Análise dos métodos de controle e redução dos poluentes emitidos pelos motores de combustão interna no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, David Telerman Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16024
Resumo: Os motores de combustão interna (MCI) são máquinas térmicas que convertem a energia proveniente da combustão em energia mecânica. O MCI é considerado uma das invenções mais significativas do século passado, a qual teve um impacto significativo na sociedade, especialmente a mobilidade humana. Apesar de sua importância no mundo moderno, os poluentes resultantes do processo de combustão podem causar diversos problemas à saúde humana e ao meio ambiente. Essas emissões geram impactos ambientais em nível global (efeito estufa), regional (chuvas ácidas) e locais (poluição do ar e problemas respiratórios). Dessa forma, o aumento das emissões veiculares levou o PROCONVE (Programa Nacional de Controle da Poluição Veicular), que atua a partir do estabelecimento de limites de emissão máximos para veículos novos vendidos no país, a realizar medidas e regulamentações ambientais no país. Uma dessas ações foi a exigência de algumas soluções tecnológicas nos motores Diesel, as quais tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Nesse trabalho são apresentadas as principais regulamentações ambientais - em vigor no território nacional - relacionadas aos motores Diesel, bem como algumas das diversas propostas dos programas responsáveis pelo cumprimento delas. A descrição dos princípios de funcionamento de um motor de combustão interna e seus principais componentes também foi realizada, de modo a fornecer a fundamentação teórica do trabalho. Além disso, posteriormente, foi feita uma análise dos principais métodos de aperfeiçoamento dos motores Diesel em território nacional, os quais foram exigidos pelas “Fases P” do PROCONVE. Por fim, na conclusão, algumas considerações são realizadas em relação às vantagens e desvantagens dos métodos de controle e redução de poluentes no Brasil
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