Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Samuel de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30473
Resumo: São notórias as citações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as habilidades financeiras requeridas para a formação do aluno da Educação Básica. Não obstante, essas habilidades e competências devem ser, a priori, do domínio de professores. Por outro lado, nem todos os Cursos de Licenciatura em Matemática fornecem tal formação aos seus graduandos. Nesse sentido, este Trabalho Final de Curso (TFC) pretende dar uma modesta contribuição para este processo de formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Com base na proposta de uma sequência didática de Educação Financeira, mediada por meio do uso de tecnologias e de atividades de Modelagem Matemática, realizam-se seminários sobre os temas em tela com professores de Matemática do Ensino Básico, alunos do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, curso destinado à formação continuada. Os resultados dessa experiência didática são relatados e avaliados pelo pesquisador e pelos próprios sujeitos da pesquisa, por meio de questionários e análises das atividades realizadas. A pesquisa aponta para maiores desafios direcionados a alunos e a professores diante do atual contexto e sugere um esforço nacional para a melhoria da formação do professor de Matemática em relação a esta temática.
id UFF-2_30a28a5bf618bd6b18de989b41349534
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30473
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de MatemáticaEducação FinanceiraModelagem MatemáticaTecnologias no Ensino de MatemáticaFormação Continuada de ProfessoresEducação básicaProfessor de MatemáticaEnsino de matemáticaFinancial EducationMathematical ModelingTechnologies in Mathematics EducationContinuing Teacher EducationSão notórias as citações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as habilidades financeiras requeridas para a formação do aluno da Educação Básica. Não obstante, essas habilidades e competências devem ser, a priori, do domínio de professores. Por outro lado, nem todos os Cursos de Licenciatura em Matemática fornecem tal formação aos seus graduandos. Nesse sentido, este Trabalho Final de Curso (TFC) pretende dar uma modesta contribuição para este processo de formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Com base na proposta de uma sequência didática de Educação Financeira, mediada por meio do uso de tecnologias e de atividades de Modelagem Matemática, realizam-se seminários sobre os temas em tela com professores de Matemática do Ensino Básico, alunos do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, curso destinado à formação continuada. Os resultados dessa experiência didática são relatados e avaliados pelo pesquisador e pelos próprios sujeitos da pesquisa, por meio de questionários e análises das atividades realizadas. A pesquisa aponta para maiores desafios direcionados a alunos e a professores diante do atual contexto e sugere um esforço nacional para a melhoria da formação do professor de Matemática em relação a esta temática.The citations of the Brazilian National Common Curricular Base (Its acronym in Portuguese is BNCC) on the required financial skills for basic education students are notorious. However, these skills and competencies should primarily be within the domain of teachers. On the other hand, not all Mathematics Teacher Education programs provide such training to their students. Therefore, this Undergraduate Thesis aims to make a modest contribution to the continuing education process of basic education mathematics teachers. Based on the proposal of a Financial Education didactic sequence, mediated through the use of technologies and Mathematical Modeling activities, seminars on the topics at hand are held with mathematics teachers from basic education, students of the Mathematics Teaching Specialization Course at the Institute of Mathematics and Statistics of the Federal Fluminense University for continuing education. The results of this didactic experience are reported and evaluated by the researcher and the research subjects themselves through questionnaires and analyses of the activities carried out. The research points to greater challenges faced by students and teachers in the current context and suggests a national effort to improve Mathematics teacher training on this topic.210 f.Rezende, Wanderley MouraCardoso, Samuel de Oliveira2023-09-20T18:51:15Z2023-09-20T18:51:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARDOSO, Samuel de Oliveira. Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de matemática. 2023. 210 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30473CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-20T18:51:19Zoai:app.uff.br:1/30473Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:15.493751Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
title Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
spellingShingle Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
Cardoso, Samuel de Oliveira
Educação Financeira
Modelagem Matemática
Tecnologias no Ensino de Matemática
Formação Continuada de Professores
Educação básica
Professor de Matemática
Ensino de matemática
Financial Education
Mathematical Modeling
Technologies in Mathematics Education
Continuing Teacher Education
title_short Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
title_full Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
title_fullStr Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
title_full_unstemmed Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
title_sort Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
author Cardoso, Samuel de Oliveira
author_facet Cardoso, Samuel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Wanderley Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Samuel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Modelagem Matemática
Tecnologias no Ensino de Matemática
Formação Continuada de Professores
Educação básica
Professor de Matemática
Ensino de matemática
Financial Education
Mathematical Modeling
Technologies in Mathematics Education
Continuing Teacher Education
topic Educação Financeira
Modelagem Matemática
Tecnologias no Ensino de Matemática
Formação Continuada de Professores
Educação básica
Professor de Matemática
Ensino de matemática
Financial Education
Mathematical Modeling
Technologies in Mathematics Education
Continuing Teacher Education
description São notórias as citações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as habilidades financeiras requeridas para a formação do aluno da Educação Básica. Não obstante, essas habilidades e competências devem ser, a priori, do domínio de professores. Por outro lado, nem todos os Cursos de Licenciatura em Matemática fornecem tal formação aos seus graduandos. Nesse sentido, este Trabalho Final de Curso (TFC) pretende dar uma modesta contribuição para este processo de formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Com base na proposta de uma sequência didática de Educação Financeira, mediada por meio do uso de tecnologias e de atividades de Modelagem Matemática, realizam-se seminários sobre os temas em tela com professores de Matemática do Ensino Básico, alunos do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, curso destinado à formação continuada. Os resultados dessa experiência didática são relatados e avaliados pelo pesquisador e pelos próprios sujeitos da pesquisa, por meio de questionários e análises das atividades realizadas. A pesquisa aponta para maiores desafios direcionados a alunos e a professores diante do atual contexto e sugere um esforço nacional para a melhoria da formação do professor de Matemática em relação a esta temática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-20T18:51:15Z
2023-09-20T18:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Samuel de Oliveira. Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de matemática. 2023. 210 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30473
identifier_str_mv CARDOSO, Samuel de Oliveira. Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de matemática. 2023. 210 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823689595879424