Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Karoline Pinheiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32314
Resumo: Este trabalho monográfico traz, a partir de meu percurso formativo, reflexões a respeito de como as práticas docentes têm acolhido ou não as narrativas das crianças. Diante a uma sociedade imediatista, nota-se a desvalorização do olhar atento, sensível e acolhedor frente às singularidades que compõem os espaços educativos. O objetivo deste trabalho, então, é provocar reflexões sobre as possibilidades e potencialidades do olhar e da escuta sensíveis das narrativas das crianças como práticas de um saber pedagógico. Para realizar essa tessitura me fundamentei teoricamente em autores como BENJAMIN (1994), FREIRE (1996) e VASCONCELLOS (2008) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), bem como a retomada aos registros realizados a partir de minhas experiências em duas instituições de Educação Infantil as quais estagiei. O percurso vivido durante a tessitura desta monografia foi imprescindível para minha formação. Este me possibilitou aprofundar teoricamente o que antes era apenas desejo em fazer diferente, em valorizar as vozes das crianças, reconhecendo e estimulando a formação crítica, reflexiva e curiosa através de uma prática dialógica e de afetos.
id UFF-2_343e8115136bec317a56eb2101f7714b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32314
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativoEducação infantilCriançasInfânciasNarrativasFormaçãoEducação infantilFormação docenteEarly childhood educationChildrenChildhoodsNarrativesTrainingEste trabalho monográfico traz, a partir de meu percurso formativo, reflexões a respeito de como as práticas docentes têm acolhido ou não as narrativas das crianças. Diante a uma sociedade imediatista, nota-se a desvalorização do olhar atento, sensível e acolhedor frente às singularidades que compõem os espaços educativos. O objetivo deste trabalho, então, é provocar reflexões sobre as possibilidades e potencialidades do olhar e da escuta sensíveis das narrativas das crianças como práticas de um saber pedagógico. Para realizar essa tessitura me fundamentei teoricamente em autores como BENJAMIN (1994), FREIRE (1996) e VASCONCELLOS (2008) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), bem como a retomada aos registros realizados a partir de minhas experiências em duas instituições de Educação Infantil as quais estagiei. O percurso vivido durante a tessitura desta monografia foi imprescindível para minha formação. Este me possibilitou aprofundar teoricamente o que antes era apenas desejo em fazer diferente, em valorizar as vozes das crianças, reconhecendo e estimulando a formação crítica, reflexiva e curiosa através de uma prática dialógica e de afetos.This monographic work brings, from my formative journey, reflections on how teaching practices have accepted or not the children's narratives. Faced with an immediatist society, there is a devaluation of the attentive, sensitive, and welcoming look in the face of the singularities that make up the educational spaces. The objective of this work, then, is to provoke reflections on the possibilities and potentialities of a sensitive look and listening to children's narratives as practices of pedagogical knowledge. To accomplish this weaving I based myself theoretically on authors such as BENJAMIN (1994), FREIRE (1996) and VASCONCELLOS (2008) and documents such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009), as well as a resumption of the records made from my experiences in two institutions of Early Childhood Education in which I interned. The journey lived during the writing of this monograph was essential for my formation. This allowed me to theoretically deepen what was previously just a desire to do things differently, to value the voices of children, recognizing and stimulating critical, reflective, and curious training through dialogical practice and affections.64 p.Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deMaia, Marta Nidia Varella GomesRibeiro, Karoline Pinheiro2024-02-20T15:15:04Z2024-02-20T15:15:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Karoline Pinheiro. Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo. 2023, 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32314CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-20T15:15:08Zoai:app.uff.br:1/32314Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:21.195799Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
title Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
spellingShingle Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
Ribeiro, Karoline Pinheiro
Educação infantil
Crianças
Infâncias
Narrativas
Formação
Educação infantil
Formação docente
Early childhood education
Children
Childhoods
Narratives
Training
title_short Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
title_full Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
title_fullStr Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
title_full_unstemmed Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
title_sort Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo
author Ribeiro, Karoline Pinheiro
author_facet Ribeiro, Karoline Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
Maia, Marta Nidia Varella Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Karoline Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Crianças
Infâncias
Narrativas
Formação
Educação infantil
Formação docente
Early childhood education
Children
Childhoods
Narratives
Training
topic Educação infantil
Crianças
Infâncias
Narrativas
Formação
Educação infantil
Formação docente
Early childhood education
Children
Childhoods
Narratives
Training
description Este trabalho monográfico traz, a partir de meu percurso formativo, reflexões a respeito de como as práticas docentes têm acolhido ou não as narrativas das crianças. Diante a uma sociedade imediatista, nota-se a desvalorização do olhar atento, sensível e acolhedor frente às singularidades que compõem os espaços educativos. O objetivo deste trabalho, então, é provocar reflexões sobre as possibilidades e potencialidades do olhar e da escuta sensíveis das narrativas das crianças como práticas de um saber pedagógico. Para realizar essa tessitura me fundamentei teoricamente em autores como BENJAMIN (1994), FREIRE (1996) e VASCONCELLOS (2008) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), bem como a retomada aos registros realizados a partir de minhas experiências em duas instituições de Educação Infantil as quais estagiei. O percurso vivido durante a tessitura desta monografia foi imprescindível para minha formação. Este me possibilitou aprofundar teoricamente o que antes era apenas desejo em fazer diferente, em valorizar as vozes das crianças, reconhecendo e estimulando a formação crítica, reflexiva e curiosa através de uma prática dialógica e de afetos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-20T15:15:04Z
2024-02-20T15:15:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Karoline Pinheiro. Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo. 2023, 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32314
identifier_str_mv RIBEIRO, Karoline Pinheiro. Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo. 2023, 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642881818624