A BUSCA DA SOBREVIVÊNCIA DE UM GRANDE FABRICANTE DE TUBOS DE AÇO, A PARTIR DA ADOÇÃO DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER: UM ESTUDO DE MÉTODO EXPERIMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrinha, Fernando Luiz Junger
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21342
Resumo: By definition, commodities are products and services that customers perceive to be exactly the same. A market becomes a commodity market if the suppliers choose not to differentiate themselves, either through their products/services, or through their brands. Companies that sell products such as, for example, steel tubes, tend to emphasize operations and sales over marketing, striving to unload as much inventory as possible at the prevailing market price. Viewing themselves as commodity producers, they particularly overlook the nonfunctional features of their products delivery speeds, after-sales service, distribution, pricing, customer servicing, segmentation, positioning and communication. The biggest challenge facing manufacturers is how to differentiate their commodity. In these markets the key to success towards a marketing strategy has to do with of the company in finding and capturing the value of intangible benefits and build strong brand names that can provide a kind of differentiation in the mind of consumers. Due to their experiences in a highly commodity-oriented market as well as in a highly globalised scenario, the company Apolo Steel Inc. The greatest domestic manufacturer of steel tubes opted for a management model turned to Porter s generic strategies. This study aims to analyze the adoption of these strategies, which were basically drawn out of two kinds of approach: focus and differentiation. The former prioritizes sales action with the galvanized products group, the most profitable one in their portfolio. The latter works towards a strong brand name. The relevance of this approach grows in a Cartesian sector, opposed to intangible questions such as the importance of a strong brand name to the company survival and perpetuation. At the same time, Apolo Steel Inc. contracted out IBOPE Institute of Research to gauge their performance and the domestic costumer s behavior, evaluating the influence of Porter s strategies in the effort together both with their brand name and in the segment of galvanized products
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Empresas que vendem produtos como, por exemplo, tubos de aço, costumam dar maior ênfase a suas operações industriais e até mesmo a suas vendas, esforçando-se somente com a venda de seus estoques, e deixando de lado as questões relacionadas ao marketing, o que acaba por estimular o mercado a base de preço. Observando-se o comportamento de muitas das industrias que atuam com produtos commodities, nota-se que elas tendem a negligenciar aspectos tidos como não funcionais de seus produtos entregas rápidas, serviço após a venda, distribuição, serviços aos clientes, segmentação, posicionamento e comunicação. O maior desafio dessas empresas é entender como diferenciar seu commodity. A chave para o sucesso de uma estratégia de marketing nesses mercados está relacionada à capacidade da empresa em achar e capturar o valor de um benefício intangível, e construir um nome de marca forte, que possa gerar um tipo de diferenciação na mente dos consumidores. Foi vivendo em um mercado percebido como sendo totalmente de commodity, e diante de um cenário altamente globalizado, que a empresa Apolo Produtos de Aço S.A., maior fabricante nacional de tubos de aço, optou, em seu planejamento estratégico, pelo modelo de gestão voltado para as estratégias genéricas de Porter. Esse estudo fundamenta-se em analisar a adoção dessas estratégias, que basicamente estiveram dirigidas por duas de suas abordagens: a focalização e a diferenciação. A primeira quando priorizou suas ações de vendas junto ao grupo de produtos galvanizados, o mais rentável em seu portifólio; a segunda e a mais importante delas, a diferenciação, através de um forte trabalho dirigido à sua marca. A relevância dessa abordagem aumenta diante de um setor cartesiano e avesso a questões intangíveis, como a importância de uma marca forte na perpetuação e sobrevivência de uma empresa. Paralelamente, a Apolo contratou o Instituto Ibope de Pesquisa, visando auferir sua performance e o comportamento do consumidor nacional, avaliando a influência das estratégias de Porter, diante do esforço realizado junto à sua marca e junto ao segmento de galvanizadosPrograma de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalFarias Filho, José Rodrigues deCPF:36601454320Zotes, Luis PerezCPF:65524873122Pedrinha, Fernando Luiz Junger2021-03-10T20:52:37Z2008-10-022021-03-10T20:52:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21342porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:52:37Zoai:app.uff.br:1/21342Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:57.622503Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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