Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5743 |
Resumo: | As mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial educacional destas ferramentas tecnológicas para o ensino de química, mais especificamente no uso de recursos audiovisuais no ensino de modelos atômicos. No entanto, existe grande quantidade de materiais multimídia e audiovisual, nem sempre bem utilizado, disponíveis nos meios informacionais que podem não corresponder às expectativas. Portanto, torna-se necessário além de uma discussão acerca do uso adequado das novas tecnologias, de modo a contribuir significativamente para o processo de aprendizagem, que se faça uma análise crítica destes vídeos para que possam ser usados em sala de aula. Teve-se como objetivo, coletar na rede de computadores (Internet) materiais audiovisuais, traçar uma análise crítica e por fim, propor uma sequência de utilização para o material abordado. Foram selecionados dez vídeos e a partir deles ressaltou-se tanto os pontos negativos quanto positivos de cada um e posteriormente, se sugeriu a utilização de parte destes vídeos em uma ordem especifica, valendo-se de diferentes abordagens para tornar o ensino de modelos atômicos mais envolvente e instigantes para os discentes |
id |
UFF-2_2dc7b270c54aacf1e6156b273876be2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5743 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise críticaTICVídeosModelos atômicosAnáliseEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemMultimeio - aspecto socialInternetRecurso didáticoComunicação audiovisualICTVideosAtomic modelsAnalysisAs mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial educacional destas ferramentas tecnológicas para o ensino de química, mais especificamente no uso de recursos audiovisuais no ensino de modelos atômicos. No entanto, existe grande quantidade de materiais multimídia e audiovisual, nem sempre bem utilizado, disponíveis nos meios informacionais que podem não corresponder às expectativas. Portanto, torna-se necessário além de uma discussão acerca do uso adequado das novas tecnologias, de modo a contribuir significativamente para o processo de aprendizagem, que se faça uma análise crítica destes vídeos para que possam ser usados em sala de aula. Teve-se como objetivo, coletar na rede de computadores (Internet) materiais audiovisuais, traçar uma análise crítica e por fim, propor uma sequência de utilização para o material abordado. Foram selecionados dez vídeos e a partir deles ressaltou-se tanto os pontos negativos quanto positivos de cada um e posteriormente, se sugeriu a utilização de parte destes vídeos em uma ordem especifica, valendo-se de diferentes abordagens para tornar o ensino de modelos atômicos mais envolvente e instigantes para os discentesThe social changes caused by the development of the information and communication technologies (ICT) in these past decades, leaves us in the middle of the called information society. The present work is based on the educational potential of technological tools for the chemistry teaching, and more specifically in the use of these e audiovisual resources in the teaching of atomic models. However, there is a large amount of multimedia and audiovisual materials, not always well used, available in the information media that may not match expectations. Therefore, it is necessary besides a discussion about the proper use of the new technologies, in order to contribute significantly to the learning process, that a critical analysis of these videos is done for an eventual use in classrooms. The objective of the work was to collect in the internet audiovisual materials, to carry out a critical analysis of them and, finally, to propose a sequence and a methodology of use for the covered material. Ten videos were selected and from them the negative and positive points were emphasized and later the use of part of these videos in a specific order was suggested, using different approaches to make the teaching of atomic models more involving and instigating for the studentsChacon, Eluzir PedrazziChinelli, Maura VenturaRibeiro, Carlos Magno RochaSilva, Pedro Henrique Luciano da2018-02-07T19:15:42Z2018-02-07T19:15:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5743http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:13:10Zoai:app.uff.br:1/5743Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T15:13:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
title |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
spellingShingle |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica Silva, Pedro Henrique Luciano da TIC Vídeos Modelos atômicos Análise Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Multimeio - aspecto social Internet Recurso didático Comunicação audiovisual ICT Videos Atomic models Analysis |
title_short |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
title_full |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
title_fullStr |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
title_full_unstemmed |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
title_sort |
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica |
author |
Silva, Pedro Henrique Luciano da |
author_facet |
Silva, Pedro Henrique Luciano da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chacon, Eluzir Pedrazzi Chinelli, Maura Ventura Ribeiro, Carlos Magno Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pedro Henrique Luciano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Vídeos Modelos atômicos Análise Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Multimeio - aspecto social Internet Recurso didático Comunicação audiovisual ICT Videos Atomic models Analysis |
topic |
TIC Vídeos Modelos atômicos Análise Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Multimeio - aspecto social Internet Recurso didático Comunicação audiovisual ICT Videos Atomic models Analysis |
description |
As mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial educacional destas ferramentas tecnológicas para o ensino de química, mais especificamente no uso de recursos audiovisuais no ensino de modelos atômicos. No entanto, existe grande quantidade de materiais multimídia e audiovisual, nem sempre bem utilizado, disponíveis nos meios informacionais que podem não corresponder às expectativas. Portanto, torna-se necessário além de uma discussão acerca do uso adequado das novas tecnologias, de modo a contribuir significativamente para o processo de aprendizagem, que se faça uma análise crítica destes vídeos para que possam ser usados em sala de aula. Teve-se como objetivo, coletar na rede de computadores (Internet) materiais audiovisuais, traçar uma análise crítica e por fim, propor uma sequência de utilização para o material abordado. Foram selecionados dez vídeos e a partir deles ressaltou-se tanto os pontos negativos quanto positivos de cada um e posteriormente, se sugeriu a utilização de parte destes vídeos em uma ordem especifica, valendo-se de diferentes abordagens para tornar o ensino de modelos atômicos mais envolvente e instigantes para os discentes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-07T19:15:42Z 2018-02-07T19:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5743 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135429775884288 |