Análise da rigidez torcional de um chassi de formula SAE com reforço de placas poliméricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koelblinger, Ighor Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24667
Resumo: Competições automotivas sempre buscam aumentar o desempenho dos carros através da melhora dos diversos subsistemas o compõem. Um destes subsistemas é a estrutura do carro que junto a suspenção devem suportar grandes esforços dinâmicos como também assegurar a manobrabilidade do veículo e assim sua segurança. Dentro do contexto da Fórmula SAE não é diferente, onde a competição tem como características um regulamento rígido que obriga as equipes a otimizar ao máximo todas as áreas do projeto. Em relação a estrutura do chassi é importante que este tenha uma rigidez adequada para que assegure a resistência aos diversos esforços aos quais é submetido. Mas também a rigidez e responsável pela performance do protótipo, a manobrabilidade, uma vez que um veículo mais rígido tem comportamento mais previsível e confiável, facilitando sua dirigibilidade. Neste sentido, um item que tem sido presente nos chassis das diferentes equipes para garantir um aumento de rigidez são as placas de reforço de aço soldadas ao chassi tubulado do protótipo. Diante deste cenário o presente trabalho apresenta a modelagem computacional de estes reforços em diferentes configurações geométricas utilizando placas de material compósito. Um chassi de Formula SAE é estudado destacando os ganhos trazidos pela introdução de estes reforços a rigidez do mesmo assim como são abordadas as características que placa de material polimérico traem ao projeto.
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