Análise de rigidez torcional de um chassis de Formula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, João Paulo Coutinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16135
Resumo: A importância da rigidez de um chassi está diretamente relacionada à capacidade do veículo de conseguir suportar os diversos esforços, sejam eles estáticos (oriundos de componentes fixados a estrutura) ou dinâmicos (resultado das perturbações decorrentes do trajeto percorrido). Além disso, a rigidez influencia a performance do veículo, visto que um veículo mais rígido, e dentro das condições estabelecidas em projeto, tem um comportamento mais previsível e confiável. O presente trabalho apresenta a análise computacional e experimental da rigidez torcional de um chassis de Formula SAE fabricado no ano de 2016, e também a análise computacional dos modos de vibração. Serão abordadas as principais características que influenciam a rigidez torcional de uma estrutura. Além disso, possíveis fontes de erro são discutidas, para que novas propostas de fabricação e modelagem sejam adotadas no futuro, visando reduzir as discrepâncias encontradas nos resultados. Ao final do trabalho, a partir da teoria de melhora da rigidez construída, diferentes modelos de chassis são propostos e analisados. Seus resultados são comparados com o modelo atual, para que seja proposto um novo modelo de chassi para o desenvolvimento da equipe
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