CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta Júnior, Noerbeck
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18144
Resumo: In the world globalization of today, the perfect interaction between customer and supplier becomes a critical factor for success of the organizations. The Universities, not fleeing the rule, once that occurred a growth in the number of the higher level course in the world, where even the most traditional Universities, try to implement their courses distant from their seat. The preoccupation of the institutions is to provide a quality education, and the most indicated way to evaluate their services is through their customers, or, your student body. The problem is that these evaluations, many times don t correspond to the reality, once that presents distortions due the deficient knowledge and involvement of many appraisers. The use of the Method AHP - Analytic Hierarchy Process create a model that takes into account the criterions necessary to classify in a considered way the students body, so that can select the individuals more prepared to analyze the services and to apply performance indicators more appropriate to Universities.
id UFF-2_31ab2bee94f0f93ebe74957712f0277e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18144
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASOAvaliaçãoIndicadoresTomada de Decisão por Múltiplos CriteriosEvaluationIndicatorsMultiple Criteria Decision MakingCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOIn the world globalization of today, the perfect interaction between customer and supplier becomes a critical factor for success of the organizations. The Universities, not fleeing the rule, once that occurred a growth in the number of the higher level course in the world, where even the most traditional Universities, try to implement their courses distant from their seat. The preoccupation of the institutions is to provide a quality education, and the most indicated way to evaluate their services is through their customers, or, your student body. The problem is that these evaluations, many times don t correspond to the reality, once that presents distortions due the deficient knowledge and involvement of many appraisers. The use of the Method AHP - Analytic Hierarchy Process create a model that takes into account the criterions necessary to classify in a considered way the students body, so that can select the individuals more prepared to analyze the services and to apply performance indicators more appropriate to Universities.Universidade Federal FluminenseNo mundo globalizado de hoje a perfeita interação entre clientes e fornecedores se tornou um fator crítico de sucesso das organizações. As Instituições de Ensino Superior (IES) não fogem a regra, uma vez que ocorre um crescimento do número de cursos de nível superior no país, onde até as mais tradicionais IES procuram levar seus cursos até pontos distantes de suas sedes. Uma preocupação das instituições é de prover educação de qualidade, sendo que a forma mais indicada de avaliar seus serviços é através de seus clientes, ou seja, seu corpo discente. O problema é que tais avaliações muitas das vezes não condizem com a realidade uma vez que apresenta distorções devido à falta de conhecimento e envolvimento de muitos avaliadores. Essas distorções podem levar a IES a procedimentos que não vão agregar valor aos seus serviços. A utilização do Método AHP Analytic Hierarchy Process (Método de Análise Hierárquica) cria um modelo que leva em consideração os critérios necessários a classificar de maneira ponderada os discentes e assim poder selecionar os indivíduos mais preparados para analisar os serviços e aplicar indicadores de desempenho mais adequados a IES.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalGutierrez, Ruben HuamanchumoCPF:87745796322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=nullCosta, Helder GomesCPF:11133344422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=nullSouza, Cristina Gomes deCPF:89963142222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=nullMotta Júnior, Noerbeck2021-03-10T20:43:43Z2008-10-292021-03-10T20:43:43Z2007-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18144porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:43:43Zoai:app.uff.br:1/18144Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:29.379083Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
title CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Motta Júnior, Noerbeck
Avaliação
Indicadores
Tomada de Decisão por Múltiplos Criterios
Evaluation
Indicators
Multiple Criteria Decision Making
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
title_full CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
title_sort CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO SEGMENTADA DE TURMAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
author Motta Júnior, Noerbeck
author_facet Motta Júnior, Noerbeck
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gutierrez, Ruben Huamanchumo
CPF:87745796322
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null
Costa, Helder Gomes
CPF:11133344422
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null
Souza, Cristina Gomes de
CPF:89963142222
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta Júnior, Noerbeck
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Indicadores
Tomada de Decisão por Múltiplos Criterios
Evaluation
Indicators
Multiple Criteria Decision Making
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Avaliação
Indicadores
Tomada de Decisão por Múltiplos Criterios
Evaluation
Indicators
Multiple Criteria Decision Making
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description In the world globalization of today, the perfect interaction between customer and supplier becomes a critical factor for success of the organizations. The Universities, not fleeing the rule, once that occurred a growth in the number of the higher level course in the world, where even the most traditional Universities, try to implement their courses distant from their seat. The preoccupation of the institutions is to provide a quality education, and the most indicated way to evaluate their services is through their customers, or, your student body. The problem is that these evaluations, many times don t correspond to the reality, once that presents distortions due the deficient knowledge and involvement of many appraisers. The use of the Method AHP - Analytic Hierarchy Process create a model that takes into account the criterions necessary to classify in a considered way the students body, so that can select the individuals more prepared to analyze the services and to apply performance indicators more appropriate to Universities.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-12
2008-10-29
2021-03-10T20:43:43Z
2021-03-10T20:43:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18144
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823680303398912