Análise dos métodos de controle e redução dos poluentes emitidos pelos motores de combustão interna no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16024 |
Resumo: | Os motores de combustão interna (MCI) são máquinas térmicas que convertem a energia proveniente da combustão em energia mecânica. O MCI é considerado uma das invenções mais significativas do século passado, a qual teve um impacto significativo na sociedade, especialmente a mobilidade humana. Apesar de sua importância no mundo moderno, os poluentes resultantes do processo de combustão podem causar diversos problemas à saúde humana e ao meio ambiente. Essas emissões geram impactos ambientais em nível global (efeito estufa), regional (chuvas ácidas) e locais (poluição do ar e problemas respiratórios). Dessa forma, o aumento das emissões veiculares levou o PROCONVE (Programa Nacional de Controle da Poluição Veicular), que atua a partir do estabelecimento de limites de emissão máximos para veículos novos vendidos no país, a realizar medidas e regulamentações ambientais no país. Uma dessas ações foi a exigência de algumas soluções tecnológicas nos motores Diesel, as quais tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Nesse trabalho são apresentadas as principais regulamentações ambientais - em vigor no território nacional - relacionadas aos motores Diesel, bem como algumas das diversas propostas dos programas responsáveis pelo cumprimento delas. A descrição dos princípios de funcionamento de um motor de combustão interna e seus principais componentes também foi realizada, de modo a fornecer a fundamentação teórica do trabalho. Além disso, posteriormente, foi feita uma análise dos principais métodos de aperfeiçoamento dos motores Diesel em território nacional, os quais foram exigidos pelas “Fases P” do PROCONVE. Por fim, na conclusão, algumas considerações são realizadas em relação às vantagens e desvantagens dos métodos de controle e redução de poluentes no Brasil |
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Análise dos métodos de controle e redução dos poluentes emitidos pelos motores de combustão interna no BrasilMotores DieselPROCONVEMétodos de aperfeiçoamentoMotor de combustão internaPrograma de Controle da Poluição do Ar por Veículos AutomotoresControle de poluiçãoDiesel enginesImprovement methodsOs motores de combustão interna (MCI) são máquinas térmicas que convertem a energia proveniente da combustão em energia mecânica. O MCI é considerado uma das invenções mais significativas do século passado, a qual teve um impacto significativo na sociedade, especialmente a mobilidade humana. Apesar de sua importância no mundo moderno, os poluentes resultantes do processo de combustão podem causar diversos problemas à saúde humana e ao meio ambiente. Essas emissões geram impactos ambientais em nível global (efeito estufa), regional (chuvas ácidas) e locais (poluição do ar e problemas respiratórios). Dessa forma, o aumento das emissões veiculares levou o PROCONVE (Programa Nacional de Controle da Poluição Veicular), que atua a partir do estabelecimento de limites de emissão máximos para veículos novos vendidos no país, a realizar medidas e regulamentações ambientais no país. Uma dessas ações foi a exigência de algumas soluções tecnológicas nos motores Diesel, as quais tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Nesse trabalho são apresentadas as principais regulamentações ambientais - em vigor no território nacional - relacionadas aos motores Diesel, bem como algumas das diversas propostas dos programas responsáveis pelo cumprimento delas. A descrição dos princípios de funcionamento de um motor de combustão interna e seus principais componentes também foi realizada, de modo a fornecer a fundamentação teórica do trabalho. Além disso, posteriormente, foi feita uma análise dos principais métodos de aperfeiçoamento dos motores Diesel em território nacional, os quais foram exigidos pelas “Fases P” do PROCONVE. Por fim, na conclusão, algumas considerações são realizadas em relação às vantagens e desvantagens dos métodos de controle e redução de poluentes no BrasilInternal combustion engines (MCI) are thermal machines that convert the energy from combustion into mechanical energy. MCI is considered one of the most significant inventions of the last century, which promoted a significant impact on society, especially human mobility. Despite their importance in the modern world, pollutants resulting from the combustion process can cause various problems to human health and the environment. These emissions generate environmental impacts at global (greenhouse), regional (acid rain) and local (air pollution and respiratory problems) levels. Thus, the increase in vehicle emissions led the PROCONVE (National Program for Vehicle Pollution Control), which acts by establishing maximum emission limits for new vehicles sold in the country, to carry out environmental measures and regulations in the country. One of these actions was the demand for some technological solutions in diesel engines, which aims to reduce the emission of pollutants into the atmosphere. In this paper are presented the main environmental regulations - ruling in the national territory - related to diesel engines, as well as some of the various proposals of the programs responsible for their compliance. The description of the operating principles of an internal combustion engine and the main components was also performed, in order to provide the theoretical foundation of the work. In addition, later, an analysis was made of the main improvement methods of diesel engines in the national territory, which were required by PROCONVE “Phases”. Finally, in the conclusion, some considerations are made regarding the advantages and disadvantages of the control and reduction methods of pollutants in BrazilPedroza, Bruno CamposDomingues, Stella Maris PiresPardal, Juan ManuelPereira, David Telerman Pacheco2020-11-19T13:41:03Z2020-11-19T13:41:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, David Telerman Pacheco. Análise dos métodos de controle e redução dos poluentes emitidos pelos motores de combustão interna no Brasil. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16024CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T13:32:50Zoai:app.uff.br:1/16024Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:34.900590Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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