Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola. |
id |
UFF-2_34b4cb6f29e6d4d74b935be25ce3088b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24235 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de JaneiroBiblioteca escolarEnsinoBibliotecárioProfessorBiblioteca escolarProfessorEnsino públicoBibliotecárioSchool libraryTeachingLibrarianTeacherO presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola.The present work focuses on analyzing the relationship between the library and the school. Introduces a bibliographic and a field research, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Analyzes the beginning of the reading learning process. Shows the obstacles teenagers face when reading. Expands on the laws around school libraries and the IFLA manifest. Speaks about the inclusion of special needs users and how to captivate them. Explains the difference between school libraries, children’s libraries, and reading rooms. Points out the librarian’s role at the school library. Exposes the teacher’s role in the school library environment. Puts the librarian’s work in the context of the teacher’s role in educating the youth in the public educational system. Evaluates the public schools’ teachers at Campo Grande, about the libraries of his school. Concludes that there is little preparation of teachers and pedagogues beyond librarianship and your relationship with teaching in a school.Universidade Federal FluminenseNiteróiFurtado, Joaci PereiraAlves, Bruno HenriqueGomes, Sandra Lucia RebelMartins, Clarissa dos Ramos2022-01-19T22:47:33Z2022-01-19T22:47:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMartins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T22:47:36Zoai:app.uff.br:1/24235Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:38.095652Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
title |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro Martins, Clarissa dos Ramos Biblioteca escolar Ensino Bibliotecário Professor Biblioteca escolar Professor Ensino público Bibliotecário School library Teaching Librarian Teacher |
title_short |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
title_full |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
title_sort |
Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro |
author |
Martins, Clarissa dos Ramos |
author_facet |
Martins, Clarissa dos Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Joaci Pereira Alves, Bruno Henrique Gomes, Sandra Lucia Rebel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Clarissa dos Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Ensino Bibliotecário Professor Biblioteca escolar Professor Ensino público Bibliotecário School library Teaching Librarian Teacher |
topic |
Biblioteca escolar Ensino Bibliotecário Professor Biblioteca escolar Professor Ensino público Bibliotecário School library Teaching Librarian Teacher |
description |
O presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-01-19T22:47:33Z 2022-01-19T22:47:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Martins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Martins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823657676177408 |