História do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise sobre as políticas de formação de professores e suas implicações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Yasmim Lemos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29196
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a história do curso de Pedagogia no Brasil à luz de suas jurisprudências, a fim de analisar as mudanças e intencionalidades voltadas à formação de professores e, consequentemente, entender qual rumo estão dando à docência em nosso país. Para isso, nos debruçamos no aprofundamento do tema por meio da pesquisa exploratória, fundamentada na investigação qualitativa sobre questões relevantes nos campos da formação docente e do currículo. Além disso, examinamos um importante documento que redefine a formação de professores no Brasil: a Resolução CNE/CP no2/2019 (BRASIL, 2019). A influência das políticas neoliberais na educação revela as intenções mercantilistas arquitetadas pelos grupos que comandam o campo educacional brasileiro. Concluímos que a trajetória histórica do curso de Pedagogia, no Brasil, revela controvérsias a respeito do processo de formação e atuação docentes atreladas à influência do currículo como um instrumento regulador de conteúdos e projeto político.
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