O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Alena Salgado de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10082
Resumo: A pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo.
id UFF-2_2eedad76b0ff18ce60039b1b8ae4423c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10082
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e NewsweekCarta do leitorOrientação argumentativaDialogismoSubjetividadeRecategorizaçãoAnálise do discursoCorrespondênciaLeitorSubjetividade na literaturaLetters to the editorArgumentative orientationDialogismSubjectivityRecategorizationA pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo.This research, in line with the sociointeractive perspective of reference, focuses on writer ́s subjective argumentative orientation in letters to the editor correlated to the processes of (re)categorizing written by Brazilian and American readers published in the weekly information magazines Veja and Newsweek. In the discursive community of such readers, the genre letter to the editor establishes a discursive space where readers can share their viewpoints and opinions regarding national and international themes that are depicted in the cover stories. Based on the premise that, in the letters to the editor, the target reader is twofold: an institutionalized reader (the publisher of the magazine) and a generic reader (everyone that reads the magazine), the point of view reflected on the argumentative orientation of the letters reflects both the editorialist ́s line of the magazine and the subjectivity of the writer. Thus, this study aims to examine the role the dialogism, subjectivity and the strategies of (re)categorizing play in terms of the argumentative intentions of the writer in the letters to the editor by comparing/contrasting the similarities and differences between the letters to the editor in Portuguese taken from Veja newsmagazine and their counterparts in English taken from Newsweek newsmagazine.335fJúdice, NorimarMonnerat, Rosane Santos MauroTrouche, Lygia Maria GonçalvesAlmeida, Patrícia Maria Campos deSantos, Adriano OliveiraDuarte, Andréa Lima BelfortRibeiro, Patrícia Ferreira NevesSá, Alena Salgado de2019-06-24T15:40:44Z2019-06-24T15:40:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10082http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T19:30:08Zoai:app.uff.br:1/10082Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-13T19:30:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
spellingShingle O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
Sá, Alena Salgado de
Carta do leitor
Orientação argumentativa
Dialogismo
Subjetividade
Recategorização
Análise do discurso
Correspondência
Leitor
Subjetividade na literatura
Letters to the editor
Argumentative orientation
Dialogism
Subjectivity
Recategorization
title_short O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_full O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_fullStr O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_full_unstemmed O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
title_sort O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek
author Sá, Alena Salgado de
author_facet Sá, Alena Salgado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júdice, Norimar
Monnerat, Rosane Santos Mauro
Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Almeida, Patrícia Maria Campos de
Santos, Adriano Oliveira
Duarte, Andréa Lima Belfort
Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Alena Salgado de
dc.subject.por.fl_str_mv Carta do leitor
Orientação argumentativa
Dialogismo
Subjetividade
Recategorização
Análise do discurso
Correspondência
Leitor
Subjetividade na literatura
Letters to the editor
Argumentative orientation
Dialogism
Subjectivity
Recategorization
topic Carta do leitor
Orientação argumentativa
Dialogismo
Subjetividade
Recategorização
Análise do discurso
Correspondência
Leitor
Subjetividade na literatura
Letters to the editor
Argumentative orientation
Dialogism
Subjectivity
Recategorization
description A pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-06-24T15:40:44Z
2019-06-24T15:40:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10082
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135445068316672