Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33919 |
Resumo: | A arte oleira faz parte da história de Itaboraí há mais de 400 anos. Se no passado, essa tradicional técnica era uma das bases da economia local, hoje se resume somente a economia familiar de autossustentação. Isso prova que, em algum momento, o ramo da cerâmica artesanal pertencente à cidade foi desvalorizado. Como consequência, os cidadãos perderam o vínculo com este tipo de arte e não a reconhecem como parte da autoestima da região. Diante deste panorama, o presente trabalho busca desenvolver um Planejamento de Campanha para a Associação Oleiros de Itaboraí com o objetivo central de resgatar a valorização da cerâmica artesanal, produzida no município, para o público interno da cidade. O público-alvo da campanha será dividido em três targets: os oleiros – associados ou não -, a população local e os comerciantes. Para tanto, foram utilizados os conceitos de Publicidade Comunitária e Social, já que buscamos utilizar a publicidade em um trabalho de cooperação e desenvolvimento do comércio local; e foi necessário envolver a sociedade para buscar formas de fortalecer a produção dos artesãos para gerar renda digna, além do vínculo do artesanato de barro como símbolo municipal. |
id |
UFF-2_300c83c2919a24dd29a39583693413eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33919 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanalArte oleiraItaboraíPlanejamento de campanhaAssociação oleiros de ItaboraíValorizaçãoPublicidade comunitáriaArtesanato brasileiroItaboraí (RJ)CerâmicaA arte oleira faz parte da história de Itaboraí há mais de 400 anos. Se no passado, essa tradicional técnica era uma das bases da economia local, hoje se resume somente a economia familiar de autossustentação. Isso prova que, em algum momento, o ramo da cerâmica artesanal pertencente à cidade foi desvalorizado. Como consequência, os cidadãos perderam o vínculo com este tipo de arte e não a reconhecem como parte da autoestima da região. Diante deste panorama, o presente trabalho busca desenvolver um Planejamento de Campanha para a Associação Oleiros de Itaboraí com o objetivo central de resgatar a valorização da cerâmica artesanal, produzida no município, para o público interno da cidade. O público-alvo da campanha será dividido em três targets: os oleiros – associados ou não -, a população local e os comerciantes. Para tanto, foram utilizados os conceitos de Publicidade Comunitária e Social, já que buscamos utilizar a publicidade em um trabalho de cooperação e desenvolvimento do comércio local; e foi necessário envolver a sociedade para buscar formas de fortalecer a produção dos artesãos para gerar renda digna, além do vínculo do artesanato de barro como símbolo municipal.59 p.Bastos, Pablo NabarreteRodrigues , GeisaSaldanha, PatríciaAlmeida, Beatriz Paiva de2024-08-06T12:36:42Z2024-08-06T12:36:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33919CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-06T12:36:46Zoai:app.uff.br:1/33919Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-06T12:36:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
title |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
spellingShingle |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal Almeida, Beatriz Paiva de Arte oleira Itaboraí Planejamento de campanha Associação oleiros de Itaboraí Valorização Publicidade comunitária Artesanato brasileiro Itaboraí (RJ) Cerâmica |
title_short |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
title_full |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
title_fullStr |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
title_full_unstemmed |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
title_sort |
Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal |
author |
Almeida, Beatriz Paiva de |
author_facet |
Almeida, Beatriz Paiva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Pablo Nabarrete Rodrigues , Geisa Saldanha, Patrícia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Beatriz Paiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte oleira Itaboraí Planejamento de campanha Associação oleiros de Itaboraí Valorização Publicidade comunitária Artesanato brasileiro Itaboraí (RJ) Cerâmica |
topic |
Arte oleira Itaboraí Planejamento de campanha Associação oleiros de Itaboraí Valorização Publicidade comunitária Artesanato brasileiro Itaboraí (RJ) Cerâmica |
description |
A arte oleira faz parte da história de Itaboraí há mais de 400 anos. Se no passado, essa tradicional técnica era uma das bases da economia local, hoje se resume somente a economia familiar de autossustentação. Isso prova que, em algum momento, o ramo da cerâmica artesanal pertencente à cidade foi desvalorizado. Como consequência, os cidadãos perderam o vínculo com este tipo de arte e não a reconhecem como parte da autoestima da região. Diante deste panorama, o presente trabalho busca desenvolver um Planejamento de Campanha para a Associação Oleiros de Itaboraí com o objetivo central de resgatar a valorização da cerâmica artesanal, produzida no município, para o público interno da cidade. O público-alvo da campanha será dividido em três targets: os oleiros – associados ou não -, a população local e os comerciantes. Para tanto, foram utilizados os conceitos de Publicidade Comunitária e Social, já que buscamos utilizar a publicidade em um trabalho de cooperação e desenvolvimento do comércio local; e foi necessário envolver a sociedade para buscar formas de fortalecer a produção dos artesãos para gerar renda digna, além do vínculo do artesanato de barro como símbolo municipal. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-06T12:36:42Z 2024-08-06T12:36:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33919 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838762707714048 |