Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929 |
Resumo: | A dissertação Ensinar-aprender Geografia com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/RJ objetiva ouvir e analisar o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem. Especificamente, a pesquisa se interessa em compreender o que a atividade de assistir ao filme Lion provoca nos estudantes do 8° ano da Escola Alcide De Gasperi, considerando a realidade da Índia e suas próprias realidades; analisar o que a atividade possibilita a eles em termos de conhecimentos e sentimentos e o que eles fazem com o que veem, que sentidos manifestam em suas produções. As temáticas que surgiram neste estudo com os estudantes da escola pública têm origem nas observações e no desenvolvimento das possibilidades de trabalho com o filme “Lion: uma jornada para casa”. Os referenciais escolhidos são aqueles que tratam os estudantes como produtores de saberes e dialogam com o conhecimento com a perspectiva da educação geográfica, ou seja, a aproximação dos conteúdos curriculares do ensino de geografia com as realidades dos estudantes |
id |
UFF-2_36a0585f85eb345f765501f102cddb5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15929 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemãoEnsino de geografiaEscolaFilmeEducação geográficaExperiênciasGeography teachingSchoolFilmGeographical educationExperiencesA dissertação Ensinar-aprender Geografia com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/RJ objetiva ouvir e analisar o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem. Especificamente, a pesquisa se interessa em compreender o que a atividade de assistir ao filme Lion provoca nos estudantes do 8° ano da Escola Alcide De Gasperi, considerando a realidade da Índia e suas próprias realidades; analisar o que a atividade possibilita a eles em termos de conhecimentos e sentimentos e o que eles fazem com o que veem, que sentidos manifestam em suas produções. As temáticas que surgiram neste estudo com os estudantes da escola pública têm origem nas observações e no desenvolvimento das possibilidades de trabalho com o filme “Lion: uma jornada para casa”. Os referenciais escolhidos são aqueles que tratam os estudantes como produtores de saberes e dialogam com o conhecimento com a perspectiva da educação geográfica, ou seja, a aproximação dos conteúdos curriculares do ensino de geografia com as realidades dos estudantesThe dissertation Teaching-learning Geography with the film Lion: a study in Complexo do Alemão / RJ aims to listen and analyze what students have to say about the use of films as a pedagogical material in Geography classes, problematizing it with their experiences and (re)reading the movie in the place where they live. Specifically, the research seeks to understand what feelings the activity of watching the movie "Lion" causes in the 8th year (13-14 years old) students of Alcide De Gasperi School, considering the reality of India and their own realities; to analyze what knowledges and feelings the activity can raise, and, what the students do with what they see and how it manifest in their video productions. The thematic that have emerged in this study with public school students derive from the observations and the development of the possibilities of working with the movie "Lion: a journey home”. The chosen references are those that treat the students as knowledge producers and dialogue the learning with the perspective of geographic education, in other words, the approximation of the curricular contents of the geography teaching with the realities of the students102 fGoulart, Cecília M. A.Farias, Mônica Vasconcellos de OliveiraCoelho, Victoria Wilson da CostaAmorim, Cassiano CaonLima, Lívia Brochini de2020-11-13T13:24:32Z2020-11-13T13:24:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Lívia Brochini de Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T21:07:52Zoai:app.uff.br:1/15929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:39.372457Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
title |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
spellingShingle |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão Lima, Lívia Brochini de Ensino de geografia Escola Filme Educação geográfica Experiências Geography teaching School Film Geographical education Experiences |
title_short |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
title_full |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
title_fullStr |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
title_full_unstemmed |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
title_sort |
Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão |
author |
Lima, Lívia Brochini de |
author_facet |
Lima, Lívia Brochini de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goulart, Cecília M. A. Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira Coelho, Victoria Wilson da Costa Amorim, Cassiano Caon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lívia Brochini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Escola Filme Educação geográfica Experiências Geography teaching School Film Geographical education Experiences |
topic |
Ensino de geografia Escola Filme Educação geográfica Experiências Geography teaching School Film Geographical education Experiences |
description |
A dissertação Ensinar-aprender Geografia com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/RJ objetiva ouvir e analisar o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem. Especificamente, a pesquisa se interessa em compreender o que a atividade de assistir ao filme Lion provoca nos estudantes do 8° ano da Escola Alcide De Gasperi, considerando a realidade da Índia e suas próprias realidades; analisar o que a atividade possibilita a eles em termos de conhecimentos e sentimentos e o que eles fazem com o que veem, que sentidos manifestam em suas produções. As temáticas que surgiram neste estudo com os estudantes da escola pública têm origem nas observações e no desenvolvimento das possibilidades de trabalho com o filme “Lion: uma jornada para casa”. Os referenciais escolhidos são aqueles que tratam os estudantes como produtores de saberes e dialogam com o conhecimento com a perspectiva da educação geográfica, ou seja, a aproximação dos conteúdos curriculares do ensino de geografia com as realidades dos estudantes |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-13T13:24:32Z 2020-11-13T13:24:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Lívia Brochini de Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929 |
identifier_str_mv |
LIMA, Lívia Brochini de Ensinar-aprender geografia com o filme lion: um estudo no complexo do alemão 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823585877032960 |