O Potencial da Gamificação para Aumentar a Competitividade dos Destinos Turísticos: revisão de literatura baseada na Scopus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/118490 |
Resumo: | A gamificação surgiu com o propósito de gerar envolvimento, lealdade e, acima de tudo, proporcionar uma experiência marcante para turistas e visitantes. Em vista disso, os destinos turísticos tornaram-se mais sensíveis às oportunidades de criação de novos serviços e produtos gamificados na indústria do turismo. Nesse cenário, este artigo objetiva analisar os estudos científicos (teóricos e empíricos) sobre a gamificação aplicada ao turismo com a finalidade de identificar elementos que justifiquem o potencial da gamificação para gerar competitividade nos destinos turísticos. Para atingir o objetivo, executaram-se pesquisas eletrônicas na base de dados especializada Scopus, atingindo-se, ao término da pesquisa, um agregado de onze documentos científicos identificados como significativos para a abordagem deste estudo. Deste modo, esta revisão exploratória da literatura trouxe as seguintes conclusões: (1) identificação de tendências na literatura sobre gamificação no turismo; (2) autores e publicações que mais se destacam nessa área; (3) objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor; (4) o potencial da gamificação para a competitividade; e, por fim, (5) a indicação das abordagens metodológicas adotadas nos estudos analisados. Além disso, permitiu-se realizar uma síntese do conhecimento sobre a temática, o que possibilitou a percepção do que já se sabe sobre o tema e o que se precisa saber, além de apontar direções para investigações futuras e algumas limitações de investigações nessa área. |
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O Potencial da Gamificação para Aumentar a Competitividade dos Destinos Turísticos: revisão de literatura baseada na ScopusThe Potential of Gamification to Increase the Competitiveness of Tourist Destinations: literature review based on ScopusEl Potencial de Gamificación para Aumentar la Competitividad de Destinos Turísticos: revisión de la literatura basada en ScopusGamificationTourist destinationsCompetitivenessGamificaçãoDestinos turísticosCompetitividadeA gamificação surgiu com o propósito de gerar envolvimento, lealdade e, acima de tudo, proporcionar uma experiência marcante para turistas e visitantes. Em vista disso, os destinos turísticos tornaram-se mais sensíveis às oportunidades de criação de novos serviços e produtos gamificados na indústria do turismo. Nesse cenário, este artigo objetiva analisar os estudos científicos (teóricos e empíricos) sobre a gamificação aplicada ao turismo com a finalidade de identificar elementos que justifiquem o potencial da gamificação para gerar competitividade nos destinos turísticos. Para atingir o objetivo, executaram-se pesquisas eletrônicas na base de dados especializada Scopus, atingindo-se, ao término da pesquisa, um agregado de onze documentos científicos identificados como significativos para a abordagem deste estudo. Deste modo, esta revisão exploratória da literatura trouxe as seguintes conclusões: (1) identificação de tendências na literatura sobre gamificação no turismo; (2) autores e publicações que mais se destacam nessa área; (3) objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor; (4) o potencial da gamificação para a competitividade; e, por fim, (5) a indicação das abordagens metodológicas adotadas nos estudos analisados. Além disso, permitiu-se realizar uma síntese do conhecimento sobre a temática, o que possibilitou a percepção do que já se sabe sobre o tema e o que se precisa saber, além de apontar direções para investigações futuras e algumas limitações de investigações nessa área.Gamification has emerged with the purpose of generating involvement, loyalty and, above all, providing a remarkable experience for tourists and visitors. In view of this, tourist destinations have become more sensitive to the opportunities to create new services and gamified products in the tourism industry. In this scenario, this article aims to analyze the scientific studies (theoretical and empirical) on gamification applied to tourism in order to identify elements that justify the potential of gamification to generate competitiveness in tourist destinations. In order to achieve this goal, an electronic research was carried out in the specialized Scopus database, reaching, at the end of the research, an aggregate of eleven scientific documents identified as significant for the approach of this study. Thus, this exploratory review of the literature brought the following conclusions: (1) identification of trends in the literature on tourism gamification; (2) authors and publications that stand out most in this area; (3) goals, contexts, and approaches to gamification in the industry; (4) the potential of gamification for competitiveness; and, finally, (5) the indication of the methodological approaches adopted in the studies analyzed. In addition, it was possible to make a synthesis of the knowledge on the subject, which made possible the perception of what is already known about the subject and what one needs to know, besides pointing out directions for future investigations and some limitations of investigations in this area.La gamificación se acercó con el propósito de generar participación, la lealtad y sobre todo proporcionar una experiencia notable para los turistas y visitantes. La vista de esto, los destinos turísticos se han vuelto más sensibles a las oportunidades para crear nuevos servicios y productos en la industria gamificados turismo. En este escenario, este artículo tiene como objetivo analizar los estudios científicos (teóricos y empíricos sobre gamificación) aplicado en el turismo con el fin de identificar elementos de apoyo al potencial de gamificación para generar competitividad en los destinos turísticos. Para lograr el objetivo, que se llevaron a cabo investigaciones en una base de datos electrónica especializada, Scopus, de llegar al final de la investigación un total de once trabajos científicos indicados como significativos para el enfoque de este estudio. Por lo tanto, esta revisión sistemática de la literatura permitió a las siguientes conclusiones: (1) la identificación de las tendencias en la literatura sobre gamificación en el turismo; (2) autores y publicaciones que se destacan en este ámbito; (3) los objetivos, contextos y enfoques de gamificación en el sector; (4) el potencial de gamificación para la competitividad y, por último, (5) apunta hacia arriba los enfoques metodológicos adoptados en los estudios analizados. También permite realizar una síntesis de los conocimientos sobre el tema, dando la oportunidad de conocer lo que ya se sabe sobre el tema y lo que necesita saber, y señalar direcciones para futuras investigaciones y algunas limitaciones de la investigación en esta área.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/11849010.11606/issn.1984-4867.v28i1p91-111Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 1 (2017): Janeiro-Abril; 91-111Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 1 (2017): Janeiro-Abril; 91-111Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 1 (2017): Janeiro-Abril; 91-1111984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/118490/128211https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/118490/128212Copyright (c) 2017 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Viviane da SilvaVarum, Celeste Maria Dias AmorimEusébio, Celeste2017-05-11T11:45:17Zoai:revistas.usp.br:article/118490Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2017-05-11T11:45:17Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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