Mapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Peter da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Di Maio, Angelica Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22451
Resumo: Diante do atual contextoque revela intensa degradação ambiental e reconhecendo a importância da educação para a transformação do status quo, o presente trabalho teve por objetivo analisar e compreender a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em Itaboraí (RJ), por meio de mapas mentais. Além disso, foi desenvolvida a atividade de construção de representações geoespaciais dos problemas socioambientais do espaçode vivência do alunado, visando àprática de uma educação ambiental contextualizada. Apesar da importância de metodologias participativas como a supracitada, os resultados apontaram que a concepção mais abrangente e complexa de meio ambiente ainda foi muito limitada diante das visões tradicionaisverificadasnas argumentações e nos produtos cartográficos.
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Apesar da importância de metodologias participativas como a supracitada, os resultados apontaram que a concepção mais abrangente e complexa de meio ambiente ainda foi muito limitada diante das visões tradicionaisverificadasnas argumentações e nos produtos cartográficos.SimGiven the current context that reveals intense environmental degradation and recognizing the importance of education for the transformation of the status quo, the present study aimed to analyze and understand the environmental perception of high school students in Itaboraí (RJ), through mind maps. In addition, the activity of building geospatial representations of socio-environmental problems in the student's living space was developed, aiming at the practice of contextualized environmental education. Despite the importance of participatory methodologies such as the one mentioned above, the results showed that the most comprehensive and complex conception of the environment was still very limited in view of the traditional views verified in the arguments and cartographic product.Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEANiterói2021-07-01T17:41:43Z2021-07-01T17:41:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACCI, D. L. C.; SANTOS, V. M. N.; MARTINS, L. Aplicação do Mapeamento Socioambiental na Formação Inicial de Professores: uma Abordagem Metodológica Crítica e Participativa. Revista de Graduação USP – Grad+, v.2, n.1, p.05-12, mar. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ gradmais/article/view/124420/126024>. Acesso em: 21 abr. 2019. BACCI, D. L. C.; SANTOS, V. M. N. Mapeamento socioambiental como contribuição metodológica à formação de professores e aprendizagem social. 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Condições ambientais e riscos à saúde do contexto de construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro: um estudo de percepção dos atores sociais locais. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. OBRAC – Olimpíada Brasileira de Cartografia. Guia para realização da Etapa II – Fase 3, 2017. Disponível em: <http://www.olimpiadadecartografia.uff.br/ images/imagens/Guia__Google_My__Maps__e__GPS.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2018. SATO, M. Debatendo os desafios da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v.1, p. R-14-R-33, 2001. SEEMANN, J. Mapas e Percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. OLAM: Ciência e Tecnologia, Rio Claro, n. 1, v. 3, p. 200 – 223, 2003. SOUSA, L. F. Espaços dialógicos dos barqueiros na Amazônia: uma relação humanista com o rio. 2012. 272f. 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