Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
Resumo: Este trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada.
id UFCG_5861234d21298002f3d1fd71fb0e8946
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4862
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.Thinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology.Ensino de sociologiaPrática docenteEnsino médioSociology teachingTeaching practiceHigh schoolEste trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada.This work entitled “Thinking with Sociology in High School: teaching practices in the teaching of Sociology”, had as general objective to understand how the teaching practices developed by the teachers of Sociology in High School occur. In this way, an exploratory research with a qualitative approach was carried out in the School of Monteiro-PB, using as an instrument of data collection the semistructured interview with ten (10) open questions (subjective) that were applied to two (2) teachers who teach the discipline of Sociology. The data were then analyzed and interpreted. The results analyzed showed that although Sociology is compulsory in the basic education curriculum, it faces several problems in order to fulfill its role as a discipline. Challenges to teaching practices related to sociology are presented, ranging from initial and continuing education to the pedagogical strategies used by the teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.2017-09-202019-07-12T18:52:27Z2019-07-122019-07-12T18:52:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T16:31:19Zoai:localhost:riufcg/4862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T16:31:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
Thinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology.
title Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
spellingShingle Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
Ensino de sociologia
Prática docente
Ensino médio
Sociology teaching
Teaching practice
High school
title_short Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
title_full Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
title_fullStr Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
title_full_unstemmed Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
title_sort Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
author OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
author_facet OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P.
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Prática docente
Ensino médio
Sociology teaching
Teaching practice
High school
topic Ensino de sociologia
Prática docente
Ensino médio
Sociology teaching
Teaching practice
High school
description Este trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
2019-07-12T18:52:27Z
2019-07-12
2019-07-12T18:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
identifier_str_mv OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380296167424