As virtudes cardeais em Tomás de Aquino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6797 |
Resumo: | Segundo Tomás de Aquino, as virtudes humanas são adquiridas por hábitos bons realizados constantemente. A virtude serve para distinguir um comportamento humano e consequentemente as suas experiências no modo de agir. A virtude é o aperfeiçoamento das atitudes humanas para o agir correto, segundo a regra da reta razão. Elas são classificadas como humanas adquiridas ou infusas. Será humana se proceder de uma atividade humana por meio de atos bons. Será infusa se proceder de um dom de Deus, pois a graça de Deus ultrapassa todos os limites humanas. As virtudes cardeais são aquelas que abrem a porta para todas as outras virtudes, elas são denominadas principais por serem as geradoras das outras virtudes. São classificadas cardeais a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. A primeira é a reta razão do agir, isto é, dispõe a razão e o discernimento para a escolha do bem e como melhor realizá-lo. A segunda denomina toda retidão que ajusta os atos humanos, desta maneira, estabelece harmonia e promove a igualdade em prol das pessoas e do bem comum. A terceira é toda constância da alma que assegura ao homem praticante do bem contra o ataque de qualquer mal. Por último, a temperança, é a virtude que modera a fascinação pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. |
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As virtudes cardeais em Tomás de AquinoVirtudesTomás de AquinoPrudênciaJustiçaFortalezaTemperançaTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274VirtudeComportamento humanoVirtuesThomas AquinasPrudenceJusticeFortitudeTemperanceSegundo Tomás de Aquino, as virtudes humanas são adquiridas por hábitos bons realizados constantemente. A virtude serve para distinguir um comportamento humano e consequentemente as suas experiências no modo de agir. A virtude é o aperfeiçoamento das atitudes humanas para o agir correto, segundo a regra da reta razão. Elas são classificadas como humanas adquiridas ou infusas. Será humana se proceder de uma atividade humana por meio de atos bons. Será infusa se proceder de um dom de Deus, pois a graça de Deus ultrapassa todos os limites humanas. As virtudes cardeais são aquelas que abrem a porta para todas as outras virtudes, elas são denominadas principais por serem as geradoras das outras virtudes. São classificadas cardeais a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. A primeira é a reta razão do agir, isto é, dispõe a razão e o discernimento para a escolha do bem e como melhor realizá-lo. A segunda denomina toda retidão que ajusta os atos humanos, desta maneira, estabelece harmonia e promove a igualdade em prol das pessoas e do bem comum. A terceira é toda constância da alma que assegura ao homem praticante do bem contra o ataque de qualquer mal. Por último, a temperança, é a virtude que modera a fascinação pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados.According to Thomas Aquinas, the human virtues are acquired by good habits carried out constantly. The virtue serves to distinguish a human behavior and consequently their experiences on how to act. The virtue is the improvement of the human attitudes to the act right, according to the rule of right reason. They are classified as human acquired or infused. Will be human carry a human activity through good actions. Will be infused if it proceed from a gift of God, because the grace of God surpasses all human limits. The cardinal virtues are those that open the door to all other virtues, they are called main for they be the generating of the other virtues. Are classified cardinals prudence, justice, temperance and fortitude. The first is the right reason to act, that is, disposes the reason and discernment to choose good and how best to accomplish it. The second refers to all righteousness that adjusts the human acts, in this way, establishes harmony and promotes equality for the benefit of the people and the common good. The third is the virtue that moderates the fascination for the pleasures and seeks a balance in the use of created goods. Last, the fortress, is every constancy of the soul that assures the practicing man of the good against the attack of any evil.Faitanin, Paulo SérgioVeiga, BernardoSerra, Antonio AmaralPereira, Fabiana de Mello2018-06-21T16:35:55Z2018-06-21T16:35:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6797Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T19:03:04Zoai:app.uff.br:1/6797Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-13T19:03:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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