Mulher encarcerada: uma construção histórica e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tannure, Elisa Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33940
Resumo: As instituições prisionais, como quaisquer outras, são criadas e pensadas pelas pessoas e para as pessoas. Toda instituição reflete determinadas ideologias, não somente científicas, mas também sociais. Neste sentido, o presente trabalho pretendeu analisar o cenário do surgimento das primeiras penitenciarias femininas no país. Para tanto, contextualiza o cenário legislativo e punitivo da época, bem como os reflexos produzidos pela construção de um ideal feminino que não aceita a imagem da mulher delinquente, da mulher que foge do modelo padrão, o que acaba adiando e atrapalhando o desenvolvimento de um projeto carcerário feminino que ainda se mostra pouco desenvolvido. Ademais, analisa o material normativo internacional a que temos acesso nos dias de hoje e em que medida ele se torna expressivo na realidade penitenciária brasileira.
id UFF-2_2f67c711d510d40a510013fb60c4ff5d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33940
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mulher encarcerada: uma construção histórica e socialEncarceramento femininoPrimeiros presídios femininosEstereótipos de gêneroProjeto carcerárioDireito PenalInstituição penalCriminalidadeMulher prisioneiraAs instituições prisionais, como quaisquer outras, são criadas e pensadas pelas pessoas e para as pessoas. Toda instituição reflete determinadas ideologias, não somente científicas, mas também sociais. Neste sentido, o presente trabalho pretendeu analisar o cenário do surgimento das primeiras penitenciarias femininas no país. Para tanto, contextualiza o cenário legislativo e punitivo da época, bem como os reflexos produzidos pela construção de um ideal feminino que não aceita a imagem da mulher delinquente, da mulher que foge do modelo padrão, o que acaba adiando e atrapalhando o desenvolvimento de um projeto carcerário feminino que ainda se mostra pouco desenvolvido. Ademais, analisa o material normativo internacional a que temos acesso nos dias de hoje e em que medida ele se torna expressivo na realidade penitenciária brasileira.The prisons institutions are like any others, were been created and thought by people and for people. All institutions reflects certain ideologies, not only scientific, but also social. In this scenario, the present work intends to analyze the scenario of emergency in the very first female penitentiaries in the country. In order to do so, it contextualizes the legislative and punitive scenario of the time, as well as the reflexes produced by the construction of a feminine ideal that does not accept an image of the delinquent woman, the woman who lives out the expected standard model, which ends up delaying a development of a female prisoner project that is still underdeveloped. In addition, it analyzes the international normative material that enables our present day and in which goal it makes expressive in the Brazilian penitentiary reality.56 f.Costa, Rodrigo de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6333597350259846Moraes, Guilherme Braga Peña dehttp://lattes.cnpq.br/0017466571949740Ferreira, Gustavo Sampaio Telleshttp://lattes.cnpq.br/9430681419021468Tannure, Elisa Ramos2024-08-07T13:16:37Z2024-08-07T13:16:37Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTANNURE, Elisa Ramos. Mulher encarcerada: uma construção histórica e social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33940CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-07T13:16:41Zoai:app.uff.br:1/33940Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-07T13:16:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
title Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
spellingShingle Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
Tannure, Elisa Ramos
Encarceramento feminino
Primeiros presídios femininos
Estereótipos de gênero
Projeto carcerário
Direito Penal
Instituição penal
Criminalidade
Mulher prisioneira
title_short Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
title_full Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
title_fullStr Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
title_full_unstemmed Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
title_sort Mulher encarcerada: uma construção histórica e social
author Tannure, Elisa Ramos
author_facet Tannure, Elisa Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Rodrigo de Souza
http://lattes.cnpq.br/6333597350259846
Moraes, Guilherme Braga Peña de
http://lattes.cnpq.br/0017466571949740
Ferreira, Gustavo Sampaio Telles
http://lattes.cnpq.br/9430681419021468
dc.contributor.author.fl_str_mv Tannure, Elisa Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Encarceramento feminino
Primeiros presídios femininos
Estereótipos de gênero
Projeto carcerário
Direito Penal
Instituição penal
Criminalidade
Mulher prisioneira
topic Encarceramento feminino
Primeiros presídios femininos
Estereótipos de gênero
Projeto carcerário
Direito Penal
Instituição penal
Criminalidade
Mulher prisioneira
description As instituições prisionais, como quaisquer outras, são criadas e pensadas pelas pessoas e para as pessoas. Toda instituição reflete determinadas ideologias, não somente científicas, mas também sociais. Neste sentido, o presente trabalho pretendeu analisar o cenário do surgimento das primeiras penitenciarias femininas no país. Para tanto, contextualiza o cenário legislativo e punitivo da época, bem como os reflexos produzidos pela construção de um ideal feminino que não aceita a imagem da mulher delinquente, da mulher que foge do modelo padrão, o que acaba adiando e atrapalhando o desenvolvimento de um projeto carcerário feminino que ainda se mostra pouco desenvolvido. Ademais, analisa o material normativo internacional a que temos acesso nos dias de hoje e em que medida ele se torna expressivo na realidade penitenciária brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-07T13:16:37Z
2024-08-07T13:16:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TANNURE, Elisa Ramos. Mulher encarcerada: uma construção histórica e social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33940
identifier_str_mv TANNURE, Elisa Ramos. Mulher encarcerada: uma construção histórica e social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838719776915456