Cartografia de processos formativos docentes para a educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Lucia Alvarenga dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12613
Resumo: Este trabalho é uma cartografia de processos formativos docentes nas situações de inclusão junto aos estudantes com deficiência no ensino regular em uma escola pública municipal, mapeando os movimentos vividos no ambiente escolar, revelando a importância dos encontros ocorridos e que estão por vir como potência para a formação. Entendendo que a formação docente habita em um campo de relações de forças num caminho aberto aos encontros e às experiências, afetando e sendo afetado, misturando pesquisador e pesquisa. O estudo partiu da importância das travessias de formação do professor, enfatizando sua atuação/formação através de cursos, formação em serviço, contribuições pedagógicas, o papel da escola aberta às diferenças e a abertura para a construção de um devir-aprendiz nesse contexto. São tecidas considerações sobre a medicalização da aprendizagem e o processo de subjetivação daí advindo, que desresponsabiliza o docente frente à aprendizagem do estudante. Há o levantamento de questionamentos sobre a inclusão como imperativo do instituído que, ao incluir, exclui, e o instituinte como linha de fuga para a possibilidade de reinvenção da sala de aula e de novas formas de aprender. Os dados foram configurados através das observações participantes, dispositivos grupais e narrativas dos professores. No caminho houve o encontro com os bolsistas do PIBID/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que atuam como mediadores escolares. As análises se fizeram no entrecruzamento dos aportes teóricos advindos, principalmente, dos trabalhos de Deleuze e Guattari, (1981, 1990,1995, 1996), Passos, Kastrup e Escóssia, (2015) Mantoan (2006) e Skliar (2006), Mazzota (2005), Dias (2009, 2010) Gallo (2002, 2003, 2010, 2013), Rancière (2015), Veiga-Neto e Lopes (2011) Collares e Moysés (1994, 2010), Freire (1987, 1991, 2001), dentre outras leituras. Centrar as causas do fracasso escolar, seja na criança, na família, ou no professor constitui um empecilho no avanço das discussões, da busca de propostas possíveis e transformações da instituição escolar e do fazer pedagógico. A todo instante o professor necessita criar-se e reinventar-se na intenção de transformar os fazeres cristalizados no campo educacional
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O estudo partiu da importância das travessias de formação do professor, enfatizando sua atuação/formação através de cursos, formação em serviço, contribuições pedagógicas, o papel da escola aberta às diferenças e a abertura para a construção de um devir-aprendiz nesse contexto. São tecidas considerações sobre a medicalização da aprendizagem e o processo de subjetivação daí advindo, que desresponsabiliza o docente frente à aprendizagem do estudante. Há o levantamento de questionamentos sobre a inclusão como imperativo do instituído que, ao incluir, exclui, e o instituinte como linha de fuga para a possibilidade de reinvenção da sala de aula e de novas formas de aprender. Os dados foram configurados através das observações participantes, dispositivos grupais e narrativas dos professores. No caminho houve o encontro com os bolsistas do PIBID/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que atuam como mediadores escolares. As análises se fizeram no entrecruzamento dos aportes teóricos advindos, principalmente, dos trabalhos de Deleuze e Guattari, (1981, 1990,1995, 1996), Passos, Kastrup e Escóssia, (2015) Mantoan (2006) e Skliar (2006), Mazzota (2005), Dias (2009, 2010) Gallo (2002, 2003, 2010, 2013), Rancière (2015), Veiga-Neto e Lopes (2011) Collares e Moysés (1994, 2010), Freire (1987, 1991, 2001), dentre outras leituras. Centrar as causas do fracasso escolar, seja na criança, na família, ou no professor constitui um empecilho no avanço das discussões, da busca de propostas possíveis e transformações da instituição escolar e do fazer pedagógico. A todo instante o professor necessita criar-se e reinventar-se na intenção de transformar os fazeres cristalizados no campo educacionalThis paper aims to map the educational procedures of teachers in the situations regarding inclusion of students with disabilities in regular education in a municipal public school, mapping the movements placed in the school environment revealing the importance of the meetings that have taken place and that are coming as a power for the formation. Understanding that teacher training takes place in a field of relations of forces in a way open to encounters and experiences affecting and being affected, mixing researcher and research. The study comes from the importance of the journey of teacher training, emphasizing its performance/training through courses, in- service training pedagogical contributions, the role of the school open to differences and the openness to the construction of an apprentice becoming in this context. Considerations are made about the medicalization of learning and the process of subjectivation that ensues, which de-responsibilize the teacher in the matter of the learning of his student. There is a questioning about inclusion as an imperative of the instituted that, when including, excludes, and the instituting as a line of scape for the possibility of reinvention of the classroom and the new ways of learning. The data were configured through participant observations, group devices and teacher's narratives. On the way, there was a meeting with the scholarships students of PIBID/ CAPES (Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program) who act as school mediators. The analysis were made in the intersection of the theoretical contributions coming mainly from the work of Deleuze e Guattari , (1981, 1990, 1995, 1996) Passos Kastrup e Escóssia, (2015) Mantoan (2006) e Skliar(2006), Mazzota ( 2005 ), Dias ( 2009, 2010 ) Gallo ( 2002, 2003, 2010, 2013), Rancière (2015), Veiga - Neto e Lopes ( 2011) Collares e Moysés ( 1994, 2010), Freire ( 1987, 1991, 2001), and other readings. Focusing on the causes of school failure, whether in the child, in the family, or in the teacher, is an obstacle to the advancement of the discussions, the search for possible proposals and changes in the school institution and the pedagogical practice. At all times the teacher needs to create and reinvent himself in the intention of transforming the crystallized actions in the educational fieldRodrigues, Maria Goretti AndradeCosta, Ana Lúcia LimaVasconcellos, JorgeSouza, Ana Lucia Alvarenga dos Santos2020-01-09T14:21:04Z2020-01-09T14:21:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12613http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-12T20:32:47Zoai:app.uff.br:1/12613Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-12T20:32:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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