Análise da percepção da demanda do turismo em Petrópolis/RJ a partir do conceito de Destino Turístico Inteligente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondêgo, Lisia Christine Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26848
Resumo: Atualmente, com a expansão das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no cotidiano, nota-se um avanço relevante na utilização destes recursos para melhorar a qualidade de vida da população urbana. No âmbito do turismo, estes meios estão sendo estabelecidos para atender um novo do perfil de turistas que com seus smartphones e gadgets procuram destinos cada vez mais sustentáveis, integrados, tecnológicos, inclusivos, acessíveis e inteligentes. Assim, surge o conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), trazendo soluções para as adversidades já existentes decorrentes do crescimento urbano e visando a melhoria não só da experiência do visitante, mas também de instâncias de governança para que a população amplie as tomadas de decisão, impulsionando um planejamento estratégico para o avanço e competitividade do destino. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se o destino Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, é considerado um destino turístico inteligente por turistas que o visitaram nos anos de 2018 e 2019. A cidade foi avaliada por turistas de acordo com as dimensões de DTI: sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia e inovação, definidas no modelo teórico desenvolvido na Espanha pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGITTUR, 2016). A cidade de Petrópolis foi escolhida por sua relevância como destino turístico do estado e por ter implantado em 2017 o Projeto Destinos Turísticos Inteligentes. Para alcançar o objetivo pretendido foi aplicada uma pesquisa quantitativa do tipo survey a uma amostra de 303 turistas, com 255 respostas válidas. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas de estatística descritiva e para a análise das correlações entre as dimensões e a percepção de Petrópolis como um DTI, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados obtidos indicam que a dimensão na qual a cidade foi melhor avaliada por turistas foi a sustentabilidade e onde a cidade teve a avaliação mais fraca foi a acessibilidade. Logo, a partir da pesquisa, conclui-se que os investimentos realizados até o momento ainda não se traduziram em percepções favoráveis, necessitando de mais investimentos e planejamentos estratégicos para que o destino seja percebido pelos turistas como um destino turístico inteligente.
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Assim, surge o conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), trazendo soluções para as adversidades já existentes decorrentes do crescimento urbano e visando a melhoria não só da experiência do visitante, mas também de instâncias de governança para que a população amplie as tomadas de decisão, impulsionando um planejamento estratégico para o avanço e competitividade do destino. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se o destino Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, é considerado um destino turístico inteligente por turistas que o visitaram nos anos de 2018 e 2019. A cidade foi avaliada por turistas de acordo com as dimensões de DTI: sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia e inovação, definidas no modelo teórico desenvolvido na Espanha pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGITTUR, 2016). A cidade de Petrópolis foi escolhida por sua relevância como destino turístico do estado e por ter implantado em 2017 o Projeto Destinos Turísticos Inteligentes. Para alcançar o objetivo pretendido foi aplicada uma pesquisa quantitativa do tipo survey a uma amostra de 303 turistas, com 255 respostas válidas. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas de estatística descritiva e para a análise das correlações entre as dimensões e a percepção de Petrópolis como um DTI, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados obtidos indicam que a dimensão na qual a cidade foi melhor avaliada por turistas foi a sustentabilidade e onde a cidade teve a avaliação mais fraca foi a acessibilidade. Logo, a partir da pesquisa, conclui-se que os investimentos realizados até o momento ainda não se traduziram em percepções favoráveis, necessitando de mais investimentos e planejamentos estratégicos para que o destino seja percebido pelos turistas como um destino turístico inteligente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCurrently, with the expansion of information and communication technologies (TIC’s) in everyday life, there is a significant advance in the use of these resources to improve the quality of life of the urban population. In the field of tourism, these means are being established to meet a new profile of tourists who with their smartphones and gadgets seek increasingly sustainable, integrated, technological, inclusive, accessible and intelligent. The concept of Smart Tourism Destination (STD) appears, bringing solutions to the already existing adversities arising from urban growth and aiming to improve not only the visitor’s experience, but also instances of governance so that the population broadens decision-making, driving a strategic planning for the advancement and competitiveness of destiny. In this context, this research aims to verify whether the destination Petrópolis, in the state of Rio de Janeiro, is considered an intelligent tourist destination by tourists who visited it in 2018 and 2019. The city was evaluated by tourists according to the dimensions of STD: sustainability, accessibility, technology and innovation, defined defined in the theoretical model developed in Spain by the Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologias Turísticas (SEGITTUR, 2016). The city of Petropolis was chosen for its relevance as a tourist destination in the Rio de Janeiro state and for having implemented in 2017 the Intelligent Tourist Destinations Project. To achieve the intended objective, a quantitative survey of the survey type was applied to a sample of 303 tourists, with 255 valid responses. Data analysis was performed using descriptive statistical techniques and for the analysis of correlations between dimensions and the perception of Petropolis as a STD, Spearman's correlation coefficient was used. The results obtained indicate that the dimension in which the city was best rated by tourists was sustainability and where the city had the weakest rating was accessibility. Therefore, from the research, it is concluded that the investments made so far have not translated into favorable perceptions, requiring more investment and strategic planning so that the destination is perceived by tourists as a smart tourism destination.86 p.Mayer, Verônica FederMonteiro, João Evangelista DiasCavalheiro, Mariana BrandãoSousa, Adonai Teles de SiqueiraMonteiro, João Evangelista DiasMondêgo, Lisia Christine Oliveira2022-11-08T13:25:22Z2022-11-08T13:25:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONDÊGO, Lisia Christine Oliveira. Análise da percepção da demanda do turismo em Petrópolis/RJ a partir do conceito de Destino Turístico Inteligente. 2021. 86 f. 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