O tom mais escuro: como a comunicação da indústria de cosméticos fortalece o colorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Paloma Chaga
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33582
Resumo: O trabalho aborda a questão do colorismo como “desdobramento” do racismo, bem como os efeitos do racismo na mídia, com foco na indústria de cosméticos brasileira. A pesquisa é dividida em duas partes, sendo a primeira focada na contextualização da configuração racial no Brasil, hierarquizada e racista, e a segunda no comportamento da mídia que, por sua vez, reproduz e reforça essa hierarquia, contribuindo para a manutenção de práticas racistas. É realizado estudo de caso comparativo entre marcas de maquiagem nacionais que através de suas condutas contribuem com o fortalecimento do colorismo e marcas direcionadas para o público negro que não as praticam.
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