Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Edite Sant'Anna da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15927
Resumo: A presente dissertação é fruto da investigação realizada através do diálogo entre educação, favela e a pedagogia social, cujo objetivo geral foi analisar as potencialidades e subjetividades de crianças e adolescentes que convivem com a violência no espaço-tempo de suas vidas, e de como representam e significam o seu cotidiano. Vali-me dos diálogos mediadores, ferramenta criada para esta pesquisa e utilizada como recurso que deflagrou a narrativa. Inspirada na pesquisa-ação, numa abordagem narrativa e nos aportes teóricos da pesquisa social, em interlocução com os textos e os contextos dos sujeitos da pesquisa - dez crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos, moradoras da favela do Condomínio II, em Araruama, RJ, e alunas da escola local. O marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire e Xésus Jares, que deram maior confluência ao tema pesquisado. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença do coletivo representadas nas falas e produções infanto-juvenis, explicitando os atravessamentos histórico-culturais que constituem os processos de subjetividades, reflexividade e autoconhecimento, dentre outros
id UFF-2_34ced3bd58d3399ad3586398b7da714f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15927
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)EducaçãoPedagogia socialFavelaViolênciasSubjetividadesEducationSocial pedagogyShanty townViolenceSubjectivitiesA presente dissertação é fruto da investigação realizada através do diálogo entre educação, favela e a pedagogia social, cujo objetivo geral foi analisar as potencialidades e subjetividades de crianças e adolescentes que convivem com a violência no espaço-tempo de suas vidas, e de como representam e significam o seu cotidiano. Vali-me dos diálogos mediadores, ferramenta criada para esta pesquisa e utilizada como recurso que deflagrou a narrativa. Inspirada na pesquisa-ação, numa abordagem narrativa e nos aportes teóricos da pesquisa social, em interlocução com os textos e os contextos dos sujeitos da pesquisa - dez crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos, moradoras da favela do Condomínio II, em Araruama, RJ, e alunas da escola local. O marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire e Xésus Jares, que deram maior confluência ao tema pesquisado. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença do coletivo representadas nas falas e produções infanto-juvenis, explicitando os atravessamentos histórico-culturais que constituem os processos de subjetividades, reflexividade e autoconhecimento, dentre outrosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation is the result of the investigation carried out through the dialogue between education, favela and social pedagogy, whose general objective was to analyze the potential and subjectivities of children and adolescents who live with violence in the space-time of their lives, and how they represent and mean your daily life. I used the mediating dialogues, a tool created for this research and used as a resource that triggered the narrative. Inspired by action research, a narrative approach and the theoretical contributions of Social Research, in dialogue with the texts and contexts of the research subjects - ten children and adolescents, between 8 and 12 years old, living in the favela of Condomínio II, in Araruama, RJ, and students from the local school. The theoretical framework of the research was anchored in Paulo Freire and Xésus Jares, who gave greater confluence to the researched theme. The research findings pointed to the strength of the context and the presence of the collective represented in the speeches and productions of children and adolescents, explaining the historical-cultural crossings that constitute the processes of subjectivities, reflexivity, and self-knowledge, among others180 fAraújo, Margareth Martins deHenriques, Eda Maria de OliveiraMarendino, RosaneFlorentino, AdilsonFerreira, Arthur ViannaSILVA, Edite Sant'Anna da2020-11-13T13:24:01Z2020-11-13T13:24:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Edite Sant'Anna da . Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s). 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15927openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T21:27:19Zoai:app.uff.br:1/15927Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T21:27:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
title Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
spellingShingle Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
SILVA, Edite Sant'Anna da
Educação
Pedagogia social
Favela
Violências
Subjetividades
Education
Social pedagogy
Shanty town
Violence
Subjectivities
title_short Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
title_full Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
title_fullStr Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
title_full_unstemmed Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
title_sort Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)
author SILVA, Edite Sant'Anna da
author_facet SILVA, Edite Sant'Anna da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Margareth Martins de
Henriques, Eda Maria de Oliveira
Marendino, Rosane
Florentino, Adilson
Ferreira, Arthur Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Edite Sant'Anna da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia social
Favela
Violências
Subjetividades
Education
Social pedagogy
Shanty town
Violence
Subjectivities
topic Educação
Pedagogia social
Favela
Violências
Subjetividades
Education
Social pedagogy
Shanty town
Violence
Subjectivities
description A presente dissertação é fruto da investigação realizada através do diálogo entre educação, favela e a pedagogia social, cujo objetivo geral foi analisar as potencialidades e subjetividades de crianças e adolescentes que convivem com a violência no espaço-tempo de suas vidas, e de como representam e significam o seu cotidiano. Vali-me dos diálogos mediadores, ferramenta criada para esta pesquisa e utilizada como recurso que deflagrou a narrativa. Inspirada na pesquisa-ação, numa abordagem narrativa e nos aportes teóricos da pesquisa social, em interlocução com os textos e os contextos dos sujeitos da pesquisa - dez crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos, moradoras da favela do Condomínio II, em Araruama, RJ, e alunas da escola local. O marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire e Xésus Jares, que deram maior confluência ao tema pesquisado. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença do coletivo representadas nas falas e produções infanto-juvenis, explicitando os atravessamentos histórico-culturais que constituem os processos de subjetividades, reflexividade e autoconhecimento, dentre outros
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13T13:24:01Z
2020-11-13T13:24:01Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Edite Sant'Anna da . Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s). 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15927
identifier_str_mv SILVA, Edite Sant'Anna da . Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s). 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053569646526464