Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27223 |
Resumo: | A presente pesquisa discutiu a educação escolar quilombola no contexto das lutas pelos direitos quilombolas no Brasil, tendo como campo duas comunidades quilombolas específicas, em duas escolas quilombolas no Estado do Espirito Santo. Nesse sentido, busquei retratar os dilemas de constituição dessa modalidade escolar que é a educação escolar quilombola, evidenciando as narrativas de três professoras quilombolas, quatro professoras não quilombolas do sistema municipal, e duas professoras da rede estadual não quilombolas que atuavam com a educação escolar quilombola, lideranças quilombolas e técnicos da gestão nas escolas quilombolas e na secretaria municipal de educação dos municípios, onde estão localizadas essas escolas. Buscou-se nessa tentativa evidenciar nas narrativas que as professoras falassem de suas próprias práticas com os sujeitos dessas escolas, crianças, jovens e adultos e no diálogo, destacando os desafios das professoras e as estratégias pedagógicas que elas construíram durante as aulas remotas e no retorno presencial, no contexto da pandemia de Covid 19 no Brasil. O contexto de pesquisa consistiu em duas unidades de ensino: uma delas situada no Norte do estado - EMEIEF “São Jorge”, localizada no quilombo “São Jorge”, município de São Mateus, e a outra no Sul – EMEIEF “Orci Batalha” no quilombo de Cacimbinha, no município de Presidente Kennedy. Com a pandemia, nossos objetivos foram reformulados levando em consideração o período de fechamento das escolas. Realizamos a pesquisa de forma online. Nesse sentido, nossos objetivos se concentraram em trazer para análise o universo da prática docente no ensino remoto; quais os desafios que as docentes das escolas quilombolas no período de pandemia enfrentaram e quais práticas educativas foram realizadas. A metodologia foi orientada pela revisão bibliográfica, análise documental, além do uso de questionários e reuniões online para obter as informações relevantes para a pesquisa. Os resultados obtidos nos deram elementos para composição dessa pesquisa. |
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Nesse sentido, busquei retratar os dilemas de constituição dessa modalidade escolar que é a educação escolar quilombola, evidenciando as narrativas de três professoras quilombolas, quatro professoras não quilombolas do sistema municipal, e duas professoras da rede estadual não quilombolas que atuavam com a educação escolar quilombola, lideranças quilombolas e técnicos da gestão nas escolas quilombolas e na secretaria municipal de educação dos municípios, onde estão localizadas essas escolas. Buscou-se nessa tentativa evidenciar nas narrativas que as professoras falassem de suas próprias práticas com os sujeitos dessas escolas, crianças, jovens e adultos e no diálogo, destacando os desafios das professoras e as estratégias pedagógicas que elas construíram durante as aulas remotas e no retorno presencial, no contexto da pandemia de Covid 19 no Brasil. O contexto de pesquisa consistiu em duas unidades de ensino: uma delas situada no Norte do estado - EMEIEF “São Jorge”, localizada no quilombo “São Jorge”, município de São Mateus, e a outra no Sul – EMEIEF “Orci Batalha” no quilombo de Cacimbinha, no município de Presidente Kennedy. Com a pandemia, nossos objetivos foram reformulados levando em consideração o período de fechamento das escolas. Realizamos a pesquisa de forma online. Nesse sentido, nossos objetivos se concentraram em trazer para análise o universo da prática docente no ensino remoto; quais os desafios que as docentes das escolas quilombolas no período de pandemia enfrentaram e quais práticas educativas foram realizadas. A metodologia foi orientada pela revisão bibliográfica, análise documental, além do uso de questionários e reuniões online para obter as informações relevantes para a pesquisa. Os resultados obtidos nos deram elementos para composição dessa pesquisa.The present research discussed quilombola school education in the context of the struggles for quilombola rights in Brazil, having as a field two specific quilombola communities, in two quilombola schools in the state of Espírito Santo. In this sense, I sought to portray the dilemmas of constitution of this school modality that is quilombola school education, highlighting the narratives of three quilombola teachers, four non-quilombola teachers from the municipal system, and two non-quilombola state school teachers who work with quilombola school education quilombola leaders and management actors in quilombola schools and in the municipal education department of the municipalities where these schools are located. In this attempt, it was sought to evidence in the narratives that the teachers talked about their own practices with the subjects of these schools, children, young people and adults and in the dialogue, highlighting the challenges of the teachers and the pedagogical strategies they built during the remote classes and in the return face-to-face, in the context of the Covid 19 pandemic in Brazil.. The research context consists of two teaching units: one located in the North of the state - EMEIEF "São Jorge" - located in the quilombo "São Jorge", municipality of São Mateus, and the other in the South - EMEIEF "Orci Batalha" in the Quilombo of Cacimbinha, in the municipality of Presidente Kennedy. With the pandemic, our goals were reformulated taking into account the period of school closures. We conducted a survey online. In this sense, our objectives focus on bringing to analysis the universe of teaching practice in remote teaching; what are the challenges that teachers of quilombola schools faced during the pandemic period and what educational practices were carried out. The methodology was guided by the literature review, in addition to the use of information and online meetings relevant to the research. The results obtained gave us elements for the composition of this research.201 p.Fantinato, Maria Cecilia de Castello BrancoPorto-Gonçalves, Carlos WalterCosta, Cláudio Fernandes daGomes, Nilma LinoCandau, Vera Maria FerrãoPassos, Mailsa Carla PintoSerafim, Olindina Cirilo Nascimento2022-12-12T12:21:24Z2022-12-12T12:21:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar. 2022. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27223CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-02T14:04:58Zoai:app.uff.br:1/27223Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-02T14:04:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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