O gênero carta ao leitor: discurso e argumentação em Veja e Newsweek

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Alena Salgado de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2883
Resumo: A pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo
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