O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Mariana Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15316
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender e analisar a prática docente relacionada ao uso de filmes por professores de sociologia do ensino médio. As experiências com os elementos do cinema podem ser vivenciadas de diversos modos, os usos que os professores fazem desse mecanismo artístico e cultural podem revelar muitas questões para se pensar a importância do cinema na educação e as dificuldades para sua efetivação na escola. Quais são os lugares que o cinema ocupa na construção de uma prática docente que deseja obtê-lo como objeto de análise dentro da escola e, no caso desta pesquisa, dentro das aulas de sociologia? Partindo dessa questão e do objetivo central da pesquisa, a metodologia escolhida foi a entrevista compreensiva. Foram entrevistados três professores de sociologia do ensino médio, integrados à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atuantes na cidade de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense. As análises realizadas também procuraram abrir um diálogo entre as experiências obtidas durante a construção da prática docente e os conceitos de capital cultural e imaginação sociológica. Considerou-se que os professores atribuem importância à utilização de filmes e a cultura do cinema na escola, porém o cenário atual ainda se mostra muito desigual no que diz respeito à qualidade e disponibilidade de funções e estruturas que permitam a efetivação do cinema no contexto escolar
id UFF-2_33cee8479be701af5b1c642c9327fded
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15316
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docenteEnsino de sociologiaCinemaPrática docenteSociology teachingMovie theaterTeaching PracticeEste trabalho tem como objetivo principal compreender e analisar a prática docente relacionada ao uso de filmes por professores de sociologia do ensino médio. As experiências com os elementos do cinema podem ser vivenciadas de diversos modos, os usos que os professores fazem desse mecanismo artístico e cultural podem revelar muitas questões para se pensar a importância do cinema na educação e as dificuldades para sua efetivação na escola. Quais são os lugares que o cinema ocupa na construção de uma prática docente que deseja obtê-lo como objeto de análise dentro da escola e, no caso desta pesquisa, dentro das aulas de sociologia? Partindo dessa questão e do objetivo central da pesquisa, a metodologia escolhida foi a entrevista compreensiva. Foram entrevistados três professores de sociologia do ensino médio, integrados à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atuantes na cidade de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense. As análises realizadas também procuraram abrir um diálogo entre as experiências obtidas durante a construção da prática docente e os conceitos de capital cultural e imaginação sociológica. Considerou-se que os professores atribuem importância à utilização de filmes e a cultura do cinema na escola, porém o cenário atual ainda se mostra muito desigual no que diz respeito à qualidade e disponibilidade de funções e estruturas que permitam a efetivação do cinema no contexto escolarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work has the main objective to understand and analyze the teaching practice related to the use of films by high school sociology teachers. Experiences with the elements of cinema can be experienced in different ways, the uses that teachers make of this artistic and cultural mechanism can reveal many questions to think about the importance of cinema in education and the difficulties for its effectiveness in school. What are the places that the cinema occupies in the construction of a teaching practice that wishes to obtain it as object of analysis within the school and, in the case of this research, within the classes of sociology? Starting from this question and the central objective of the research, the methodology chosen was the comprehensive interview. Three high school sociology professors were interviewed, integrated into the Education Department of the State of Rio de Janeiro and working in the city of Campos dos Goytacazes, in the North Fluminense region. The analyzes also sought to open a dialogue between the experiences obtained during the construction of the teaching practice and the concepts of cultural capital and sociological imagination. It was considered that the teachers attribute importance to the use of films and the culture of the cinema in the school, however the current scenario still shows very unequal with respect to the quality and availability of functions and structures that allow the realization of the cinema in the school context95 f.Carrano, PauloBrenner, Ana KarinaFernandes, Adriana Hoffmannhttp://lattes.cnpq.br/3060368128134544Domingues, Mariana Pereira2020-10-19T20:03:40Z2020-10-19T20:03:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDOMINGUES, Mariana Pereira. O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15316openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T12:11:08Zoai:app.uff.br:1/15316Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:16.274557Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
title O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
spellingShingle O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
Domingues, Mariana Pereira
Ensino de sociologia
Cinema
Prática docente
Sociology teaching
Movie theater
Teaching Practice
title_short O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
title_full O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
title_fullStr O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
title_full_unstemmed O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
title_sort O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente
author Domingues, Mariana Pereira
author_facet Domingues, Mariana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrano, Paulo
Brenner, Ana Karina
Fernandes, Adriana Hoffmann
http://lattes.cnpq.br/3060368128134544
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Mariana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Cinema
Prática docente
Sociology teaching
Movie theater
Teaching Practice
topic Ensino de sociologia
Cinema
Prática docente
Sociology teaching
Movie theater
Teaching Practice
description Este trabalho tem como objetivo principal compreender e analisar a prática docente relacionada ao uso de filmes por professores de sociologia do ensino médio. As experiências com os elementos do cinema podem ser vivenciadas de diversos modos, os usos que os professores fazem desse mecanismo artístico e cultural podem revelar muitas questões para se pensar a importância do cinema na educação e as dificuldades para sua efetivação na escola. Quais são os lugares que o cinema ocupa na construção de uma prática docente que deseja obtê-lo como objeto de análise dentro da escola e, no caso desta pesquisa, dentro das aulas de sociologia? Partindo dessa questão e do objetivo central da pesquisa, a metodologia escolhida foi a entrevista compreensiva. Foram entrevistados três professores de sociologia do ensino médio, integrados à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atuantes na cidade de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense. As análises realizadas também procuraram abrir um diálogo entre as experiências obtidas durante a construção da prática docente e os conceitos de capital cultural e imaginação sociológica. Considerou-se que os professores atribuem importância à utilização de filmes e a cultura do cinema na escola, porém o cenário atual ainda se mostra muito desigual no que diz respeito à qualidade e disponibilidade de funções e estruturas que permitam a efetivação do cinema no contexto escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-19T20:03:40Z
2020-10-19T20:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOMINGUES, Mariana Pereira. O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15316
identifier_str_mv DOMINGUES, Mariana Pereira. O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823718254510080