Análise da rigidez torcional de um chassi de formula SAE com reforço de placas poliméricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24667 |
Resumo: | Competições automotivas sempre buscam aumentar o desempenho dos carros através da melhora dos diversos subsistemas o compõem. Um destes subsistemas é a estrutura do carro que junto a suspenção devem suportar grandes esforços dinâmicos como também assegurar a manobrabilidade do veículo e assim sua segurança. Dentro do contexto da Fórmula SAE não é diferente, onde a competição tem como características um regulamento rígido que obriga as equipes a otimizar ao máximo todas as áreas do projeto. Em relação a estrutura do chassi é importante que este tenha uma rigidez adequada para que assegure a resistência aos diversos esforços aos quais é submetido. Mas também a rigidez e responsável pela performance do protótipo, a manobrabilidade, uma vez que um veículo mais rígido tem comportamento mais previsível e confiável, facilitando sua dirigibilidade. Neste sentido, um item que tem sido presente nos chassis das diferentes equipes para garantir um aumento de rigidez são as placas de reforço de aço soldadas ao chassi tubulado do protótipo. Diante deste cenário o presente trabalho apresenta a modelagem computacional de estes reforços em diferentes configurações geométricas utilizando placas de material compósito. Um chassi de Formula SAE é estudado destacando os ganhos trazidos pela introdução de estes reforços a rigidez do mesmo assim como são abordadas as características que placa de material polimérico traem ao projeto. |
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Análise da rigidez torcional de um chassi de formula SAE com reforço de placas poliméricasRigidez torcionalFormula SAEChassisChapas de reforçoAnálise estrutural (Engenharia)AutomobilismoAnálise de elemento finitoTorsional stiffnessReinforcement platesCompetições automotivas sempre buscam aumentar o desempenho dos carros através da melhora dos diversos subsistemas o compõem. Um destes subsistemas é a estrutura do carro que junto a suspenção devem suportar grandes esforços dinâmicos como também assegurar a manobrabilidade do veículo e assim sua segurança. Dentro do contexto da Fórmula SAE não é diferente, onde a competição tem como características um regulamento rígido que obriga as equipes a otimizar ao máximo todas as áreas do projeto. Em relação a estrutura do chassi é importante que este tenha uma rigidez adequada para que assegure a resistência aos diversos esforços aos quais é submetido. Mas também a rigidez e responsável pela performance do protótipo, a manobrabilidade, uma vez que um veículo mais rígido tem comportamento mais previsível e confiável, facilitando sua dirigibilidade. Neste sentido, um item que tem sido presente nos chassis das diferentes equipes para garantir um aumento de rigidez são as placas de reforço de aço soldadas ao chassi tubulado do protótipo. Diante deste cenário o presente trabalho apresenta a modelagem computacional de estes reforços em diferentes configurações geométricas utilizando placas de material compósito. Um chassi de Formula SAE é estudado destacando os ganhos trazidos pela introdução de estes reforços a rigidez do mesmo assim como são abordadas as características que placa de material polimérico traem ao projeto.Currently in high performance competitions it is essential to seek the best results at the lowest possible cost. Within the context of Formula SAE it is no different, the competition is characterized by strict regulations and limited resources, forcing competitors to optimize all areas of the project as much as possible. For a chassis, it is important to have good stiffness so that the vehicle can withstand the various efforts to which it is subjected, in addition to influencing the performance of the prototype, since a more rigid vehicle has a more predictable and reliable behavior, facilitating its drivability. An item that has been present in the chassis of different teams to guarantee an increase in rigidity are the steel reinforcement plates, which are welded to the prototype's tubular chassis. Therefore, the present work presents the computational analysis of a Formula SAE chassis highlighting the gains brought by the introduction of a reinforcement plate to its configuration, addressing the characteristics that a plate of polymeric material brings to the project. At the end of the work, chassis models using different configurations for the reinforcement plate are proposed and analyzed. Their results are compared with each other, so that a model that is more suitable for the needs of each project is proposed.79Bernadá, Gabriel Mario GuerraDomingues, Stella Maris PiresFigueiredo, Fabio da CostaKoelblinger, Ighor Alves2022-03-03T16:41:56Z2022-03-03T16:41:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKOELBLINGER, Ighor Alves. Análise da rigidez torcional de um chassi de formula SAE com reforço de placas poliméricas. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) -Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/24667CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-03T16:42:00Zoai:app.uff.br:1/24667Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:45.964562Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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