Escolas do amanhã': entre a inovação e o retrocesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Juliana Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9870
Resumo: Em meio a diversidade cultural, econômica e social onde estão inseridas as escolas de ensino fundamental do município do Rio de Janeiro, surge o projeto vanguardista ‘Escolas do Amanhã’. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação- SEDUC, a proposta destina-se à implementação de escolas diferenciadas em áreas de comunidades carentes, oferecendo uma educação especializada para as necessidades e especificidades dos alunos advindos destes locais. A despeito da proposta inicial do projeto, a rede municipal de ensino tem utilizado majoritariamente a mesma corrente de aprendizagem aplicada às demais escolas - a Tradicional. Com base nesta premissa, este projeto objetivou analisar os resultados obtidos pela supracitada corrente na promoção de melhorias no processo de aprendizagem dos alunos das Escolas do Amanhã, trazendo um debate entre as teorias da Escola Reprodutora de Pierre Bourdieu e da Escola da Resistência de Henry Giroux. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 6 sujeitos, dentre eles, professores (as) e funcionários (as), além da análise do livro de ocorrências da escola e demais documentos curriculares que regulamentam o projeto Escolas do Amanhã. Através da articulação e análise dos dados coletados, observamos que apesar da proposta inovadora da construção de uma educação que valorize as diferenças, de acordo com os (as) entrevistados (as), as Escolas do Amanhã não promovem de forma satisfatória este marco no ensino. Neste cenário, entendemos a necessidade de repensar os conteúdos e práticas pedagógicas aplicadas ao projeto, no intuito de atender eficazmente os objetivos aos quais o mesmo se propõe
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