Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Paiva de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33919
Resumo: A arte oleira faz parte da história de Itaboraí há mais de 400 anos. Se no passado, essa tradicional técnica era uma das bases da economia local, hoje se resume somente a economia familiar de autossustentação. Isso prova que, em algum momento, o ramo da cerâmica artesanal pertencente à cidade foi desvalorizado. Como consequência, os cidadãos perderam o vínculo com este tipo de arte e não a reconhecem como parte da autoestima da região. Diante deste panorama, o presente trabalho busca desenvolver um Planejamento de Campanha para a Associação Oleiros de Itaboraí com o objetivo central de resgatar a valorização da cerâmica artesanal, produzida no município, para o público interno da cidade. O público-alvo da campanha será dividido em três targets: os oleiros – associados ou não -, a população local e os comerciantes. Para tanto, foram utilizados os conceitos de Publicidade Comunitária e Social, já que buscamos utilizar a publicidade em um trabalho de cooperação e desenvolvimento do comércio local; e foi necessário envolver a sociedade para buscar formas de fortalecer a produção dos artesãos para gerar renda digna, além do vínculo do artesanato de barro como símbolo municipal.
id UFF-2_300c83c2919a24dd29a39583693413eb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33919
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanalArte oleiraItaboraíPlanejamento de campanhaAssociação oleiros de ItaboraíValorizaçãoPublicidade comunitáriaArtesanato brasileiroItaboraí (RJ)CerâmicaA arte oleira faz parte da história de Itaboraí há mais de 400 anos. Se no passado, essa tradicional técnica era uma das bases da economia local, hoje se resume somente a economia familiar de autossustentação. Isso prova que, em algum momento, o ramo da cerâmica artesanal pertencente à cidade foi desvalorizado. Como consequência, os cidadãos perderam o vínculo com este tipo de arte e não a reconhecem como parte da autoestima da região. Diante deste panorama, o presente trabalho busca desenvolver um Planejamento de Campanha para a Associação Oleiros de Itaboraí com o objetivo central de resgatar a valorização da cerâmica artesanal, produzida no município, para o público interno da cidade. O público-alvo da campanha será dividido em três targets: os oleiros – associados ou não -, a população local e os comerciantes. Para tanto, foram utilizados os conceitos de Publicidade Comunitária e Social, já que buscamos utilizar a publicidade em um trabalho de cooperação e desenvolvimento do comércio local; e foi necessário envolver a sociedade para buscar formas de fortalecer a produção dos artesãos para gerar renda digna, além do vínculo do artesanato de barro como símbolo municipal.59 p.Bastos, Pablo NabarreteRodrigues , GeisaSaldanha, PatríciaAlmeida, Beatriz Paiva de2024-08-06T12:36:42Z2024-08-06T12:36:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33919CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-06T12:36:46Zoai:app.uff.br:1/33919Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-06T12:36:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
title Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
spellingShingle Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
Almeida, Beatriz Paiva de
Arte oleira
Itaboraí
Planejamento de campanha
Associação oleiros de Itaboraí
Valorização
Publicidade comunitária
Artesanato brasileiro
Itaboraí (RJ)
Cerâmica
title_short Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
title_full Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
title_fullStr Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
title_full_unstemmed Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
title_sort Planejamento de campanha para a associação oleiros de Itaboraí: valorização da cerâmica artesanal
author Almeida, Beatriz Paiva de
author_facet Almeida, Beatriz Paiva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Pablo Nabarrete
Rodrigues , Geisa
Saldanha, Patrícia
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Beatriz Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte oleira
Itaboraí
Planejamento de campanha
Associação oleiros de Itaboraí
Valorização
Publicidade comunitária
Artesanato brasileiro
Itaboraí (RJ)
Cerâmica
topic Arte oleira
Itaboraí
Planejamento de campanha
Associação oleiros de Itaboraí
Valorização
Publicidade comunitária
Artesanato brasileiro
Itaboraí (RJ)
Cerâmica
description A arte oleira faz parte da história de Itaboraí há mais de 400 anos. Se no passado, essa tradicional técnica era uma das bases da economia local, hoje se resume somente a economia familiar de autossustentação. Isso prova que, em algum momento, o ramo da cerâmica artesanal pertencente à cidade foi desvalorizado. Como consequência, os cidadãos perderam o vínculo com este tipo de arte e não a reconhecem como parte da autoestima da região. Diante deste panorama, o presente trabalho busca desenvolver um Planejamento de Campanha para a Associação Oleiros de Itaboraí com o objetivo central de resgatar a valorização da cerâmica artesanal, produzida no município, para o público interno da cidade. O público-alvo da campanha será dividido em três targets: os oleiros – associados ou não -, a população local e os comerciantes. Para tanto, foram utilizados os conceitos de Publicidade Comunitária e Social, já que buscamos utilizar a publicidade em um trabalho de cooperação e desenvolvimento do comércio local; e foi necessário envolver a sociedade para buscar formas de fortalecer a produção dos artesãos para gerar renda digna, além do vínculo do artesanato de barro como símbolo municipal.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-06T12:36:42Z
2024-08-06T12:36:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33919
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838762707714048