Desenvolvimento de um jogo digital sobre redes de computadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25727 |
Resumo: | O jogo como uma atividade lúdica é uma prática que acompanha o indivíduo por toda a vida, desde a infância até a terceira idade. Associar o lazer com o aprender é uma forma de divertimento e promove situações onde o aluno aprende inconscientemente. Este trabalho tem como propósito criar um jogo digital sobre redes de computadores onde o objetivo é a diversão e fazer com que o jogador adquira conhecimento como consequência por estar imerso em um ambiente didático, onde suas escolhas podem levar a falhas e, para avançar no jogo, aprender as escolhas certas é essencial. O jogo explica alguns conceitos sobre as camadas da pilha de protocolos da Internet e também mostra como funcionam alguns serviços, como os protocolos DHCP e DNS da camada de aplicação, transmissão confiável, controle de fluxo e integridade da camada de transporte, broadcast e roteamento da camada de rede, tabela ARP e multiacesso da camada de enlace. A principal finalidade é ajudar o jogador no processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e divertida. |
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Desenvolvimento de um jogo digital sobre redes de computadoresDidáticoInternetJogoRedesPilha de protocolosDiversãoJogo educativoRede de computadoresProtocolos de comunicação de redesDidacticInternetGameNetworks Protocol stackFunO jogo como uma atividade lúdica é uma prática que acompanha o indivíduo por toda a vida, desde a infância até a terceira idade. Associar o lazer com o aprender é uma forma de divertimento e promove situações onde o aluno aprende inconscientemente. Este trabalho tem como propósito criar um jogo digital sobre redes de computadores onde o objetivo é a diversão e fazer com que o jogador adquira conhecimento como consequência por estar imerso em um ambiente didático, onde suas escolhas podem levar a falhas e, para avançar no jogo, aprender as escolhas certas é essencial. O jogo explica alguns conceitos sobre as camadas da pilha de protocolos da Internet e também mostra como funcionam alguns serviços, como os protocolos DHCP e DNS da camada de aplicação, transmissão confiável, controle de fluxo e integridade da camada de transporte, broadcast e roteamento da camada de rede, tabela ARP e multiacesso da camada de enlace. A principal finalidade é ajudar o jogador no processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e divertida.Gaming as a playful activity is a lifelong practice, from childhood to old age. Associating recreation with learning is a form of disengagement and promotes situations where the student unconsciously learns. The purpose of this work is to create a digital game about computer networks where the goal is fun and to make the player acquire knowledge as a result of being immersed in a didactic environment, where his/her choices can lead to failures and, to advance in the game, learning the right choices is essential. The game explains some concepts about the Internet protocol stack layers and also shows how some services work, such as application layer DHCP and DNS; transport layer reliable transmission, flow control, and integrity; network layer broadcast and routing; link layer ARP table and multiaccess. The main purpose is to help the player in the teaching-learning process in a playful and fun way.43 p.Clua, Esteban Walter GonzalezSeixas, FlávioPassos, Diego GimenezSantos, Bruno Cézar Paiva dosBaptista, Raphael Guizan Gonçalves2022-07-18T13:07:53Z2022-07-18T13:07:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Bruno Cézar Paiva dos; BAPTISTA, Raphael Guizan Gonçalves. Desenvolvimento de um jogo digital sobre redes de computadores. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25727CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-18T13:07:57Zoai:app.uff.br:1/25727Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:14.848267Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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