Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Clarissa dos Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola.
id UFF-2_34b4cb6f29e6d4d74b935be25ce3088b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24235
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de JaneiroBiblioteca escolarEnsinoBibliotecárioProfessorBiblioteca escolarProfessorEnsino públicoBibliotecárioSchool libraryTeachingLibrarianTeacherO presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola.The present work focuses on analyzing the relationship between the library and the school. Introduces a bibliographic and a field research, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Analyzes the beginning of the reading learning process. Shows the obstacles teenagers face when reading. Expands on the laws around school libraries and the IFLA manifest. Speaks about the inclusion of special needs users and how to captivate them. Explains the difference between school libraries, children’s libraries, and reading rooms. Points out the librarian’s role at the school library. Exposes the teacher’s role in the school library environment. Puts the librarian’s work in the context of the teacher’s role in educating the youth in the public educational system. Evaluates the public schools’ teachers at Campo Grande, about the libraries of his school. Concludes that there is little preparation of teachers and pedagogues beyond librarianship and your relationship with teaching in a school.Universidade Federal FluminenseNiteróiFurtado, Joaci PereiraAlves, Bruno HenriqueGomes, Sandra Lucia RebelMartins, Clarissa dos Ramos2022-01-19T22:47:33Z2022-01-19T22:47:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMartins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T22:47:36Zoai:app.uff.br:1/24235Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:38.095652Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
title Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
spellingShingle Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
Martins, Clarissa dos Ramos
Biblioteca escolar
Ensino
Bibliotecário
Professor
Biblioteca escolar
Professor
Ensino público
Bibliotecário
School library
Teaching
Librarian
Teacher
title_short Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
title_full Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
title_fullStr Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
title_sort Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
author Martins, Clarissa dos Ramos
author_facet Martins, Clarissa dos Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Joaci Pereira
Alves, Bruno Henrique
Gomes, Sandra Lucia Rebel
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Clarissa dos Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Ensino
Bibliotecário
Professor
Biblioteca escolar
Professor
Ensino público
Bibliotecário
School library
Teaching
Librarian
Teacher
topic Biblioteca escolar
Ensino
Bibliotecário
Professor
Biblioteca escolar
Professor
Ensino público
Bibliotecário
School library
Teaching
Librarian
Teacher
description O presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-01-19T22:47:33Z
2022-01-19T22:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Martins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Martins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657676177408