Revisão do plano de resíduos, instituto rumo náutico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7731 |
Resumo: | O presente estudo objetivou a revisão do plano de disposição dos resíduos gerados, realizado pelo Instituto Rumo Náutico, onde as principais tarefas foram, alcançar a correta disposição dos resíduos orgânicos ricos em nitrogênio (cozinha e lanche dos alunos) e ricos em carbono (folhas de varrição e resíduos de poda), aproveitando ao mesmo tempo, a inclusão dos alunos e funcionários no âmbito desta ação como uma ação de educação ambiental, com a realização de palestras e oficinas. Dentre as tecnologias existentes para reutilização do resíduo orgânico, biodigestores e incineradores, por exemplo, foi selecionado a utilização da compostagem, devido a espaços físicos já existentes na propriedade e pelo caráter educativo, pois é uma tecnologia de fácil disseminação. Desta forma foi elaborado, instalado, acompanhado e avaliado uma composteira de maiores dimensões, localizada na entrada do Instituto Rumo Náutico, e outra composteira, de menores dimensões (para aos períodos de alta e baixa de alunos, assim coo fluxo menor de resíduos de frutas), localizada na copa do próprio Instituto, como solução para a correta destinação desta classe de resíduos. O componente da educação ambiental, teve por objetivo, a inserção dos alunos e funcionários a prática da compostagem, para que estes se tornem percursores e disseminadores da tecnologia, e que recebam, através de palestras e oficinas, as ferramentas necessárias para implementar, em seu domicilio, o que foi aprendido, reduzindo assim, o volume de resíduos orgânicos gerados no âmbito em que o projeto se insere. |
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Revisão do plano de resíduos, instituto rumo náuticoResíduosComposteiraEducação ambientalResíduo orgânicoEducação ambientalCompostagemResiduesCompost pileEnvironmental EducationO presente estudo objetivou a revisão do plano de disposição dos resíduos gerados, realizado pelo Instituto Rumo Náutico, onde as principais tarefas foram, alcançar a correta disposição dos resíduos orgânicos ricos em nitrogênio (cozinha e lanche dos alunos) e ricos em carbono (folhas de varrição e resíduos de poda), aproveitando ao mesmo tempo, a inclusão dos alunos e funcionários no âmbito desta ação como uma ação de educação ambiental, com a realização de palestras e oficinas. Dentre as tecnologias existentes para reutilização do resíduo orgânico, biodigestores e incineradores, por exemplo, foi selecionado a utilização da compostagem, devido a espaços físicos já existentes na propriedade e pelo caráter educativo, pois é uma tecnologia de fácil disseminação. Desta forma foi elaborado, instalado, acompanhado e avaliado uma composteira de maiores dimensões, localizada na entrada do Instituto Rumo Náutico, e outra composteira, de menores dimensões (para aos períodos de alta e baixa de alunos, assim coo fluxo menor de resíduos de frutas), localizada na copa do próprio Instituto, como solução para a correta destinação desta classe de resíduos. O componente da educação ambiental, teve por objetivo, a inserção dos alunos e funcionários a prática da compostagem, para que estes se tornem percursores e disseminadores da tecnologia, e que recebam, através de palestras e oficinas, as ferramentas necessárias para implementar, em seu domicilio, o que foi aprendido, reduzindo assim, o volume de resíduos orgânicos gerados no âmbito em que o projeto se insere.The present work focused in revising the waste management plan of the Instituto Rumo Náutico, with the main goal to build up a correct destination for the nitrogen rich organic residues (kitchen and students’ snacks) and carbon rich (sweep residues and tree trimming), as part of a general plan on enrolling students and staff with an environmental education action, including lectures and workshops. Among the existing technologies for the correct destination of organic waste, biodigesters and incinerators for example, the use of composting was selected due to physical spaces already existing in the property and the educational character, since it is a technology that is easy to disseminate. In this sense, a larger compost pile, located at the entrance of the Rumo Náutico Institute, was installed and its operation accompanied, and another smaller composter (due and low students season a frits residues), located in the canopy of the Institute itself, as solution for the correct disposal of this class of waste. The objective of the environmental education component was to introduce students and staff to the practice of composting, with lectures and workshops, so that they become disseminators of the technology in their domicile, and by doing so in the region.NiteróiTeixeira, Marcos AlexandreCecchin, DaianeHamacher, Leonardo da SilvaRodrigues, Igor Jevaux Desmarais2018-10-04T14:30:53Z2018-10-04T14:30:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7731Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-04T20:19:39Zoai:app.uff.br:1/7731Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:55.455493Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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