Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secco, Natália de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1197
Resumo: A competitividade de destinos turísticos pode ser entendida como um mecanismo de manutenção da longevidade e vigor da destinação no mercado turístico. Seu estudo torna-se relevante por investigar a capacidade de determinada destinação em competir no mercado no qual está inserida buscando formas de destacar-se da maioria. Esta pesquisa propõe o estudo da competitividade de destinos turísticos apoiando-se no modelo conceitual da gestão da competitividade de destinos turísticos, o calgary, proposto por Crouch (2007), ressaltando a relevância das vantagens competitivas e comparativas neste processo. Por meio de levantamento bibliográfico, a fundamentação teórica está respaldada na articulação do Sistema Nacional do Turismo descrevendo o perfil de política descentralizadora adotada pelo Brasil para que haja a compreensão da importância da atuação dos agentes sociais do turismo. Trazendo a responsabilidade da gestão do turismo para a governança local, são apresentados: o processo de construção da competitividade a partir da explanação do processo de marketing de destinos turísticos proposto pelo Ministério do Turismo, a descrição do modelo de competitividade adotado neste trabalho, bem como o uso dos cartões turísticos como um artifício de vantagens comparativas. Posteriormente, é avaliada a repercussão de tal processo na cidade do Rio de Janeiro, a partir da evolução das políticas públicas de turismo municipais das últimas duas décadas alcançando o plano estratégico vigente: pós 2016: o Rio mais integrado e competitivo 2013-2016. Em seguida é feito o mapeamento da realidade do turismo da cidade sob a ótica das vantagens comparativas. Conclui-se que a cidade ainda é pouco dotada de vantagens comparativas apoiando sua competitividade em vantagens competitivas, justificando a abordagem sobre o uso dos cartões turísticos e outros recursos facilitadores como alternativa de agregar valor à experiência vivenciada pelo visitante, o que resulta, portanto, no incremento à competitividade da destinação
id UFF-2_338d80ccac1b74c1876e19f51baee8d4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1197
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de JaneiroTurismoDestinos turísticosCompetitividadeVantagens comparativasRio de Janeiro, RJTurismoRio de Janeiro (RJ)CompetitividadeTourismTourist destinationsCompetitivenessComparative advantagesRio de Janeiro, RJA competitividade de destinos turísticos pode ser entendida como um mecanismo de manutenção da longevidade e vigor da destinação no mercado turístico. Seu estudo torna-se relevante por investigar a capacidade de determinada destinação em competir no mercado no qual está inserida buscando formas de destacar-se da maioria. Esta pesquisa propõe o estudo da competitividade de destinos turísticos apoiando-se no modelo conceitual da gestão da competitividade de destinos turísticos, o calgary, proposto por Crouch (2007), ressaltando a relevância das vantagens competitivas e comparativas neste processo. Por meio de levantamento bibliográfico, a fundamentação teórica está respaldada na articulação do Sistema Nacional do Turismo descrevendo o perfil de política descentralizadora adotada pelo Brasil para que haja a compreensão da importância da atuação dos agentes sociais do turismo. Trazendo a responsabilidade da gestão do turismo para a governança local, são apresentados: o processo de construção da competitividade a partir da explanação do processo de marketing de destinos turísticos proposto pelo Ministério do Turismo, a descrição do modelo de competitividade adotado neste trabalho, bem como o uso dos cartões turísticos como um artifício de vantagens comparativas. Posteriormente, é avaliada a repercussão de tal processo na cidade do Rio de Janeiro, a partir da evolução das políticas públicas de turismo municipais das últimas duas décadas alcançando o plano estratégico vigente: pós 2016: o Rio mais integrado e competitivo 2013-2016. Em seguida é feito o mapeamento da realidade do turismo da cidade sob a ótica das vantagens comparativas. Conclui-se que a cidade ainda é pouco dotada de vantagens comparativas apoiando sua competitividade em vantagens competitivas, justificando a abordagem sobre o uso dos cartões turísticos e outros recursos facilitadores como alternativa de agregar valor à experiência vivenciada pelo visitante, o que resulta, portanto, no incremento à competitividade da destinaçãoThe competitiveness of tourist destinations can be understood as a mechanism for maintaining the longevity and strength of the destination in the tourism market . This study is relevant to investigate the ability of a particular destination to compete in the market in which it operates seeking ways to jump up the majority. This research proposes to study the competitiveness of tourist destinations relying on the conceptual model of competitiveness management of tourist destinations, calgary, proposed by Crouch (2007), emphasizing the importance of competitive and comparative advantages in this process. Through literature review, the theoretical foundation is supported in the articulation of the National Tourism describing the profile of decentralization policy adopted by Brazil so that there is an understanding of the importance of the role of the social tourism. Bringing the responsibility of the management of tourism to the local governance, we have the process of building competitiveness from the explanation of the process of marketing tourist destinations proposed by the Ministry of Tourism, the description of the competitive model adopted in this work as well as the use of tourist cards as a marketing gimmick. Subsequently, it is assessed the repercussion of such a process in the city of Rio de Janeiro, from the evolution of public policies of municipal tourism of the past two decades reaching the current strategic plan: post 2016: Rio as a more integrated and competitive city 2013-2016 . Then the mapping of the reality of the city tourism from the perspective of comparative advantages is done. We conclude that the city is still poorly endowed with comparative advantages, focusing its competitiveness on competitive advantages, justifying the approach on the use of tourist cards and other facilitator resources as an alternative to add value to the visitor’s experience, which increases the competitiveness of the destinationFratucci, Aguinaldo CesarMachado, Marcello de Barros ToméMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaSecco, Natália de Souza2015-12-17T13:38:08Z2015-12-17T13:38:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1197CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T17:23:06Zoai:app.uff.br:1/1197Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:10.853186Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
title Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
Secco, Natália de Souza
Turismo
Destinos turísticos
Competitividade
Vantagens comparativas
Rio de Janeiro, RJ
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Competitividade
Tourism
Tourist destinations
Competitiveness
Comparative advantages
Rio de Janeiro, RJ
title_short Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
title_full Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
title_sort Competitividade de destinos turísticos sob a ótica das vantagens comparativas da cidade do Rio de Janeiro
author Secco, Natália de Souza
author_facet Secco, Natália de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fratucci, Aguinaldo Cesar
Machado, Marcello de Barros Tomé
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Secco, Natália de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Destinos turísticos
Competitividade
Vantagens comparativas
Rio de Janeiro, RJ
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Competitividade
Tourism
Tourist destinations
Competitiveness
Comparative advantages
Rio de Janeiro, RJ
topic Turismo
Destinos turísticos
Competitividade
Vantagens comparativas
Rio de Janeiro, RJ
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Competitividade
Tourism
Tourist destinations
Competitiveness
Comparative advantages
Rio de Janeiro, RJ
description A competitividade de destinos turísticos pode ser entendida como um mecanismo de manutenção da longevidade e vigor da destinação no mercado turístico. Seu estudo torna-se relevante por investigar a capacidade de determinada destinação em competir no mercado no qual está inserida buscando formas de destacar-se da maioria. Esta pesquisa propõe o estudo da competitividade de destinos turísticos apoiando-se no modelo conceitual da gestão da competitividade de destinos turísticos, o calgary, proposto por Crouch (2007), ressaltando a relevância das vantagens competitivas e comparativas neste processo. Por meio de levantamento bibliográfico, a fundamentação teórica está respaldada na articulação do Sistema Nacional do Turismo descrevendo o perfil de política descentralizadora adotada pelo Brasil para que haja a compreensão da importância da atuação dos agentes sociais do turismo. Trazendo a responsabilidade da gestão do turismo para a governança local, são apresentados: o processo de construção da competitividade a partir da explanação do processo de marketing de destinos turísticos proposto pelo Ministério do Turismo, a descrição do modelo de competitividade adotado neste trabalho, bem como o uso dos cartões turísticos como um artifício de vantagens comparativas. Posteriormente, é avaliada a repercussão de tal processo na cidade do Rio de Janeiro, a partir da evolução das políticas públicas de turismo municipais das últimas duas décadas alcançando o plano estratégico vigente: pós 2016: o Rio mais integrado e competitivo 2013-2016. Em seguida é feito o mapeamento da realidade do turismo da cidade sob a ótica das vantagens comparativas. Conclui-se que a cidade ainda é pouco dotada de vantagens comparativas apoiando sua competitividade em vantagens competitivas, justificando a abordagem sobre o uso dos cartões turísticos e outros recursos facilitadores como alternativa de agregar valor à experiência vivenciada pelo visitante, o que resulta, portanto, no incremento à competitividade da destinação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-17T13:38:08Z
2015-12-17T13:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1197
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823646081024000