Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lívia Brochini de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929
Resumo: A dissertação Ensinar-aprender Geografia com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/RJ objetiva ouvir e analisar o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem. Especificamente, a pesquisa se interessa em compreender o que a atividade de assistir ao filme Lion provoca nos estudantes do 8° ano da Escola Alcide De Gasperi, considerando a realidade da Índia e suas próprias realidades; analisar o que a atividade possibilita a eles em termos de conhecimentos e sentimentos e o que eles fazem com o que veem, que sentidos manifestam em suas produções. As temáticas que surgiram neste estudo com os estudantes da escola pública têm origem nas observações e no desenvolvimento das possibilidades de trabalho com o filme “Lion: uma jornada para casa”. Os referenciais escolhidos são aqueles que tratam os estudantes como produtores de saberes e dialogam com o conhecimento com a perspectiva da educação geográfica, ou seja, a aproximação dos conteúdos curriculares do ensino de geografia com as realidades dos estudantes
id UFF-2_36a0585f85eb345f765501f102cddb5c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15929
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemãoEnsino de geografiaEscolaFilmeEducação geográficaExperiênciasGeography teachingSchoolFilmGeographical educationExperiencesA dissertação Ensinar-aprender Geografia com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/RJ objetiva ouvir e analisar o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem. Especificamente, a pesquisa se interessa em compreender o que a atividade de assistir ao filme Lion provoca nos estudantes do 8° ano da Escola Alcide De Gasperi, considerando a realidade da Índia e suas próprias realidades; analisar o que a atividade possibilita a eles em termos de conhecimentos e sentimentos e o que eles fazem com o que veem, que sentidos manifestam em suas produções. As temáticas que surgiram neste estudo com os estudantes da escola pública têm origem nas observações e no desenvolvimento das possibilidades de trabalho com o filme “Lion: uma jornada para casa”. Os referenciais escolhidos são aqueles que tratam os estudantes como produtores de saberes e dialogam com o conhecimento com a perspectiva da educação geográfica, ou seja, a aproximação dos conteúdos curriculares do ensino de geografia com as realidades dos estudantesThe dissertation Teaching-learning Geography with the film Lion: a study in Complexo do Alemão / RJ aims to listen and analyze what students have to say about the use of films as a pedagogical material in Geography classes, problematizing it with their experiences and (re)reading the movie in the place where they live. Specifically, the research seeks to understand what feelings the activity of watching the movie "Lion" causes in the 8th year (13-14 years old) students of Alcide De Gasperi School, considering the reality of India and their own realities; to analyze what knowledges and feelings the activity can raise, and, what the students do with what they see and how it manifest in their video productions. The thematic that have emerged in this study with public school students derive from the observations and the development of the possibilities of working with the movie "Lion: a journey home”. The chosen references are those that treat the students as knowledge producers and dialogue the learning with the perspective of geographic education, in other words, the approximation of the curricular contents of the geography teaching with the realities of the students102 fGoulart, Cecília M. A.Farias, Mônica Vasconcellos de OliveiraCoelho, Victoria Wilson da CostaAmorim, Cassiano CaonLima, Lívia Brochini de2020-11-13T13:24:32Z2020-11-13T13:24:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Lívia Brochini de Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T21:07:52Zoai:app.uff.br:1/15929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T21:07:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
title Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
spellingShingle Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
Lima, Lívia Brochini de
Ensino de geografia
Escola
Filme
Educação geográfica
Experiências
Geography teaching
School
Film
Geographical education
Experiences
title_short Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
title_full Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
title_fullStr Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
title_full_unstemmed Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
title_sort Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
author Lima, Lívia Brochini de
author_facet Lima, Lívia Brochini de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulart, Cecília M. A.
Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira
Coelho, Victoria Wilson da Costa
Amorim, Cassiano Caon
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lívia Brochini de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Escola
Filme
Educação geográfica
Experiências
Geography teaching
School
Film
Geographical education
Experiences
topic Ensino de geografia
Escola
Filme
Educação geográfica
Experiências
Geography teaching
School
Film
Geographical education
Experiences
description A dissertação Ensinar-aprender Geografia com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/RJ objetiva ouvir e analisar o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem. Especificamente, a pesquisa se interessa em compreender o que a atividade de assistir ao filme Lion provoca nos estudantes do 8° ano da Escola Alcide De Gasperi, considerando a realidade da Índia e suas próprias realidades; analisar o que a atividade possibilita a eles em termos de conhecimentos e sentimentos e o que eles fazem com o que veem, que sentidos manifestam em suas produções. As temáticas que surgiram neste estudo com os estudantes da escola pública têm origem nas observações e no desenvolvimento das possibilidades de trabalho com o filme “Lion: uma jornada para casa”. Os referenciais escolhidos são aqueles que tratam os estudantes como produtores de saberes e dialogam com o conhecimento com a perspectiva da educação geográfica, ou seja, a aproximação dos conteúdos curriculares do ensino de geografia com as realidades dos estudantes
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-13T13:24:32Z
2020-11-13T13:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lívia Brochini de Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929
identifier_str_mv LIMA, Lívia Brochini de Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135278780940288