O indivíduo de vida híbrida: uma análise das configurações de empreendedorismo acadêmico e dos modos de produção, difusão e comercialização do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Celso Fraga da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28059
http://dx.doi.org/10.22409/PPGAd.2019.m.01656969742
Resumo: A dissertação trata da problemática das transformações nos padrões da produção, difusão e comercialização do conhecimento científico que ocorreram no último quartil do século XX, devido à influência de paradigmas e tendências que visaram a transformar o modelo de universidade tradicional em universidade empreendedora. Essa discussão remonta a um debate sobre o modo 1 de produção, em que o conhecimento básico é produzido de forma independente de aplicações voltadas para a indústria, e o modo 2, em que o conhecimento é produzido no contexto das aplicações voltadas para a indústria. Na revisão da literatura, realizou-se uma discussão sobre o Novo Marco Legal da CT&I e o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), relacionando esses temas com a Abordagem Triple Helix – interação entre universidade, indústria e governo. Abordou-se, ainda, uma discussão sobre as tipologias de empreendedorismo acadêmico e o conceito de hibridismo acadêmico, por meio da análise de como essas configurações influenciam a visão dos acadêmicos sobre as formas de produção, difusão e comercialização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação fenomenológica e hermenêutica e com utilização da técnica amostral bola de neve para recrutamento dos entrevistados. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 15 acadêmicos de duas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, que, de alguma forma, exerceram ou tentaram exercer atividades de empreendedorismo acadêmico e/ou se autodeclaram empreendedores de acordo com suas representações cognitivas do fenômeno. Esses foram denominados indivíduos de vida híbrida. Optou-se pela utilização de entrevistas semiestruturadas conversacionais em profundidade, como a técnica de coleta de dados. A pesquisa foi guiada pela seguinte questão norteadora: como os indivíduos de vida híbrida se relacionam com os novos paradigmas, tendências e regulamentos que promovem uma maior interação entre a universidade, indústria e governo nas universidades públicas brasileiras? Esta questão central contou com o auxílio de três questões acessórias: a) como os chamados indivíduos de vida híbrida percebem e descrevem suas experiências como empreendedores acadêmicos?; b) quais são as barreiras que impedem a interação universidade-indústria-governo pela ótica do indivíduo de vida híbrida?; c) como os chamados indivíduos de vida híbrida percebem a influência do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação nas suas atividades? Na análise e discussão dos resultados da pesquisa, demonstrou-se o caminho percorrido pelos entrevistados à procura de respostas. As conclusões mais relevantes da pesquisa dão algumas pistas possíveis sobre os caminhos múltiplos e plurais do processo de produção, difusão e comercialização do conhecimento. Elas apontam, também, que, apesar do avanço, ainda existem barreiras na interação entre universidade, indústria e governo. Observou-se, ainda, que as possibilidades de implantação e operacionalização do Novo Marco Legal irão depender da aderência dos operadores jurídicos e cientistas acadêmicos ao novo regramento.
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Na revisão da literatura, realizou-se uma discussão sobre o Novo Marco Legal da CT&I e o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), relacionando esses temas com a Abordagem Triple Helix – interação entre universidade, indústria e governo. Abordou-se, ainda, uma discussão sobre as tipologias de empreendedorismo acadêmico e o conceito de hibridismo acadêmico, por meio da análise de como essas configurações influenciam a visão dos acadêmicos sobre as formas de produção, difusão e comercialização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação fenomenológica e hermenêutica e com utilização da técnica amostral bola de neve para recrutamento dos entrevistados. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 15 acadêmicos de duas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, que, de alguma forma, exerceram ou tentaram exercer atividades de empreendedorismo acadêmico e/ou se autodeclaram empreendedores de acordo com suas representações cognitivas do fenômeno. Esses foram denominados indivíduos de vida híbrida. Optou-se pela utilização de entrevistas semiestruturadas conversacionais em profundidade, como a técnica de coleta de dados. A pesquisa foi guiada pela seguinte questão norteadora: como os indivíduos de vida híbrida se relacionam com os novos paradigmas, tendências e regulamentos que promovem uma maior interação entre a universidade, indústria e governo nas universidades públicas brasileiras? Esta questão central contou com o auxílio de três questões acessórias: a) como os chamados indivíduos de vida híbrida percebem e descrevem suas experiências como empreendedores acadêmicos?; b) quais são as barreiras que impedem a interação universidade-indústria-governo pela ótica do indivíduo de vida híbrida?; c) como os chamados indivíduos de vida híbrida percebem a influência do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação nas suas atividades? Na análise e discussão dos resultados da pesquisa, demonstrou-se o caminho percorrido pelos entrevistados à procura de respostas. As conclusões mais relevantes da pesquisa dão algumas pistas possíveis sobre os caminhos múltiplos e plurais do processo de produção, difusão e comercialização do conhecimento. Elas apontam, também, que, apesar do avanço, ainda existem barreiras na interação entre universidade, indústria e governo. Observou-se, ainda, que as possibilidades de implantação e operacionalização do Novo Marco Legal irão depender da aderência dos operadores jurídicos e cientistas acadêmicos ao novo regramento.This dissertation addresses the issue of the transformation of the standards of production, diffusion and commercialization of scientific knowledge that occurred in the last quartile of the XX century, owing to the influence of paradigms and tendencies that aimed at transforming the traditional university model into the entrepreneur university model. Such discussion relates to a debate about the production mode 1, in which basic knowledge is produced irrespective of industry-oriented applications, and the production mode 2, in which knowledge is produced in the context of industry-oriented applications. In the literature review, a discussion on the New Legal Landmark for ST&I and the National System of Science, Technology and Innovation (NSSTI) relates these themes to the Triple Helix Approach – interaction among university, industry and government. In addition, a discussion on the typologies of academic entrepreneurship and the concept of academic hybridity was carried out, by means of the analysis of how such configurations influence how scholars view the ways of producing, diffusing and commercializing knowledge. This study consists of a qualitative research, of an exploratory character, which is oriented by phenomenology and hermeneutics, and applies the snowball sampling technique for recruiting the interviewees. The subjects of this research consisted of 15 scholars from two public universities of the state of Rio de Janeiro, who somehow perform or have tried to perform academic entrepreneurship activities and/or self-identify as entrepreneurs, according to their cognitive representations of the phenomenon. Such individuals have been named hybrid life individuals. We opted for carrying out in-depth conversational semi-structured interviews as a data collection technique. The research was guided by the following guiding question: how do the hybrid life individuals relate to the new paradigms, tendencies and regulations that promote a greater interaction among university, industry and government at the Brazilian public universities? This central question was supported by three accessory questions: a) how do the so-called hybrid life individuals perceive of and describe their experiences as academic entrepreneurs?; b) what are the barriers that impede the interaction university-industry-government from the perspective of the hybrid life individual?; c) how do the so-called hybrid life individuals view the influence of the New Legal Landmark for Science, Technology and Innovation in their activities? In the analysis and discussion of the research results, we demonstrated the path taken by the interviewees in search for answers. The most relevant conclusions of this research provide some possible clues regarding the multiple and plural ways in the process of production, diffusion andcommercialization of knowledge. These clues also point that, despite the advances, there are still barriers for the interaction among university, industry and government. It was also observed that the possibilities for implementing and operationalizing the New Legal Landmark will depend on the adherence by the legal operators and academic scientists to the new regulations.157 f.Renault, Thiago Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283Ramos Filho, Américo da Costahttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540Fonseca, Marcus Vinícius de Araújohttp://lattes.cnpq.br/7722873668622044Santos, Sérgio Ricardo Yates doshttp://lattes.cnpq.br/5234221967088652http://lattes.cnpq.br/5706372872802795Silva, Celso Fraga da2023-03-06T15:58:04Z2023-03-06T15:58:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Celso Fraga da. O indivíduo de vida híbrida: uma análise das configurações de empreendedorismo acadêmico e dos modos de produção, difusão e comercialização do conhecimento. 2019. 157 f. 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