Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Luciano da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5743
Resumo: As mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial educacional destas ferramentas tecnológicas para o ensino de química, mais especificamente no uso de recursos audiovisuais no ensino de modelos atômicos. No entanto, existe grande quantidade de materiais multimídia e audiovisual, nem sempre bem utilizado, disponíveis nos meios informacionais que podem não corresponder às expectativas. Portanto, torna-se necessário além de uma discussão acerca do uso adequado das novas tecnologias, de modo a contribuir significativamente para o processo de aprendizagem, que se faça uma análise crítica destes vídeos para que possam ser usados em sala de aula. Teve-se como objetivo, coletar na rede de computadores (Internet) materiais audiovisuais, traçar uma análise crítica e por fim, propor uma sequência de utilização para o material abordado. Foram selecionados dez vídeos e a partir deles ressaltou-se tanto os pontos negativos quanto positivos de cada um e posteriormente, se sugeriu a utilização de parte destes vídeos em uma ordem especifica, valendo-se de diferentes abordagens para tornar o ensino de modelos atômicos mais envolvente e instigantes para os discentes
id UFF-2_2dc7b270c54aacf1e6156b273876be2d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5743
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise críticaTICVídeosModelos atômicosAnáliseEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemMultimeio - aspecto socialInternetRecurso didáticoComunicação audiovisualICTVideosAtomic modelsAnalysisAs mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial educacional destas ferramentas tecnológicas para o ensino de química, mais especificamente no uso de recursos audiovisuais no ensino de modelos atômicos. No entanto, existe grande quantidade de materiais multimídia e audiovisual, nem sempre bem utilizado, disponíveis nos meios informacionais que podem não corresponder às expectativas. Portanto, torna-se necessário além de uma discussão acerca do uso adequado das novas tecnologias, de modo a contribuir significativamente para o processo de aprendizagem, que se faça uma análise crítica destes vídeos para que possam ser usados em sala de aula. Teve-se como objetivo, coletar na rede de computadores (Internet) materiais audiovisuais, traçar uma análise crítica e por fim, propor uma sequência de utilização para o material abordado. Foram selecionados dez vídeos e a partir deles ressaltou-se tanto os pontos negativos quanto positivos de cada um e posteriormente, se sugeriu a utilização de parte destes vídeos em uma ordem especifica, valendo-se de diferentes abordagens para tornar o ensino de modelos atômicos mais envolvente e instigantes para os discentesThe social changes caused by the development of the information and communication technologies (ICT) in these past decades, leaves us in the middle of the called information society. The present work is based on the educational potential of technological tools for the chemistry teaching, and more specifically in the use of these e audiovisual resources in the teaching of atomic models. However, there is a large amount of multimedia and audiovisual materials, not always well used, available in the information media that may not match expectations. Therefore, it is necessary besides a discussion about the proper use of the new technologies, in order to contribute significantly to the learning process, that a critical analysis of these videos is done for an eventual use in classrooms. The objective of the work was to collect in the internet audiovisual materials, to carry out a critical analysis of them and, finally, to propose a sequence and a methodology of use for the covered material. Ten videos were selected and from them the negative and positive points were emphasized and later the use of part of these videos in a specific order was suggested, using different approaches to make the teaching of atomic models more involving and instigating for the studentsChacon, Eluzir PedrazziChinelli, Maura VenturaRibeiro, Carlos Magno RochaSilva, Pedro Henrique Luciano da2018-02-07T19:15:42Z2018-02-07T19:15:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5743http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:13:10Zoai:app.uff.br:1/5743Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T15:13:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
title Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
spellingShingle Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
Silva, Pedro Henrique Luciano da
TIC
Vídeos
Modelos atômicos
Análise
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Multimeio - aspecto social
Internet
Recurso didático
Comunicação audiovisual
ICT
Videos
Atomic models
Analysis
title_short Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
title_full Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
title_fullStr Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
title_full_unstemmed Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
title_sort Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
author Silva, Pedro Henrique Luciano da
author_facet Silva, Pedro Henrique Luciano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
Chinelli, Maura Ventura
Ribeiro, Carlos Magno Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Henrique Luciano da
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Vídeos
Modelos atômicos
Análise
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Multimeio - aspecto social
Internet
Recurso didático
Comunicação audiovisual
ICT
Videos
Atomic models
Analysis
topic TIC
Vídeos
Modelos atômicos
Análise
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Multimeio - aspecto social
Internet
Recurso didático
Comunicação audiovisual
ICT
Videos
Atomic models
Analysis
description As mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial educacional destas ferramentas tecnológicas para o ensino de química, mais especificamente no uso de recursos audiovisuais no ensino de modelos atômicos. No entanto, existe grande quantidade de materiais multimídia e audiovisual, nem sempre bem utilizado, disponíveis nos meios informacionais que podem não corresponder às expectativas. Portanto, torna-se necessário além de uma discussão acerca do uso adequado das novas tecnologias, de modo a contribuir significativamente para o processo de aprendizagem, que se faça uma análise crítica destes vídeos para que possam ser usados em sala de aula. Teve-se como objetivo, coletar na rede de computadores (Internet) materiais audiovisuais, traçar uma análise crítica e por fim, propor uma sequência de utilização para o material abordado. Foram selecionados dez vídeos e a partir deles ressaltou-se tanto os pontos negativos quanto positivos de cada um e posteriormente, se sugeriu a utilização de parte destes vídeos em uma ordem especifica, valendo-se de diferentes abordagens para tornar o ensino de modelos atômicos mais envolvente e instigantes para os discentes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-07T19:15:42Z
2018-02-07T19:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5743
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135429775884288