em seu exame; compreender as medidas usadas para aferir o “desempenho” dos alunos e analisar a relação entre o exame, as políticas públicas e o monitoramento dos sistemas educacionais. Para isso, recorremos às considerações de Maingueneau (1996), Daher e Sant’Anna (2002), Rocha e Gurgel (2002) sobre a leitura como enunciação. Assim, analisamos as matrizes de referência que orientam a formulação das questões da prova de leitura, cujo enfoque é o ato de ler como um processo cognitivo. Os resultados obtidos nesses exames são transformados em dados estatísticos e usados como norteadores de políticas públicas. Nesse sentido, são importantes as análises de Foucault (2008;2014) sobre Biopolítica, as ações de controle do Estado sobre sua população. Entendemos ser o exame Pisa, assim como outros exames em larga escala, ponto central de recentes políticas públicas educacionais, nas quais o Estado passa a ter a função de regular a educação pública em vez de promovê-laEsta investigación tiene por tema las evaluaciones en larga escala, específicamente el Programme for International Student Assessment (Pisa). Este examen se lleva a cabo trienalmente por OCDE y abarca tres “áreas del conocimiento”: Lectura, Matemáticas y Ciencias. Centramos nuestros análisis en los informes oficiales brasileños referentes a la aplicación da la prueba de lectura en las ediciones de los años 2000 y 2009. En esos documentos, observamos características pertinentes a los Discursos Constituyentes, de acuerdo con los aportes de Maingueneau (2008) y por medio de ellos, establecemos como objetivos: identificar los conocimientos privilegiados por Pisa en su examen; comprender las medidas usadas para aferir el “desempeño” de alumnos y analizar la relación entre el examen, las políticas públicas y la inspección de los sistemas educacionales. Para ello, buscamos las consideraciones de Maingueneau (1996), Daher y Sant’Anna (2002), Rocha y Gurgel (2002) sobre la lectura como enunciación. Así, analizamos las matrices de referencia que orientan la formulación de cuestiones para la prueba de lectura, cuyo enfoque es el acto de leer apenas como un proceso cognitivo. Los resultados obtenidos en esos exámenes son transformados en datos estadísticos y usados como orientadores de políticas públicas. En ese sentido, son importantes los análisis de Foucault (2008; 2014) sobre Biopolítica, las acciones de control del Estado sobre su población. Entendemos ser el examen Pisa, como otros exámenes en larga escala, punto central de recientes políticas públicas educacionales, en las cuales el Estado pasa a tener la función de regular la educación pública en lugar de promoverla160 f.Daher, Del CarmenDiez, Xoán Carlos LagaresRodrigues, Bruno Rêgo DeusdaráOliveira, Lidiane dos Santos2017-05-03T19:24:08Z2017-05-03T19:24:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3455CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T18:51:00Zoai:app.uff.br:1/3455Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T18:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
title Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
spellingShingle Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
Oliveira, Lidiane dos Santos
Discurso constituinte
Exame
Produção de saberes
Regulação
Leitura como enunciação
Análise do discurso
Avaliação educacional
Discurso constituyente
Examen
Producción de saberes
Regulación
Lectura como enunciación
title_short Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
title_full Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
title_fullStr Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
title_full_unstemmed Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
title_sort Aprendendo a ler o Pisa: avaliação ou produção de saberes?
author Oliveira, Lidiane dos Santos
author_facet Oliveira, Lidiane dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daher, Del Carmen
Diez, Xoán Carlos Lagares
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lidiane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso constituinte
Exame
Produção de saberes
Regulação
Leitura como enunciação
Análise do discurso
Avaliação educacional
Discurso constituyente
Examen
Producción de saberes
Regulación
Lectura como enunciación
topic Discurso constituinte
Exame
Produção de saberes
Regulação
Leitura como enunciação
Análise do discurso
Avaliação educacional
Discurso constituyente
Examen
Producción de saberes
Regulación
Lectura como enunciación
description Esta pesquisa tem por tema as avaliações em larga escala, especificamente o Programme for International Student Assessment (Pisa). Este exame é realizado trienalmente pela OCDE abarcando três “áreas do conhecimento”: Leitura, Matemática e Ciências. Centramos nossas análises nos relatórios brasileiros referentes à aplicação da prova de leitura nas edições de 2000 e 2009. Nesses documentos observamos características pertinentes aos Discursos Constituintes, conforme as investigações de Maingueneau (2008) e por meio deles, estabelecemos como objetivos: identificar os conhecimentos privilegiados pelo Pisa em seu exame; compreender as medidas usadas para aferir o “desempenho” dos alunos e analisar a relação entre o exame, as políticas públicas e o monitoramento dos sistemas educacionais. Para isso, recorremos às considerações de Maingueneau (1996), Daher e Sant’Anna (2002), Rocha e Gurgel (2002) sobre a leitura como enunciação. Assim, analisamos as matrizes de referência que orientam a formulação das questões da prova de leitura, cujo enfoque é o ato de ler como um processo cognitivo. Os resultados obtidos nesses exames são transformados em dados estatísticos e usados como norteadores de políticas públicas. Nesse sentido, são importantes as análises de Foucault (2008;2014) sobre Biopolítica, as ações de controle do Estado sobre sua população. Entendemos ser o exame Pisa, assim como outros exames em larga escala, ponto central de recentes políticas públicas educacionais, nas quais o Estado passa a ter a função de regular a educação pública em vez de promovê-la
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-05-03T19:24:08Z
2017-05-03T19:24:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3455
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838677095677952