A Invisibilidade do negro na história oficial de Miracema de 1936 a 1946
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11933 |
Resumo: | O presente trabalho originou-se da indagação de parte da população de Miracema a respeito da inserção do negro em sua história, nota-se que a cidade em questão vem tecendo uma história unilateral em todo esse tempo. Miracema ergue sua história começando de um povoado, e depois de configurações culturais e de tradição passou-se a ser distrito, e depois que ganha foros de independência e de cultura jurídica, econômica e educacional passa a ser uma cidade. Miracema percorreu todas essas etapas e só deixou para a contemporaneidade uma história não menos importantes, mas direcionadas as elites, história que chamaremos de oficial. No entanto, a história oral pode ajudar na compreensão da sua origem. Com isso buscou-se fazer uma análise sobre quais fatores nos levariam a entender o porquê dessa invisibilidade. Perpassamos toda a época educacional de Getúlio Vargas, época essa que se configura com o ano desse trabalho, e foi detectado que não houve incentivo à história do homem enquanto objeto de estudo, apenas investimentos nos ideais da burguesia industrial. Foram feitas três entrevistas para consolidar o que foi se pensado que o negro está invisível a história gerando um imenso transtorno por conta da falta de representatividade, ou seja, o aluno ou o cidadão negro não se vê na história e isso acaba num imenso desinteresse pela história local. Para não perpetuarmos com esse problema é necessário que seja feito um material para servir de a equipe pedagógica e aos professores e a inserção desse trabalho feito no projeto político pedagógico. A ideia também é trabalhar a produção de sentidos para que ao invés do aluno se deslocar para outras cidades, sem dizer que isso não seja importante, ele possa pesquisar em sua própria história |
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